28 agosto 2018

E-Toupeira: Benfica não sofrerá sanções desportivas. SAD pode ser destituída mas nunca extinta; Sousa Cintra quer 'despachar' Viviano; O avançado que o FC Porto estará a negociar; Benfica oferece prémio de 4M€ aos jogadores em caso de qualificação para a champions

Luís Filipe Vieira tem 4 milhões de euros colocados de lado para oferecer ao plantel, como prémio, caso a equipa garanta amanhã, frente ao PAOK, a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, escreve o Record. Este incentivo, que não está contemplado nos contratos dos jogadores, é superior ao prémio que a SAD encarnada iria oferecer ao grupo, caso o Benfica tivesse conquistado a Liga Europa diante do Chelsea, em 2012/13 (3 milhões).
Depois de já terem garantido 7,9 milhões de euros pelo facto de terem atingido o playoff – 5 milhões em caso de eliminação mais 2,9 pela entrada na fase de grupos da Liga Europa –, as águias sabem que o sucesso em Salónica permitirá encaixar, no total, 42,9 milhões de euros, fruto da nova distribuição de prémios por parte da UEFA esta época. Garantido este desafogo financeiro, Vieira e seus pares esperam premiar o plantel pelo feito, desembolsando os tais 4 milhões (valor bruto). Cada futebolista receberá, por isso, uma quantia a rondar os 70 mil euros limpos apenas pelo facto de ter ajudado a colocar o clube da Luz entre as 32 melhores equipas da Europa – um dos objetivos primordiais da nova temporada. Quanto à equipa técnica, cada elemento tem contemplado no respetivo contrato que também encaixará um bónus no caso de os encarnados se qualificarem para a liga milionária. 

A SAD do Benfica foi constituída como arguida no processo 'e-toupeira', de acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR). Os 'encarnados' discordam e falam num processo "ilegal e inconstitucional", pelo que vão avançar para a sua impugnação.
Apesar da condição de arguida no 'e-toupeira', o Benfica não deverá sofrer qualquer tipo de sanção desportiva, de acordo com o jornal Record. Isto porque, avança o mesmo jornal, os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portugal apenas se debruçam sobre atos de corrupção envolvendo agentes desportivos, o que não configura o caso em questão.
"O dirigente do clube que, por si ou por interposta pessoa, com o seu consentimento ou ratificação, der ou promover a clube ou a agente desportivo, ou a terceiro com conhecimento daquele, vantagem patrimonial ou não patrimonial, que não lhe seja devida, com o fim indicado no número anterior é sancionado nos termos aí previstos", pode ler-se no artigo 117º do Regulamento de Disciplina da FPF.
Uma das dúvidas que se levanta é se a condição de arguida da SAD 'encarnada' no processo poderia levar a sua extinção. Apesar de estar contemplada na lei, a dissolução de uma sociedade só avança se for provado que esta foi constituída exclusivamente para a prática daquele tipo de crimes. Ora, como se sabe, A SAD do clube da Luz visa a prática desportiva, pelo que é impossível a sua extinção.
Mas a hipótese destituição ganha forma, embora seja pouco provável. Os sócios terão sempre a última palavra.
"O regime jurídico das SAD remete para o código das sociedades comerciais, pelo que, em AG, os acionistas podem deliberar no sentido da destituição", explicou Artur Ramalho, especialista em Direito, em declarações ao jornal Record.

Emiliano Viviano foi contratado ainda durante o mandato de Bruno de Carvalho, mas a sua passagem por Alvalade poderá ser... tremendamente fugaz. De acordo com informações recolhidas pelo Record, o experiente guarda-redes italiano, de 32 anos, não convenceu minimamente José Peseiro ao longo das últimas semanas e o presidente da SAD, Sousa Cintra, está a tentar de tudo para encontrar uma solução para este dossiê até ao fecho do mercado de transferências, ou seja, até ao final da corrente semana.
A juntar ao notório (e até assumido pelo próprio) excesso de peso que o guardião trouxe das férias, a alegada falta de atitude competitiva demonstrada pelo jogador não terá agradado à estrutura de futebol dos leões, razão pela qual Renan Ribeiro terá sido contratado ao Estoril.
Apesar do descontentamento dos principais responsáveis pela formação leonina (recorde-se que Viviano lesionou-se durante o aquecimento do jogo com o Moreirense e, apesar de estar recuperado há já algumas semanas, não mais voltou a entrar nos convocados de José Peseiro), não se adivinham facilidades na saída imediata do guardião, que tanto pode acontecer por empréstimo (de Itália há alguns interessados), como a título definitivo. O guarda-redes sente-se confortável no Sporting, tem contrato até 2020, um ordenado a rondar os 1,5 milhões de euros líquidos por época e não pretende sair... sem dar luta. 

O avançado marfinense Lacina Traoré está a ser apontado pela Imprensa francesa como estando em negociações avançadas com o FC Porto. O ponta de lança de 28 anos e 2,03 metros terminou contrato com o Mónaco, apesar de ter estado cedido ao Amiens na época finda, onde fez 18 jogos para o campeonato e sem qualquer golo marcado. Aliás, Traoré brilhou na Rússia, mas desde que chegou a França, em 2014, fez apenas 12 golos em quatro temporadas.

14 comentários:

  1. Os sócios são claramente pró-LFV, embora possa aparecer uma ou outra voz discordante.

    ResponderEliminar
  2. e pro-caralho tambem vão...toupeiras, cuidado que o orelhudo anda com problemas de sono, e usa pulseiras nas patas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oinc oinc oinc, diz o porco dragarto.

      Eliminar
    2. oinc oinc com os cornos na ledman encornado

      Eliminar
    3. bolas, o dragarto nem ler sabe...

      P.S. Poderia escrever oinc, oinc... mas seria uma ofensa aos porcos!

      Eliminar
  3. Este processo é de tirar o sono a um presidente. Para recuperar, só mesmo com uma cura do dito.

    ResponderEliminar
  4. Depois de ter conseguido provar que um dirigente do sporting, com dinheiro do sporting, e que incumbiu um funcionário do sporting a depositar 2.000 euros numa conta de um arbitro, nada tinha a ver com o Sporting, ilibando o clube ... só mesmo um burro é que acredita na merda da justiça portuguesa!!!

    ResponderEliminar
  5. O Portimonense e o Guimarães já receberam?

    Não? Então vou ao youtube ouvir una apitos...

    ResponderEliminar
  6. O Traoré deve vir para a equipa de basket, pq um emprestado do monaco não deve ser para resolver problemas ao grande porto.

    ResponderEliminar
  7. Será que o Eliseu está a fazer companhia ao orelhas ????

    K passa...

    ResponderEliminar
  8. Benfica é uma vervonha nacional.
    Viva scp!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva scp! viva alcoshit! viva a juveleo! viva o cashball! que orgulho é ser do sporteng!

      p.s. salão "paulinho" leal o que é uma vervonha??

      Eliminar
    2. Estranha-me que a CERCI não tenha meia dúzia de dicionários para os salões leais desta vida se poderem entreter de vez em quando.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...