27 agosto 2018

Benfica reage após ser constituído arguido; FC Porto irónico

A reação do FC Porto à notícia de que a SAD do Benfica fora constituída arguida no caso e-toupeira não tardou e surgiu antes mesmo de qualquer posição oficial do clube encarnado. "Isto já não é escola do crime, isto são muitos anos de prática. Agora vão dizer que não é corrupção desportiva, que é corrupção comum. Mas o problema é mesmo o comum", pode ler-se na publicação do FC Porto Media na rede social Twitter.

Na sequência da SAD do Benfica ter sido constituída arguida no caso E-Toupeira, o clube encarnado reagiu, esta segunda-feira, e garantiu que vai pedir a imediata impugnação dessa decisão.

Comunicado:

Tendo a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD sido contactada por diversos órgãos de comunicação social pelo facto de ter sido notificada esta manhã, em audiência com a finalidade de ser Constituída Arguida, enquanto pessoa coletiva, no âmbito de um inquérito sobre violação do segredo de justiça, esclarece:

1. O Mandatário Judicial da SLB, SAD consultou os Autos de Inquérito e dessa consulta resultaram as seguintes conclusões objetivas:

a) Inexistem nos Autos quaisquer factos, circunstâncias e provas que fixem qualquer conexão entre os factos imputados aos funcionários judiciais e o Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

b) Inexistem nos Autos quaisquer factos, circunstâncias e provas que estabeleçam qualquer conexão entre o Dr. Paulo Gonçalves e o Conselho de Administração da SAD do SLB no que à matéria do presente Inquérito diz respeito.

c) Do mesmo modo, inexiste qualquer facto, circunstância e prova que tenha conexão com os Advogados constituídos nos Inquéritos em que o Benfica é interessado.

d) Finalmente, inexiste qualquer facto, circunstância ou prova que estabeleçam um qualquer contacto entre os Arguidos nestes Autos e o Conselho de Administração da SAD do SLB.

2. De realçar que o Magistrado titular do Inquérito, para poder alcançar a imputação dolosa de um qualquer benefício, teria de obter e carrear provas nos seguintes sentidos:

a) Identificar o benefício obtido, o que não fez;

b) Identificar quem recebeu e quem transmitiu as informações em segredo de justiça, o que não fez;

c) Identificar, pelo menos, um membro do CA, SAD que tenha recebido essas informações, o que não fez;

d) Identificar, agora em concreto, o benefício obtido e a suas repercussões na marcha de quaisquer Autos, o que não fez;

e) Identificar o meio para alcançar qualquer benefício, o que não fez;

f) Identificar as contrapartidas dos benefícios e os autores dessas contrapartidas, o que não fez.

3. Ficou assim totalmente provado que o Inquérito, repete-se, mostra-se absolutamente omisso quanto a factos, quanto a circunstâncias de tempo, lugar e modo e, o que se mostra gravíssimo, quanto a provas que visem suportar a arquitetura do titular do Inquérito para justificar a determinação de constituição de arguida à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

4. Obviamente, este desastre processual era antevisível pois do nada não se consegue extrair senão nada, reafirmando da nossa parte que:

a) Nenhum membro do Conselho de Administração da SAD do SLB sabe o que o Dr. Paulo Gonçalves sabe ou não sabe reiterando da nossa parte a absoluta confiança na sua conduta.

b) Só obtiveram notícia destes factos aquando das buscas e da formalização da motivação das buscas.

c) Nunca, em reunião alguma do Conselho de Administração da SAD do SLB, foi abordado qualquer facto emergente das comunicações, se ocorreram, emergentes de qualquer dos Arguidos.

d) Nem, em momento algum, qualquer Advogado constituído pela SAD do SLB recebeu qualquer notícia sobre processos em segredo de justiça.

e) O que todos receberam – e beneficiaram dessas notícias – foram as informações obtidas pelos órgãos da comunicação social, todas em segredo de justiça com especial destaque para o Jornal de Notícias (este promovido a porta-voz dos Processos que correm na Comarca do Porto).

5. Como se vê, a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida padece, logo à partida, de duas gravíssimas ilegalidades, a saber:

a) A primeira, reitera-se, porque inexiste qualquer facto, circunstância de tempo, lugar e modo, bem como prova, que fixem uma qualquer conexão entre os factos divulgados por qualquer dos Arguidos e o Conselho de Administração da SAD do SLB;

b) A segunda, na qual nem sequer crê, emerge da inexistência de qualquer facto que demonstre que o Dr. Paulo Gonçalves, a saber de qualquer facto, o tenha transmitido ao Conselho de Administração da SAD do SLB.

6. Fica assim provado que a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida, como agora é possível concluir, não tem que ver com a matéria de facto e com as provas constantes do Inquérito, como se comprova pela ausência absoluta de factos, circunstâncias e provas que incriminem a SAD do SLB, mas consiste em mais um passo – aliás gravíssimo – na senda persecutória movida contra o Benfica por parte de alguns responsáveis pelas investigações.

7. De tal modo que todas as Participações Criminais entregues pelo Benfica acham-se paralisadas e silenciadas. Ao passo que as que visam a perseguição do Benfica são reiteradamente publicitadas apesar de se acharem em segredo de justiça, sem que daí decorram quaisquer consequências para os agentes dos crimes. Realçamos que desta dualidade tem sido dada nota à Procuradora-Geral da República.

8. Mas mais grave nesta decisão é que ela não é só ilegal pela omissão de factos, circunstâncias e prova, ou seja, pela matéria de facto, mas também pela arquitetura empreendida pelo titular de Inquérito que denota que o móbil da constituição da SAD do SLB como Arguida, não só é desfocado da realidade constante do Processo, como vai mais longe, afronta a Constituição, a Lei e os deveres funcionais do Procurador.

9. Perante a gravidade desta conduta, entendeu a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD determinar que se avance com a imediata impugnação da constituição como Arguida e o competente pedido de incidente de suspeição sobre o Magistrado titular do inquérito com base em diversa matéria de facto e de direito, já que o Magistrado em nome do Ministério Público usou o poder discricionário de constituir uma pessoa singular ou coletiva como Arguida em processo de Inquérito sem atender à necessária demonstração de prova de qualquer prática de crime ou de fundada suspeita, e por não observar os deveres funcionais a que se acha legal e estatutariamente adstrito, adotando uma conduta estranha e colidente com o texto da lei processual e, mais grave, com a própria Constituição da República.

10. Consideramos que ficou demonstrado que:

a) Promoveu a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida sem se munir de factos, circunstâncias de tempo, lugar e modo, nem de provas para atingir tal desiderato;

b) Tudo isto apesar de ter de se achar munido de especial experiência e competência para exercer a sua missão no DIAP;

c) E, mesmo, apesar de ter e dever achar-se munido de rigorosa consciência sobre as consequências desportivas, económicas e sociais emergentes da constituição da SAD do SLB como arguida;

d) O Magistrado afronta pela sua ação uma ordem genérica de Procurador-Geral da República, o seu Estatuto, desrespeita a lei processual penal e adota uma conduta violadora da Lei Fundamental.

e) Provando-se que não nos achamos no domínio da autonomia técnica, mas tão-só no afrontamento à hierarquia, à Lei e à Constituição da República, ou seja, no âmbito da violação de deveres emergentes das agressões ao princípio da legalidade.


f) Em suma, no nosso entender este Magistrado deve ser recusado e, por consequência, ser afastado da titularidade do Inquérito.


11. A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD entende que a hierarquia do Ministério Público e os Juízes de Instrução Criminal são titulares do poder-dever de pôr termo a esta perversa, ilegal e discriminatória perseguição movida por alguns responsáveis ao Sport Lisboa e Benfica.

12. Por fim, reafirmamos perante todos os milhões de Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica a nossa total convicção de que no fim a Lei prevalecerá e será provado que nenhum elemento da Administração da SAD do Sport Lisboa e Benfica teve qualquer tipo de contacto ou conhecimento sobre os factos imputados neste processo. Factos que versam afinal sobre uma matéria sobre a qual se alguém tem sido vítima, trata-se precisamente do Benfica. Vítima de violação sistemática do segredo de justiça e de arbitrariedade de decisões que merecem da nossa parte o mais forte repúdio e resposta compatível nas instâncias legais.

Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD

Lisboa, 27 de agosto de 2018»

25 comentários:

  1. Este comunicado é uma mao vazia e a outra cheia de nada . como sempre ,comunicados sem NEXO e apenas se vingam em afastar o magistrado para fugirem à justiça , como teem feito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica de sempre, as práticas de uma vida... Para quando a condenação deste clube?? O homem sabia bem porque estava doente .. PS:agora falem de processos com 15 anos de idade(e julgados) para se desculparem das vossas práticas de clube podre e corrupto. Mas a culpa não é só vossa, é deste Portugal de merda, corrupto e que vive para o Benfica na falta de melhores coisas

      Eliminar
    2. Comunicado sem nexo? Não deves perceber português. Está lá tudo explicadinho!!

      Uma mão cheia de nada é o que tem o MP em mãos que, desesperado para acusar o SLB de alguma coisa, um tal Valter Alves procurador, que está comprado ou é incompetente pois tenta acusar sem factos.
      A PGR ou o Ministro da Justiça tem de se colocar em campo, tem de fazer alguma coisa. Estão a tentar colocar a justiça na ETAR de Contumil, por onde anda há 30 anos a justiça de Palermo!

      Eliminar
    3. Tu vais chorar anónimo das 21h34!
      Está explicado o desaparecimento do orelhas

      Eliminar
    4. Mas tu és otario, ou só és como um esteio, nabo das 21.34?! Isto não é o casal ventoso, estás a falar das grandes estâncias do país! Eu até tenho pena tua, vives num mundo paralelo, em k só vais acordar, quando vires o teu clube na 2 divisão. Sois um esterco para Portugal

      Eliminar
  2. Gentinha do clube do café com leite, dos aconselhamentos matrimoniais, das viagens para o México e de mil outras facetas da «verdade desportiva» deles, a falarem de corrupção, é capaz de fazer sentido. Porque desse negócio sabem eles - tiraram mestrados e doutoramentos sobre a matéria. Os telefonemas escutados no âmbito do Apito Dourado e Sir Alex Ferguson (para citar um insuspeito) que o digam.

    ResponderEliminar
  3. estes lampiao sao A COMEDIA!!! ja tinham o comunicado preparado ha que tempos! Dizem BOLA!!! RUMO A LEDMAN LAMPIAO!!! JA NAO ERA SEM TEMPO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal que para ti digam bola porque para quem não tem o quarto ano tirado, compreender um vocabulário um pouco mais erudito é sinosinó de curto circuito cerebral.

      Eliminar
  4. E para a toupeira que avisou o pinto da costa para fugir para Vigo, não vai nada? Nem uma medalha da cidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. parece que a doença do vieira é prisão domiciliaria.

      Eliminar
    2. O vieira nem precisa de fugir,para que? o maior devedor da nação até se senta no meio do 1º ministro e ministro das finanças na capela de carnide.

      Eliminar
  5. O clube das Put@s., tem sempre comunicado para tudo...Menos para os negócios com o Portimonense ( que este ano desce.. Coitado do acionista que serviu de ponte para o negócio danilo, passou o cheque para pagar os impostos dos pagadores de viagens, e ia,receber uns milhões de comissão e o Sérgio phodeu o negocio)..

    Também não tem comunicado para os penalties a favor com o belenenses , seguido de mais uma compra de jogador a esse clube)..

    Não tem comunicado para o golo fora de jogo e o penaltie não marcado a favor do Guimarães.

    Não tem comunicado para explicar como é possível fazer 100M de vendas e não comprar os jogadores que o Treinador pede...

    Não tem comunicado para explicar como foi possível gastar 30M em jogadores não pedidos pelo treinador... E que nso calças.


    Daqui a uns tempos vamos ver o comunicado qusndo o Sérgio os mandar para o caralhinho se até 31 de Agosto não chegarem os jogadores..

    B
    Nunca fez um comunicado a desmentir que estava no topo dos maiores corruptos da Europa.

    Nunca fez comunicado ou reagiu ao grande Alex Ferguson


    Nunca reagiu ao assassinato dum funcionário do clube, que depois de se ter "suicidado" escondeu a arma do crime...

    O clube das Put@s é isto mesmo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tambem perguntas a puta da tua mae como é que o carnide teu clube vende tanto e com tanto azeiteiro a encher o cu ao vieira e continua a ter o maior passivo de portugal.O Clube dos cegos é isto, tem cuidado é com o Pikamiolos, mas tu gostas, havia era de te crescer um pinheiro pelo cu a cima, mas tu irias gostar.E não te esqueças que foram arguidos toupeira, mas não se passa nada é tudo mentira, o vieira esta muito doente , parece que lhe deram um supositório, não entrou com o dedo empurrou com a mão. Voces é só merda.

      Eliminar
  6. Sabes quem era a puta chefe? Era a puta da tua mãe.

    ResponderEliminar
  7. O clube da roda de bicicleta e da puta da gaivota parece que vai parar à segunda. Ah ah ah...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clubes de putas só conheço dois: o que pagava com elas os favores aos apitadeiros e o da puta da gala, aquele que foi fundado pelo sifiloso pedofilo, e como se tratam de agremiações comprovadamente corruptas, não me parece que o legislador tenha o condão de mandar qualquer um deles para a segundona sem que leve o "toque".

      Eliminar
    2. anonimo das 21;35 e a tua mae era membro Honório, quem queria ver estrelas era falar com ela.

      Eliminar
    3. Então, miúdo das 22:14? Foi hoje que ficaste a saber como é que os teus pais se conhecerem e o porquê de seres filho de pai incógnito?

      Eliminar
  8. Lampião... cabrão...a roubar desde sempre !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrade, morcão, a roubar desde a fundação.

      Rima melhor e tudo, e revela toda a génese dos trolhas de contumil.

      Eliminar
  9. TIC
    TAC
    TIC
    TAC
    TIC
    TAC

    NEM COM VASELINA SE SAFAM, ESTES ENCORNADOS.

    ResponderEliminar
  10. Isto é uma cavala !!

    Onde já se viu a virgem sagrada do fado português ser constituída arguida !

    Não pode ser....queremos que o juiz seja afastado .

    Queremos um juiz que não seja anti Benfica e se possível que sejamos nos encornados a escolher.

    E é bem provável que seja, pois toupeiras há em todo lado.

    ResponderEliminar
  11. O nojento clube do regime irá pagar o mal que tem feito ao desporto. Pena que todos os e nojentos que trabalham na manifestação passem ao lado. E agora Ignorantes?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...