19 julho 2018

Eleições no Sporting: quem são os candidatos?

A dois meses das eleições para a Presidência do Sporting Clube de Portugal começam a aparecer vários candidatos para o lugar deixado vago por Bruno de Carvalho, após este ter sido destituído do cargo de Presidente do emblema de Alvalade. E os candidatos são: Frederico Varandas, Pedro Madeira Rodrigues, Fernando Tavares Pereira, Dias Ferreira, Bruno de Carvalho, Carlos Vieira, Zeferino Boal e João Benedito.
São oito os candidatos a candidatos à Presidência do Sporting Clube de Portugal, mas deverão ser poucos aqueles que chegarão às urnas, já que irá de certeza haver muitas desistências, nem que seja para apoiarem outras listas candidatas. Neste artigo iremos falar, ao pormenor, de cada candidato a estas novas eleições no clube verde e branco.

Frederico Varandas: Foi primeiro decidir candidatar-se à Presidência do Sporting Clube de Portugal, ainda Bruno de Carvalho não havia sido destituído como foi, e é o favorito a vencer as eleições marcadas para o dia 8 de Setembro de 2018. Com Rogério Alves para Presidente da Mesa da Assembleia-Geral (cargo que desempenhou no mandato de Filipe Soares Franco) e com alguns nomes fortes na sua Comissão de Honra (Jorge Jesus, Eduardo Barroso, Daniel Sampaio, Islam Slimani, Daniel Carriço, etc), Frederico Varandas tem tudo a seu favor para ser o próximo Presidente do Sporting Clube de Portugal, tendo já confirmado que irá manter José Peseiro no comando técnico do emblema de Alvalade.

Pedro Madeira Rodrigues: Concorreu contra Bruno de Carvalho, em 2017, tendo ficado com 9% dos votos dos eleitores sportinguistas e volta a concorrer às eleições do Sporting para tentar ser novamente o Presidente de todos os Sportinguistas. Em 2017, Madeira Rodrigues prometeu trazer Juande Ramos para técnico principal e assumiu que não pagaria um tostão a Jorge Jesus; agora, em 2018, volta a prometer um treinador (desta vez é Claudio Ranieri) e admitindo que não fica com José Peseiro. Esta provável mudança de treinador no Sporting poderá ser fatal para Madeira Rodrigues, já que mais importante que prometer treinador e jogadores é arranjar pessoas competentes para a estrutura do clube verde e branco.

Fernando Tavares Pereira: É primeiro candidato a quem se pode chamar de elo mais fraco. Natural de Tábua, Fernando Tavares Pereira, empresário, é o terceiro candidato à Presidência do emblema de Alvalade. E aquele que poderá ter menos sucesso nas urnas de voto (se lá chegar). Com alguns nomes de peso, como Rui Barreiro (ex-Secretário de Estado da Agricultura), Fernando Fernandes (antigo Campeão Mundial de Kickboxing) e Carlos Teixeira (ex-Presidente da Câmara Municipal de Loures), Tavares Pereira já afirmou que vai a eleições para ganhar e admitiu que todos são bem-vindos na sua lista, até mesmo Bruno de Carvalho.

Dias Ferreira: Foi candidato nas eleições leoninas em 2011, quando Luís Godinho Lopes foi eleito, mas perdeu essas mesmas eleições com 16,5%, com uma lista onde pontificava Paulo Futre, de quem é grande amigo (ninguém esquece aquele célebre conferência de imprensa sobre "o melhor jogador chinês da atualidade". Já terá manifestado interesse em candidatar-se, novamente, à Presidência do Sporting, mas o facto de ter estado, primeiro, com Bruno de Carvalho e depois contra retira-lhe algum crédito para vencer as eleições de Setembro.

Bruno de Carvalho: Eis o "candidato mais polémico" (que até poderá nem sê-lo). Bruno de Carvalho foi destituído com 71,26% dos votos contra 28,64% na Assembleia-Geral do dia 23 de Junho de 2018 e já oficializou a candidatura para regressar ao Sporting. Mas dificilmente voltará: Bruno de Carvalho está suspenso e será muito difícil ir a eleições no emblema de Alvalade, já que a Comissão de Fiscalização não irá levantar a suspensão. O tempo de Bruno de Carvalho chegou ao fim e já ninguém tem saudades dele e agora, a partir do dia 8 de Setembro, o Sporting terá um novo Presidente.

Carlos Vieira: Vice-Presidente do Sporting Clube de Portugal durante os cinco anos da era Bruno de Carvalho, Carlos Vieira também já oficializou a sua candidatura ao emblema leonino, mas também não será candidato já que também está suspenso, tal como Bruno de Carvalho. Carlos Vieira tem tanta ou mais culpa que Bruno de Carvalho, porque enquanto o ex-presidente fez porcaria durante cinco anos esteve sempre a bater palminhas e agora vai-se candidatar. Bruno de Carvalho e Carlos Vieira serão duas cartas fora do baralho.

Zeferino Boal: Esteve para ser candidato nas eleições de 2011, mas acabou por não avançar, integrando a lista de Sérgio Abrantes Mendes. Agora, em 2018, já manifestou a vontade de se candidatar à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Sob o lema "Acreditar Sporting", Zeferino Boal tem no seu projeto para o clube leonino várias medidas, entre elas, criar Centros de Formação Sporting no Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Algarve e um Centro de Estágios na zona norte de Portugal. Ainda assim, Boal sublinhou que quer, apenas, ser Presidente do Clube, delegando, assim, numa pessoa da sua confiança o cargo de Presidente da SAD.

João Benedito: Antigo guarda-redes futsal do Sporting Clube de Portugal e lenda da modalidade, João Benedito é, talvez, o nome mais forte para concorrer com o favoritismo de Frederico Varandas. Apesar de ser um Símbolo do Clube, Benedito tem também a vantagem de conhecer muito bem a realidade em que vive o emblema leonino. Tem o grande sonho de ser Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas João Benedito só pretendia dar esse passou em frente quando sentisse que o seu projeto para o Clube estivesse mais bem consolidado.

1 comentário:

  1. Um aparte...o Pedro Madeira Rodrigues já tem pessoas competentes para a estrutura...do futebol, e é muito interessante.
    Isso é importante salientar, senão, apenas está a enganar as pessoas omitindo informação.

    Mariano Barreto, Delfim, Luis Gonçalves, José Lima, Balakov, Marco Aurélio, Ricardo Pereira...tudo nomes com peso no universo do Sporting

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...