14 julho 2018

Benfica oferece dois jogadores para chegar a 'pérola' turca; Roma já admite empréstimo de Verde ao FC Porto; Jovem goleador camaronês vai assinar pelos dragões; Novos estatutos do Sporting já estão em vigor. Disciplina endureceu e pode 'tramar'...BdC

O FC Porto continua na peugada de Daniele Verde, extremo da Roma, de 22 anos. A pista do italiano começou a ser seguida há algumas semanas e foi ganhando especial força nos últimos dias, ainda mais depois da SAD ter tomado conhecimento do interesse chinês em Róger Guedes. Em plena negociação com a equipa romana por Verde, o FC Porto sabe também que um empréstimo, ainda que num formato rígido, pode ser uma via alternativa para garantir a sua contratação.
Segundo as informações recolhidas pelo jornal Record, a Roma, que detém os direitos sobre o italiano até 2020, está disponível para considerar uma cedência temporária, desde que a mesma preveja a aquisição a título definitivo do extremo com uma cláusula de compra obrigatória. A acrescer a isso, para que Daniele Verde rume ao Dragão nestes moldes, o FC Porto terá também de assumir na totalidade os encargos salariais com o jogador, o que não seria problemático, uma vez que estes ascendem a 600 mil euros/ano limpos, dentro do quadro médio de vencimentos no FC Porto.
O clube azul e branco vai mantendo a sua preferência por uma aquisição a título definitivo no imediato, mas tal só acontecerá por um valor considerado justo para um jovem que, não obstante o seu potencial, nunca conseguiu afirmar-se na Roma e vem do seu 4º empréstimo consecutivo, sendo o da última temporada, ao Hellas Verona, o mais proveitoso.
Assim, tomando até por comparação Gonçalo Paciência, internacional jovem por Portugal como Daniele Verde por Itália, os dragões considerarão convidativo uma valor a rondar os 3 milhões de euros pelos quais Gonçalo se transferiu para o Eintracht Frankfurt, curiosamente um clube também interessando em... Verde.

Marius Mouandilmadji vai reforçar o FC Porto B, noticiou ontem a generalidade da imprensa camaronesa. A informação não foi passível de ser confirmada, mas, por exemplo, o portal ZoneFoot publicou mesmo uma fotografia do jovem, de 19 anos, no aeroporto internacional de Garoua, no Camarões, alegadamente a caminho da Invicta.
A confirmar-se, Rui Barros irá receber no seu plantel um jovem que tem dado que falar no principal campeonato dos Camarões. Natural do Chade, Marius é um avançado que conta 18 golos na prova esta época. Antes de se mudar para o Cotonsport jogou no Gazelle, de N’Djamena, no seu país natal, e chegou a estar na mira de um clube suíço. Em junho foi mesmo dispensado para tratar do visto para viajar até terras helvéticas, mas o negócio não terá chegado a bom porto.

Abdülkadir Ömür, polivalente médio turco do Trabzonspor de 19 anos, está a ser associado ao Benfica pela imprensa turca. De acordo com os meios locais, as águias fizeram uma proposta em que enviam dois jogadores para Trabzon, deixando 25 por cento de futura venda aos turcos.

O Sporting já tem novos estatutos. A versão atualizada do documento foi escriturada em notário, entrou oficialmente em vigor e já está publicada e disponível para consulta na página oficial do clube na internet. Em causa estão as alterações aprovadas em assembleia geral, a 17 de fevereiro último. Para que as mesmas fossem válidas, era obrigatório o registo legal, algo que foi feito nos últimos dias, após muita polémica, inclusive durante o processo que levou à destituição do anterior Conselho Diretivo, presidido por Bruno de Carvalho.
A entrada em vigor dos novos estatutos terá impacto direto no processo eleitoral em curso, isto quando já estão posicionadas sete potenciais candidaturas (que terão de ser confirmadas, ou não, até 9 agosto). A primeira tem a ver com o Conselho Leonino, que será extinto (tal como hoje se conhece) no próximo mandato; na prática, os candidatos já não terão de apresentar listas para este (agora) antigo órgão. Outra mudança que resulta da nova ‘constituição’ do Sporting prende-se com a eleição do Conselho Fiscal e Disciplinar. A 8 de setembro, será eleita a lista que reunir mais votos, deixando de ser utilizado o método de Hondt para distribuir lugares à proporção.
De resto, a partir de 8 de setembro, além da Assembleia Geral (respetiva mesa e seu presidente), do Conselho Fiscal e Disciplinar e do Conselho Diretivo, também o presidente do CD passará a ser considerado um órgão social, uma novidade agora introduzida. Futuramente, a queda de um presidente motivará automaticamente a cessação antecipada de mandato de todos os órgãos sociais e as eleições terão de ser marcadas no prazo máximo de 30 dias. Os Grupos Organizados de Adeptos (GOA), ou claques, poderão usufruir dos mesmos benefícios e estatuto do que outros membros da designada ‘Família Leonina’, como os Stromp ou os Cinquentenários, e ficarão sujeitos à ação disciplinar do clube. A propósito de disciplina, a pena de "suspensão superior a 60 dias ou expulsão" aplicada a titular de cargo pode originar perda de mandato e proibição de exercício de funções durante oito anos. Um dado a reter, no caso de Bruno de Carvalho... 
A extinção do Conselho Leonino é uma das principais consequências da entrada em vigor dos novos estatutos. A nomenclatura continua a existir, mas já não para designar um órgão social, apenas um "conselho estratégico, composto por um número ímpar de membros, não superior a 15" que poderá ser criado ou extinto pelo presidente e que terá natureza meramente consultiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...