20 junho 2018

Sporting. Ainda nenhum processo de rescisão deu entrada nos tribunais arbitrais; Espanha vence Irão e encosta a Portugal na liderança

Um golo de Diego Costa, marcado a meias com um defesa, bastou para a Espanha vencer o Irão e igualar Portugal na liderança do Grupo B do Mundial2018. Lusos e espanhóis somam quatro pontos, com o mesmo número de golos marcados (quatro) e sofridos (três). Na derradeira jornada da fase de grupos, Portugal mede forças com o Irão, a Espanha defronta o já eliminado Marrocos.

Até agora, nenhum dos processos dos nove jogadores do Sporting que invocaram justa causa para sair do clube deu entrada nos tribunais arbitrais que irão avaliar e resolver estes processos. Fonte ligada ao processo explicou à Renascença que quer os jogadores quer o Sporting podem ter a iniciativa processual e que têm um ano para o fazer. É esse o prazo de prescrição dos créditos que aqui estão em causa, no caso, os ordenados que os jogadores receberiam até ao final dos seus contratos caso continuassem ao serviço do clube.
Quanto à entidade que vai resolver este litígio laboral e desportivo entre jogadores e o Sporting, à partida não serão os tribunais judiciais, mas sim as entidades arbitrais, quer a nacional, quer a internacional. Tudo dependerá do que estipula cada contrato.
Ora em quatro dos contratos, as partes remetem a resolução de qualquer litígio para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), onde até agora nenhum processo deu entrada. Os restantes três contratos - o de Rui Patrício, o de Bas Dost e o de Battaglia - remetem para a FIFA, isto porque há um elemento de conexão internacional: ou são jogadores estrangeiros ou, no caso de Rui Patrício, um jogador internacional (que, de resto, já assinou com o clube inglês Wolverhampton).
Os tribunais de trabalho portugueses só intervêm quando os contratos dos jogadores nada disserem. O facto de serem as entidades arbitrais e não os tribunais de trabalho as responsáveis por resolver o litígio não é garantia de rapidez na decisão.
No caso do TAD português, o litígio laboral e desportivo pode estar resolvido em poucos meses. Já no caso da FIFA, fontes explicaram à Renascença que pode ser muito aproximado do 'timing' dos tribunais portugueses.
Importa referir que o que for decidido pelo TAD está decidido, ou seja, não há possibilidade de interpor recurso nos tribunais judiciais.
São os jogadores que têm de fazer prova da justa causa, por serem eles que têm o ónus da prova. Os nove que rescindiram os contratos terão de provar que houve um comportamento grave e culposo da parte do Sporting, comportamento esse que tornou impossível a subsistência da relação laboral.
No caso de ser provada a justa causa, o Sporting vai ter de os indemnizar pelo valor dos ordenados que iriam receber até ao fim dos seus respetivos contratos. Se não a conseguirem provar, terão de ser eles a indemnizar o clube pelos prejuízos sofridos. Caso estejam já a jogar por outro clube, esse clube é solidário no pagamento da indemnização ao Sporting por haver uma espécie de presunção de que o clube aliciou o jogador a deixar a sua antiga casa a custo zero.

6 comentários:

  1. vai sair o JACKPOT ao Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Das drogas??... isso é no outro lado da circular .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nariz do Bruninho não concorda contigo.

      Eliminar
  3. Se o Bruno for destituído qualquer tribunal dará razão aos jogadores.

    Será um sinal de que atribuiem a culpa a quem administra a SAD.

    Só o montante em salários que a SAD terá que pagar aos nove jogadores são cerca de 36 milhões.

    Xau SAD!

    ResponderEliminar
  4. Garantiram aos jogadores que B Carvalho ia ser corrido e que não tinham nada a temer. Se o golpe de estado em curso no Sporting correr mal temo que vai sair o Jackpot ao Sporting.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...