16 junho 2018

Benfica está reticente em contratar ex-leões. “Loucura” pode custar 50 milhões; Quem segurou Acuña no Sporting; Maxi fica mais uma época no Dragão

Afinal, a porta não se fechou para Maxi Pereira. Segundo apurou o jornal Record, a contratação de João Pedro e a chegada iminente de Saidy Janko não precipitaram o fim de ciclo do uruguaio no Dragão e o experiente defesa-direito, de 34 anos, vai mesmo cumprir mais uma temporada na Invicta.
A continuidade de Maxi Pereira já foi tratada e acordada entre a SAD azul e branca e os representantes do jogador, que está neste momento ao serviço da sua seleção no Mundial’2018, e a concretização da renovação do vínculo contratual está prevista precisamente para o final da campanha celeste na prova.
Está assim encaminhada a permanência no plantel de um defesa bastante valorizado por Sérgio Conceição, ainda mais no atual contexto daquela posição específica em campo. Ainda antes de se terem concretizado as saídas de Ricardo Pereira e Diogo Dalot do FC Porto, o técnico tinha indicado, desde a primeira hora, a continuidade de Maxi Pereira como uma prioridade, vista como um fator importante para assegurar a estabilidade de um posto que vai contar com dois novos – e jovens – concorrentes. De resto, o estatuto que o uruguaio tem no balneário portista e a sua tarimba ao mais alto nível, nomeadamente no campeonato português, são dois outros fatores bastante valorizados por Sérgio Conceição e porventura determinantes para que exista uma certa continuidade entre o espírito do grupo de trabalho anterior e o que atacará a nova temporada.
Maxi Pereira vai assim cumprir a sua 4ª temporada no FC Porto, a 12ª no nosso país.

A Stellar Group, empresa de agenciamento de jogadores, teve um papel crucial na decisão de Marcos Acuña em permanecer no Sporting. Segundo o Record, foi mesmo a sociedade a demover o jogador de avançar para a rescisão unilateral por justa causa com os leões, como era a sua intenção desde os incidentes em Alcochete.
A Stellar Group, com sede em Inglaterra e vários representantes em Portugal, foi um dos parceiros negociais da SAD do Sporting na transferência de Marcos Acuña do Racing Avellaneda para Alvalade, no verão, e agora atuou na defesa dos seus interesses. No fundo, a empresa impediu que o jogador, transferido para o Sporting por um montante próximo dos 10 milhões de euros, deixasse o clube a custo zero, pois uma decisão dessas iria ser prejudicial à própria Stellar Group que, como todas as agências de representação, espera retorno dos investimentos efetuados.
A hipotética saída de Acuña do Sporting por justa causa permitiria ao internacional argentino de 26 anos decidir o seu futuro livremente, mas sem gerar qualquer mais-valia para as partes envolvidas no negócio, ou seja, o clube e a Stellar Group. Assim, tendo contrato assinado, o caso muda totalmente de figura, já que a saída fica dependente de uma negociação que, pelo menos em teoria, vai sempre proporcionar retorno financeiro. A presença de Acuña no Campeonato do Mundo também poderá ser importante na valorização do seu passe.
A juntar a tudo isto, escreve o Record, Acuña terá também recebido uma propriedade, situado na zona de Alcochete, no valor de 500 mil euros.
A decisão de continuar nos leões pode não significar, de todo, a sua permanência no plantel. Por agora o jogador está concentrado no Mundial, mas depois da prova na Rússia está recetivo a todos os cenários. Por um lado, Acuña pode ficar; mas por outro está igualmente recetivo a sair dos verdes e brancos, mediante uma boa proposta. O argentino era um dos jogadores que a SAD do Sporting admitia transferir (isto antes das rescisões), agora resta saber se mantém a intenção.

Benfica está reticente em contratar ex-leões. O Benfica continua de olho nos jogadores que rescindiram contrato com o Sporting, nomeadamente em Bruno Fernandes, Gelson Martins e Rafael Leão, mas a possibilidade de poder ficar com o ónus da responsabilidade, caso no futuro seja dada razão aos leões, está a fazer a SAD recuar na intenção de investir na contratação dos jogadores, escreve o Record.
Apesar de ser um negócio aparentemente apelativo, pelo custo reduzido da operação, a verdade é que o Benfica não está completamente seguro de que não possa sofrer consequências. Recorde-se que o clube que contratar os jogadores que rescindiram contrato fica solidário com as despesas, neste caso as indemnizações que surjam.

“Loucura” pode custar 50 milhões. Luís Filipe Vieira pretende aproveitar o momento delicado que o rival Sporting está a viver. Sem identificar nomes, o presidente encarnado prometeu, no início da semana, cometer no próximo mercado de transferências uma “pequena loucura”, oferecendo valores milionários no sentido de assegurar os dois internacionais portugueses. Para isso, admite, olhando aos anos de contrato, salário e prémios de assinatura, avançar para um investimento que pode chegar aos 50 milhões de euros, isto caso ambos os futebolistas cumpram cinco épocas de águia ao peito, escreve O Jogo.
Segundo apurou o diário, o líder do emblema benfiquista colocou em cima da mesa de Bruno Fernandes um ordenado líquido a rondar os 2,2 milhões de euros (4,4 brutos), perfazendo num vínculo de cinco anos um total de 22 milhões, enquanto a proposta para o extremo é ligeiramente inferior, podendo implicar um investimento de 18 milhões (fruto de um salário anual livre de impostos de 1,8 milhões de euros), caso Gelson acabe por ingressar na Luz e fique ligado ao clube até 2023.
Ciente de que a dupla tem uma longa lista de clubes interessados na sua contratação, Luís Filipe Vieira mostrou ainda disposição para pagar, como prémio de assinatura, cerca de cinco milhões de euros para o médio-ofensivo, e um valor a rondar os quatro milhões para o extremo.
Apesar de aconselhado a cautelas no que diz respeito ao ataque de jogadores saídos de Alvalade, fruto de possíveis indemnizações a que possa ser obrigado a pagar caso os jogadores sofram uma derrota judicial, vendo recusada a sua justa causa para rescindir, Vieira quer reforçar o plantel de Rui Vitória com estes dois jogadores, fazendo mesmo de Bruno Fernandes a sua grande prioridade, com o dirigente encarnado a confiar mesmo no sucesso da operação.
Vieira aposta não só num retorno desportivo, considerando a qualidade dos jogadores, mas também em termos financeiros, pois, apesar do investimento total que as contratações podem implicar, a ideia é rentabilizar e valorizar ainda mais Bruno Fernandes e Gelson, vendendo-os posteriormente por várias dezenas de milhões de euros. Com a dupla agora ao serviço de Fernando Santos – o médio foi titular no empate de ontem a três bolas com a Espanha, na primeira partida de Portugal no Mundial, enquanto o extremo não saiu do banco –, a situação será discutida com os representantes, Miguel Pinho, no caso de Bruno Fernandes, e Ulisses Santos, empresário de Gelson.

7 comentários:

  1. Não esqueçam da taxa de protecção das claques e das despesas dentárias para os que rescindiram e decidirem prosseguir carreira em Portugal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso resolve-se atropelando o lagartal. Com o italiano voador resultou.

      Eliminar
    2. Mas deixem a família dos gajos fora do barulho.

      Eliminar
    3. E pra onde os jogadores vão levar a família???

      Eliminar
    4. Pelo andar da carruagem, os valentões que se atreverem a ameaçar as famílias dos jogadores já têm lugar marcado junto dos outros grunhos: Caxias e Linhó!!

      Eliminar
    5. As ameaças já existem. Houve jogadores que afirmaram que foram ameaçados. É uma situação inédita e com estes criminosos não se brinca.

      Eliminar
  2. Olhem só p'ra eles, o jornal oficioso do FCP, tão preocupados que estão com as loucuras do Benfica.
    A minha dúvida não tem nada a ver com eventuais "loucuras", mas com o interesse desportivo dessas contratações. Tirando o Bruno Fernandes nenhum outro reforça a equipa. Talvez o Leão como aposta de futuro. Qualquer dos outros só se fosse para vender a seguir...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...