23 junho 2018

BdC votou e...não podia, diz advogado. Impugnação pode ser cenário; Eleven Sports explica como irá transmitir os jogos e promete atacar em força o mercado português

Tida como a "Netflix do desporto", a Eleven Sports promete atacar em força o mercado português. A operadora britânica adquiriu em maio os direitos de transmissão da Liga dos Campeões, da La Liga espanhola e da Ligue 1 francesa para Portugal e, mediante uma subscrição mensal até 10 euros, com possibilidade de desconto se a subscrição for anual, irá disponibilizar dois canais HD 24/7 e quatro canais por-up (temporários que funcionam apenas em eventos específicos). A concorrente Sport TV comercializa pacotes a partir de 9,99 euros por mês e, entre 23,99 euros e 24,49, para a Sport TV Premium.
O arranque das emissões da Eleven Sports em território português está marcado para 15 de agosto, data da Supertaça europeia, entre o Real Madrid e o Atlético Madrid, sabendo-se que os mesmos conteúdos também podem ser transmitidos na plataforma online da empresa e em redes sociais como o Facebook e o Twitter. "Quando, por exemplo, houver seis jogos da Champions ao mesmo tempo, seremos capazes de mostrar todos", anunciou Danny Menken, o diretor-geral da Eleven Sports, em entrevista ao Expresso.
O leque de ofertas da Eleven Sports foi reforçado nesta semana com os direitos dos jogos da Bundesliga, da Supertaça alemã, da Jupiler Pro League, da Supertaça da Bélgica e do canal oficial do Arsenal, mas serão os jogos da Champions o principal chamariz e, de acordo com Danny Menken, alguns serão transmitidos em sinal aberto. "Temos algumas obrigações de sinal aberto para a Champions, por isso estamos em negociações com a RTP, SIC e TVI. Nos outros caso não temos intenção de sublicenciar quaisquer direitos", explicou. Tudo isto foi conseguido graças a um acordo com a Nowo, mas a antiga Cabovisão nem 10% do mercado tem, pelo que terá que estabelecer parcerias com outras operadoras. Há negociações avançadas com a Vodafone, MEO e NOS (dona da Sport TV em conjunto com a Olivedesportos) para a revenda de conteúdos e Menken espera que o acordo seja alcançado "nas próximas semanas".

Bruno de Carvalho não só esteve na AG do Sporting como... depositou o seu voto nas urnas. Algo que, determina o artigo 176.º do Código Civil, não deveria ter acontecido. 
A referida norma, que regulamenta a privação do direito de voto, estabelece no seu ponto 1 que um "associado não pode votar, por si ou como representante de outrem, nas matérias em que haja conflito de interesses entre a associação e ele, seu cônjuge, ascendentes ou descendentes", o que é manifestamente o caso em apreço, pois a votação diz respeito à destituição do próprio Bruno de Carvalho e restantes membros não demissionários do Conselho Diretivo. 
O facto é confirmado a Record pelo advogado Rui Morgado, antigo secretário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting. "O Código Civil é absolutamente caro. O presidente do Conselho Diretivo não pode votar. Se for destitituído da SAD também não pode votar. O Código das Sociedades Comerciais também não permite. Há conflito de interesses. É mais um ato ilegal permitido pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral.", afirma Rui Morgado.
Numa situação limite, a AG poderá até ser impugnada. "Se ele tiver 7 votos e ganhar a AG por 7 votos, a AG pode ser impugnada. A consequência maior é o presidente da MAG permitir uma ilegalidade e violar a lei", lamenta o advogado.

3 comentários:

  1. Desde o dia em que começou a benfica tv (o mesmo dia em que desliguei sportv) que espero pelo dia 15 de agosto . Resisti e valeu a pena, benfiquistas finalmente podemos ver um canal de desporto ao mesmo tempo que enterramos aqueles jornalistas escravizados pelo monopolio do oliveirinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver é se não saltam todos para a Eleven. É o mais provável.

      Eliminar
    2. O canal Benfica não tem uma programação de qualidade, logo não vale a pena pagar um cêntimo por isso.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...