05 maio 2018

Rafael Leão chegou a ter contrato assinado com o...Benfica (sonho de criança). Conheça a história do 'desvio' para Alvalade; Benfica volta à carga por central alemão; United tropeça novamente; Braga empata com o Boavista e diz 'adeus' ao sonho da champions

O Manchester United somou a sétima derrota na Premier League desta época, esta sexta-feira, ao perder na visita ao terreno do Brighton & Hove Albion (1-0), na abertura da 37ª e penúltima jornada. Um golo solitário de Pascal Gross, que só seria validado após a confirmação da tecnologia da linha de golo (57'), deu a vitória ao conjunto orientado por Chris Hughton.

Sporting de Braga e Boavista empataram (1-1), esta sexta-feira, na partida que abriu a 33ª e penúltima jornada da Primeira Liga. O resultado representa o "adeus" dos bracarenses à luta pelo segundo lugar, que dá qualificação para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
As panteras estiveram a vencer, os arsenalistas empataram mas Dyego Sousa falharia um penálti já em período de compensação.

O Benfica continua interessado em Marc-Oliver Kempf, central alemão de 23 anos em final de contrato com o Friburgo e os encarnados têm mantido alguns contactos com o jogador, escreve A Bola. O reforço da defesa é uma das prioridades das águias. Germán Conti, jogador do Colón, está num impasse e Cristian Lema, também argentino do Belgrano, espera uma proposta melhor por parte do Benfica.
Dessa forma, os encarnados viraram-se para um dos jogadores identificados há mais tempo. Marc-Oliver Kempf estava referenciado pelas águias e o internacional sub-21 tinha impressionado o departamento de prospeção das águias, ao ponto de ser um dos dois centrais mais cotados na bolsa benfiquista, ao lado de Filip Benkovic, jogador croata do Dínamo Zagreb.
Nessa altura, na Alemanha, apontava-se o interesse do Dortmund em Kempf e com números envolvidos fora das possibilidades do Benfica. Mas o tempo foi passando e Kempf continua disponível. O Estugarda aparece, agora, como um dos clubes interessados no central esquerdino.

Na véspera do dérbi entre Sporting e Benfica, o jornal Record conta a história nunca antes desvendada de como Rafael Leão foi desviado das águias pelo clube leonino. Em 2008, então com 9 anos, o pequeno Rafael já dava nas vistas na Associação Foot 21, uma organização sem fins lucrativos e que se autoproclamava como uma escola de talentos - e o talento, acima da média como muitos diziam na altura, fora descoberto num torneio do Amora. Não demorou muito até aparecer um emblema de maior dimensão. Segundo apurou o diário, o Benfica surgiu primeiro, contactando a Foot 21 e a família de Rafael Leão. "O sonho dele é jogar no Benfica", terá confidenciado o pai, António Leão, às pessoas envolvidas no processo. A forma de oficializar esta ligação, uma vez que se tratava de uma criança, foi a assinatura de uma ficha de inscrição que seria entregue na Associação de Futebol de Lisboa no período de inscrições para concretizar a mudança para os encarnados na época seguinte.
O Sporting entrou na corrida mais tarde. Quando o observador do clube leonino falou com o pai de Rafael Leão, ficou a saber que o rival Benfica já se antecipara. Ainda assim, não desistiu e perguntou a António Leão se a porta estava fechada para o clube verde e branco. "Não", foi a resposta. Começou então uma operação de charme baseada na persuasão e capacidade de argumentação. O principal trunfo que o clube de Alvalade utilizou para ganhar vantagem foi o historial de aposta nos jovens. Aliás, nas várias conversas com a família de Rafael Leão, os elementos do Sporting recordaram a filosofia seguida na formação e até enumeraram os jogadores ‘made in’ Sporting que, na altura, estavam na equipa principal: Daniel Carriço, Miguel Veloso e João Moutinho, entre muitos outros.
Segundo as várias fontes contactadas pelo Record, o Sporting apercebeu-se ainda de um aspeto que preocupava o pai de Rafael Leão: o transporte. António Leão não tinha capacidade financeira para suportar, quase diariamente, o percurso escola-treino-casa, até pela distância envolvida. O clube leonino assegurou que o pequeno Rafael teria direito a utilizar a transportadora da escola para o treino (Cidade Universitária, em Lisboa) e, depois, do treino para casa (Amora, distrito de Setúbal).
O Benfica havia proposto uma solução semelhante, mas António Leão não sentira tanto esforço por parte do clube da Luz. Mais: o pai de Rafael Leão chegou a desabafar que, depois de assinar pelo Benfica, as águias nunca mais disseram nada. Tinham-se passado dois meses e o silêncio, de certa forma, começou a incomodar. Ao mesmo tempo, os argumentos do Sporting soaram tão bem que Rafael Leão também assinou uma ficha de inscrição pelos... leões.
Os regulamentos da AF Lisboa diziam que um jogador que tivesse assinado por dois clubes corria o risco de ficar suspenso até haver uma decisão da entidade. Mas as regras também contemplavam uma forma de evitar a sanção. Basicamente, era necessário oficializar a preferência pelo clube pretendido através de uma carta entregue na AF Lisboa 30 dias antes do início das inscrições. "Eu, António Leão, confirmo que o meu filho, Rafael Leão, assinou fichas de inscrição pelo Benfica e pelo Sporting e que o clube que ele pretende representar a partir da próxima época é o Sporting", terá sido, mais palavra, menos palavra, a mensagem assinada por António Leão, porta-voz da decisão do pequeno Rafael.
Esta carta era a prova de que o Sporting havia, oficialmente, ultrapassado o Benfica na corrida. Mas o regulamento tinha outra norma que, de certa forma, podia complicar o processo: em caso de assinatura por mais do que um clube, a AF Lisboa validava a inscrição que fosse efetuada primeiro. O emblema de Alvalade não arriscou e, por isso, o secretário técnico foi para a porta da AF Lisboa às... 5 da manhã de 1 de julho, dia das inscrições. Assim, o Sporting ficou em primeiro lugar na fila, antecipando-se na inscrição de Rafael Leão e de outros jogadores desviados do Benfica.
A época 2008/09 marca o início da história de Rafael Leão como jogador do Sporting. De lá para cá, o caminho foi percorrido quase sempre um escalão acima do que a idade indicava. Em 2015, então com 16 anos, assinou contrato profissional; entretanto já renovou até 2022 e com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Um valor que o emblema leonino considera insuficiente, e daí que tencione subir para... 100 milhões de euros. Esta é, também, uma forma de avisar os interessados de que, para contratar o avançado, será preciso abrir os cordões à bolsa. O Manchester City surge, tal como Record noticiou, na lista de tubarões que segue o jovem de 18 anos, conforme comprovam as várias observações ao longo da época, até porque 2017/18 está a ser uma temporada de sonho. Estreia na equipa principal e com um golo como bónus; estreia nas competições europeias e estreia a marcar em clássicos. E os elogios de Jorge Jesus. "O Rafael Leão faz-me lembrar o Jordão, por ser desconcertante e forte no um para um. É um grande talento da Academia". Se não tivesse sido a persistência no passado, hoje Rafael Leão poderia ser uma promessa... do Benfica.

18 comentários:

  1. Poderia ser uma promessa do Benfica... e melhor jogador do que é. Não irá dar nada! É forte e rápido mas tem sérias deficiências técnicas.

    ResponderEliminar
  2. Os bancários monstraram-se esta sexta-feira indignados e revoltados pelo perdão de 94,5 milhões de euros de dívida à Sporting SAD pelo BCP e pelo Novo Banco e pedem explicações imediatas aos bancos.

    Conforme Record avançou, a Sporting SAD voltou a negociar as condições da sua reestruturação financeira com o BCP e com o Novo Banco, acabando por garantir um perdão de 94,5 milhões de euros de dívidas bancárias que tinham sido convertidas em Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC).

    "A confirmarem-se tais factos, é natural o aprofundamento da deceção e revolta dos trabalhadores face à perda sucessiva de condições de trabalho, à recusa de aumentos de retribuições e à apresentação de propostas de atualizações salariais ridículas, por parte de tais bancos", afirma a Federação do Setor Financeiro (FEBASE).

    A organização representativa dos trabalhadores recorda que o BCP congelou e diminuiu rendimentos dos seus trabalhadores, situação que ainda não foi totalmente reposta e reparada, "com a agravante da recusa de aumentos salariais".

    Enquanto o Novo Banco, "recorreu a um despedimento coletivo (cuja impugnação ainda corre nos tribunais), promoveu extinções de muitas centenas de contratos de trabalho eufemisticamente apelidadas de 'mútuo acordo' e continua a ameaçar destruir postos de trabalho em massa e fecho de balcões, acrescendo ainda uma tentativa generalizada de ameaça de redução das condições dos seus trabalhadores em regime de isenção de horário de trabalho", descrevem os bancários.

    "Atos de gestão danosa como o noticiado perdão têm de merecer veemente condenação por parte dos trabalhadores bancários, sublinhando-se que tornam ainda mais imorais e ilegítimos o agravamento das referidas condições de trabalho e a recusa de aumentos salariais dignos", considera a FEBASE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ZUZUPT • Há 10 minutos e 58 segundos
      Eu já FECHEI a conta que tinha no novo banco , de mim não levam nem mais um tostão , estes lagartos fazem vida de rei , batem recordes de compras , fazem pavilhões , tem treinador top 10 mais bem pago do mundo , gastam milhões e milhões nas modalidades só porque sim...e NÓS E QUE VAMOS PAGAR ISTO ? E AINDA SOMOS GOZADOS ? VÃO GOZAR MAS É PO .....

      Eliminar
    2. OS LESADOS DOS BES ANDAM A BERRAR PELO DINHEIRO QUE LHES ROUBARAM E DEPOIS ESTE BANCO DA TRETA VAI PERDOAR AOS CORRUPTOS VERDES CERCA DE 100 MILHÕES.

      Eliminar
    3. Se a PJ e o MP entrarem em campo alguém vai PRESO POR GESTÃO DANOSA

      Eliminar
    4. Os lampiões são tão ursos mas tão ursosssssss, que não se perguntam,como atrasados mentais que são, porque raio é que eles próprios, representados na figura de sua excelência, rei midas dos pneus, não pediram uma reestruturação financeira idêntica.
      P O R Q U Ê ? ? ?

      Eliminar
    5. Eu também já fechei a conta que tinha no novo banco e também outra que tinha no BCP. Fechei também a da CGD e abri uma conta na suiça.

      Eliminar
  3. Eu já caguei para esse banco. Nem mais um testo. fdp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem, aqui! Nem NB nem BCP!

      Eliminar
    2. Olha aí, é que o orelhas deve umas centenas de milhões de euros a esses mesmos bancos.
      É melhor averiguarem com o gabinete de crise, para que lado é que a cartilha pende.

      Eliminar
  4. VMOCADA


    "Bruno de Carvalho, no DN, fez um exercício de publicidade, do meu ponto de vista enganosa, sobre o virtuosismo da sua gestão e da situação financeira leonina em prol do próximo empréstimo obrigacionista da Sporting SAD. Não sou seu correlegionário nem investidor, mas há três passagens merecedoras de comentário.
    Saber negociar: Investir em obrigações do Benfica poderá ser mais arriscado que no Sporting (cuja SAD, pela primeira vez na história das SAD, falhará um prazo de reembolso) devido ao possível desinteresse dos bancos em cobrirem um eventual incumprimento, pois o Benfica deixou de ter relação com a banca. Sugere, portanto, que o Benfica, por não ter dívidas à banca, poderá criar maior apreensão aos investidores que as entidades devedoras incluindo, as incumpridoras.
    A anedota: Diz que há um risco relativo a questões reputacionais associadas ao Benfica (e-mails). Avisem-no já: Pagar a tempo e horas mitiga o risco de desconfiança dos investidores!
    O escândalo: 'Preço de compra de cada VMOC a 30 cêntimos (...) sem aumento das taxas de juros e sem entrega de garantias adicionais aos bancos'.
    As VMOC, subscritas pelos bancos por 1€ cada, serão recompradas pela Sporting SAD por 0,30€. Significa isto que existe um perdão implícito de 70% a uma SAD que se gaba de ter um activo que 'ascende a 287M€' e uma 'boa situação financeira'. Por artes mágicas, 135M€ de dívida passam 40. E relembro que um dos intervenientes, o Novo Banco, está intervencionado pelo Estado, tendo anunciado recentemente nova injecção de capital (721M€) por via de empréstimo estatal ao Fundo de Resolução... para cobrir imparidades. Caro contribuinte, seja bem-vindo à Junta de Salvação Leonina!"

    João Tomaz, in O Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como contribuinte informo já o governo que se esta trafulhice não for revertida deixarei de votar em todas as eleições. Vão gozar com o caralho. Paguem aos LESADOS DO BES SEUS ladroes. PJ tem que meter alguém na cadeia

      Eliminar
  5. Como é possível um banco embarcar nesta trafulhice??? O governo tem que intervir.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho que pagar a minha casa até ao fim. GATUNOS. Isto é o Robinho dos Bosques ao contrário. Roubam aos pobres para dar aos ricos.

    ResponderEliminar
  7. Tenho 60 mil de dívida.... Se eu
    Visitar Alvalade serei perdoado da mesma? 🤔😍🤑

    ResponderEliminar
  8. Mas quando é que esta gentinha hipócrita e sem vergonha na cara, mete nas hastes que há um gajo que sozinho deve 10 vezes mais do que esta renegociação garante ao Sporting?
    E nao venham com a conversa do "está a pagar"... Os lesados do BES foram lesados porque esse banco e outros andaram a injectar dinheiro nos clubes durante anos, sem controlo nenhum. E não só nos clubes.
    Toda a gente sabe que o traficante dos pneus era um dos maiores devedores ao antigo BES e continua a ser, por consequencia, um dos maiores devedores ao NovoBanco.
    Toda a gente sabe que a mudança de estratégia do traficante há 2/3 anos, quando começou a "apostar" na formação e a reduzir os investimentos na compra de jogadores, teve a ver precisamente com o fechar da torneira dos bancos. Porque já não podiam suportar mais os desvarios de uns quantos dirigentes da bola que mantêm os palhaços entretidos.

    Portanto, se o BES faliu não é por causa do Sporting certamente.
    É por ter permitido que houvesse gente a dever-lhe 600M.

    Os lesados do BES já se indignaram com isto?
    Os bancários idem?

    Então, para a acabar, indignem-se aqui com isto também, caso contrário bem podem continuar a ladrar:

    Jornal de Negocios (20/01/2018)
    "!Novo Banco reestrutura dívida de Luís Filipe Vieira"

    O presidente do Sport Lisboa e Benfica era um dos maiores devedores do Banco Espírito Santo (BES). As dívidas rondam os 400 milhões de euros.
    Durante cerca de um ano e meio, o Novo Banco e Luís Filipe Vieira negociaram a dívida do presidente do Benfica.
    Quando o BES colapsou, Vieira era um dos maiores devedores do banco, com uma dívida superior a 400 milhões de euros relacionada com vários negócios do ramo imobiliário."

    E já nem vou perder tempo a relembrar a história de como um encornado que foi presidente da Câmara do Seixal ofereceu os terrenos para a construção da academia do Dubai, constryção essa feita pela Britalar (empresa do "caniche" Salvador...).

    Se fosse à lampiursagem ficava era bem caladinha. Não vá alguem desenterrar certos crimes antes de prescreverem, que lesaram o país em muitos mais milhões do que esta RENEGOCIAÇÂO DA DIVIDA do Sporting.

    O Soares Oliveira não é o Midas 2 das finanças lampiursas? Perguntem-lhe a ele o que pensa desta renegociação e porque não pede ele uma aos bancos a quem o encornadense deve dinheiro?
    Com isto é que os ursos se deviam preocupar: porque não se mexe o meu clube para conseguir o mesmo que os adversarios?
    E pq não se ouve ninguem do meu clube a criticar esta renegociação, mandando-se no entanto os peões para ladrarem na imprensa sobre o assunto, como agora fizeram os bancários (esses mesmos que nunca abriram pio sobre a divida de um criminoso chamado Vieira?
    Porque se indignam tanto com um assunto relacionado com uma instituição/empresa, mas nao se indignam com a divida 10 vezes superior de um certo "cidadão"?

    Ser encornado é isto.
    Hipócrita e sem vergonha na tromba.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...