23 maio 2018

Preparador físico de JJ, conta terror vivido na Academia e...abandona o futebol. “Fui atacado com uma tocha a 240 graus”; Confirmado telefonema de Pinto da Costa a Bruno de Carvalho; Membros do Universo Sporting contactaram empresários e advogados para impedir rescisões. O que os jogadores podem alegar. Código de Trabalho define valor a pagar pelo clube ou...pelos atletas

Francisco J. Marques confirmou a chamada feita por Pinto da Costa a Bruno de Carvalho a garantir que não contrataria jogadores do Sporting no caso de existirem rescisões.
"O FC Porto nunca se aproveita da fragilidade dos seus rivais. Nunca o fez no passado. Nem com Jorge Gonçalves, nem Jorge de Brito, e o FC Porto nunca deixou de vencer por causa disso. Pelo que soube, o presidente ligou a Bruno de Carvalho e disse que não compraria jogadores do Sporting se houvesse rescisões.Isto tem a ver com uma ética superior. Quando se fala em defender o futebol também é isto… O Sporting é um rival que nos deu amargos de boca este ano, mas não é por isso que nos vamos aproveitar de uma fragilidade como esta para ir lá sacar jogadores... E há lá jogadores de muito grande qualidade!", referiu, no programa Universo Porto da Bancada, do Porto Canal.

“Fui atacado com uma tocha a 240 graus”. Mário Monteiro, preparador físico da equipa de técnica do Sporting, relatou em exclusivo ao JN o que se passou em Alcochete, no passado dia 15, quando cerca de 40 elementos da Juve Leo invadiram a Academia e agrediram jogadores, treinadores e staff. Assumiu ainda que vai abandonar o futebol, como consequência dos atos de que foi alvo.
“O que se passou foi absolutamente traumatizante. Foi um ato terrorista. Um filme de terror. De repente, entram pessoas na Academia a gritar, a lançar tochas e a agredir”, começou por contar, acrescentando: “Penso que fui um alvo acidental dos agressores. Fui atacado nos pulsos e no tronco com uma tocha a arder a 240 graus centígrados. Estou há 25 anos no futebol profissional e nunca, mas nunca, pensei viver o que vivi”.
É que depois do que passou, Monteiro, de 55 anos, não considera estar capaz de continuar a trabalhar no Sporting. “Estou de rastos, sem condições psicológicas para voltar à Academia. Sinto-me inseguro e perseguido. Apresentei queixa na polícia e vou pedir proteção para a minha família”, revelou, explicando ainda as sequelas: “Tenho muita dificuldade em adormecer e, no meio dos pesadelos, acordo como se estivesse na guerra do Iraque. Vou voltar à escola onde estou colocado como professor de Educação Física, em Vila Nova de Famalicão”.
É que, além do trauma vivido, há outro fator que está a preocupar o preparador físico: ainda há agressores à solta. “As câmaras de segurança filmaram 38 pessoas a entrar. Estão 23 em prisão preventiva. Portanto, há 15 indivíduos que não estão identificados, que estão soltos e que podem ser um perigo para a equipa técnica e para o plantel”, lamentou, referindo ainda que perdeu, também, toda a confiança nos responsáveis da SAD leonina: “Na Academia só se entra com autorização. Ninguém entra sem estar identificado. Não sei quem deu autorização ao grupo para entrar”. Já sobre os outros agredidos, Mário Monteiro disse ao JN que cada um responde por si, “mas está toda a gente muito afetada”. E a Taça de Portugal perdida para o Aves (1-2) “foi consequência de tudo o que se passou”. “Os jogadores queriam, mais do que nunca, ganhar, mas emocionalmente estamos todos de rastos e aterrorizados. Não é normal o Gelson falhar dois golos, nem o Bas Dost não marcar”.
“As feridas físicas são as mais fáceis de curar. O trauma emocional é que vai demorar muito, muito tempo a passar”, rematou.

Figuras tentam estancar hemorragia. Os jogadores e a equipa técnica do Sporting seguiram para férias, mas em Alvalade reina tudo menos o... descanso. A isso obriga o cenário que está firme em cima da mesa, com a intenção de vários jogadores avançarem para as rescisões dos respetivos contratos. Segundo o Record, os atletas que ponderam esta opção – casos dos capitães Rui Patrício e William, para além de Gelson ou Acuña - estão a fazê-lo de forma individual, descartando assim a apresentação de uma ação conjunta. No entanto, segundo o diário, alguns nomes emblemáticos do Universo Sporting fizeram um último ‘pressing’ junto dos respetivos advogados e empresários dos atletas. O tudo ou nada para que as rescisões fiquem na gaveta, tentando assim devolver alguma paz à crise profunda.
Neste sentido, escreve o Record que o plantel está de momento ‘fracionado’ em três ‘estados de espírito’: aqueles que estão decididos e irredutíveis em alegar justa causa para rescisão; os que deram um passo atrás e se encontram na expectativa em relação ao futuro diretivo do clube; os que em momento algum contemplaram esta hipótese e pretendem seguir de leão ao peito.
Independentemente da vontade de cada um, todo o processo de rescisões será moroso. A confirmar-se, tudo pode estender-se para lá do fecho do mercado de transferências, o que terá consequências no futuro a curto e médio prazo dos jogadores e do Sporting.
A mais que provável impugnação dos leões às tentativas de rescisões ‘arrastará’ o litígio para as barras dos tribunais e trará a ameaça das indemnizações. E o mercado de transferências aí ao lado...
Mal o jogador formalize a intenção de rescindir, considera-se desvinculado. Porém, se assinar por um outro clube, esse emblema pode suportar um encargo financeiro, caso seja dada razão ao anterior empregador, neste caso o Sporting. Soraia Quarenta, vogal da Associação Portuguesa de Direito Desportivo, remete, ao Record, ao Artigo 26.º da Lei 54/2017 do regime jurídico do contrato de trabalho do praticante desportivo. "Caso não haja justa causa e o atleta já tenha outro clube, presume-se que essa nova entidade aliciou o atleta para tomar essa posição. Se não for provado que esse clube nada teve a ver com a rescisão, então a indemnização devida à anterior entidade terá de ser dividida pelo jogador e pelo novo clube."
Em relação à invasão à Academia Sporting, em Alcochete, que de resto despoletou o desejo em vários jogadores de abandonarem de imediato Alvalade, a segurança presente no local pode ser alvo de análise em todo este processo.
Caso uma entidade faça segurança direta, com meios próprios, será responsabilizada por qualquer violação, mas o mesmo não sucede se tiver sido contratada uma empresa externa.
"A haver falha de segurança, é preciso provar-se muito bem. Quando se contrata uma empresa, presume-se que a mesma vá ao lugar, veja as necessidades de segurança e informe o cliente da necessidade de elementos. O Sporting pode alegar que seguiu o que lhe foi recomendado. Nada fazia prever o que aconteceu. Era um dia normal e um treino normal. No entanto, segundo o que foi veiculado após o incidente, se alguns elementos foram avisados do que ia acontecer, isso é diferente", frisou Soraia Quarenta.
No campo das indemnizações que seriam devidas do clube ao jogador, ou vice-versa, tal será definido pelo que consta no Código de Trabalho e sempre variável de caso para caso. A indemnização será, então, calculada com base em certos termos legais. Ora, neste âmbito, na eventualidade de não se conseguir provar a justa causa e consequentemente o Sporting tiver razão, os leões podem alegar uma série de motivos para indemnização. Para além do previsto em termos legais, ou seja a rescisão unilateral de contrato por parte do jogador, podem acrescentar ainda danos patrimoniais, tanto ao rendimento desportivo da equipa ou danos morais à imagem do clube.

12 comentários:

  1. Presume-se que "Ética superior" implica tb ajudar árbitros com os problemas conjugais dos paizinhos deles, além de implicar tb passar um ano a ler suposta correspondência privada. Percebe muito de ética, este Chiquinho.

    ResponderEliminar
  2. Sim basta lembrar do caso do Futre.. etc.. enfim

    ResponderEliminar
  3. fui eu que ouvi mal, e juro que nao estou a ser irónico nem a relativizar o que se passou mas:

    Eduarda Proença de Carvalho, julgo que na TVI, disse mais ou menos isto:

    os jogadores estavam tao traumatizados que estavam na "sala de jogos" uns a jogar no telemóvel, outros matraquilhos, muito preocupados com as suas famílias.

    sinceramente nao sei se isto que ela disse era a referir.se aos jogadores depois do ataque a Alcochete mas se alguém me souber esclarecer...

    ResponderEliminar
  4. Mário Monteiro, podes ir de volta. Como preparador físico deixaste muito a desejar. Agora começam-se a juntar as peças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo! O Bruninho fica Tb a tratar do físico dos jogadores. Ou ele ou o Mustafá.

      Eliminar
    2. Verdascas

      nao é inocente, aqueles que diziam ser um escândalo um Presidente pagar 7 milhões ao treinador, andarem agora com chapéus e camisolas a dizer "GAJ" Grupo de Amigos de Jesus, e nao me cheira que isto seja com intenção religiosa.

      Jesus traiu o Bruno e cheirou-lhe a mais dinheiro se se mantiver do lado do Ricciardi/sobrinho/rogerio alves

      alias,

      basta ver a put# da lata do octavio machado a dizer para lhe aumentarmos o ordenado, coitado ja ganha pouco para o que nos dá a ganhar e a jogar, e metermos uma clausula de 300 milhoes, nao va os gajos das arabias virem buscar o metre da tatica.

      o William fazia magia com o Leonardo e marco silva...com o JJ tem vindo a descer e descer e descer...mesmo antes de qualquer atrito com o Bruno ou outro qualquer.

      JJ tem de sair

      jogadores da casa têm de sair.

      eu lembro-me de no inicio da época muita gente dizer que o William ia jogar amuado porque queria sair...agora já é um jogador à Sporting?

      desde o post do Bruno começámos a jogar à bola, até ao atlético ganhámos e pasmem.se...nao jogou o William nenhum dos jogos até que entrou o William contra o carnide marítimo e taça de portugal e.....nao ganhámos mais nenhum jogo....

      Eliminar
  5. Coitado do paulinho de serviço, apanhou-se sozinho no blog as 4 da manhã e achou-se o rei do pedaço, agora que já toda a gente está cá e já lhe respondeu a letra já vai amansar como sempre. Vida de paulinho amestrado e dificdi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e nao aparecesse o vitoriazinha!!

      voces sao tao fakes que até os coxos que têm vao operá-los para disfarçar...

      Eliminar
    2. O vitoriazinho tem que estar aqui sempre para te ensinar e humilhar, Paulinho. Por isso é que, volta e meia, deixas de responder, porque não consegues lidar.

      Eliminar
    3. Dizem que o Paulinho perdeu tb o campeonato de Boccia. Por isso é q ele está assim.

      Eliminar
  6. Rescisão?Porquê?

    A vingança é um prato que se serve frio....devem ficar no Clube e destruir a Bruna

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...