16 maio 2018

"Jogadores do Sporting podem avançar para a rescisão por justa causa"; Sporting abre processo ao funcionário envolvido nas suspeitas de corrupção; Benfica negoceia lateral; Camisolas do FC Porto rendem 6.4 milhões por ano

A presença dos principais patrocinadores dos dragões nos equipamentos do clube rende à SAD azul e branca 6,4 milhões de euros por temporada. Os valores, que até agora não tinham sido tornado públicos pela sociedade presidida por Jorge Nuno Pinto da Costa, estão presentes no prospeto da oferta da nova emissão obrigacionista da FC Porto SAD, que espera obter um financiamento de 35 milhões de euros.
De acordo com este documento, o patrocínio da Altice na frente das camisolas tem um "valor anual de cinco milhões de euros". Recorde-se que este contrato arrancou a 1 de janeiro de 2016 e cessa a 30 de junho de 2023. 
Por sete temporadas e meia, a Altice paga aos dragões 37,5 milhões. Este montante, refira-se, está englobado no pacote de 457,5 milhões do contrato assinado no final de 2015 entre Pinto da Costa e Patrick Drahi, cuja maior componente (cerca de 335 milhões) diz respeito aos direitos televisivos e que entra em vigor a 1 de julho deste ano, rendendo aos dragões perto de 30 milhões na próxima época. O restante (85 milhões) diz respeito ao direito de transmissão do Porto Canal (por 12 temporadas e meia, com início a 1 de janeiro de 2016) e à exploração comercial de espaços publicitários do Estádio do Dragão (por 10 épocas, com arranque também a 1 de julho deste ano). 
Se a presença na parte da frente das camisolas dá ao FC Porto cinco milhões/ano, o patrocínio nas costas do equipamento rende 1,4 milhões/temporada. O valor pago pela Unicer, que publicita marcas como a Super Bock, está presente no mesmo documento. 
O contrato atualmente em vigor termina no final da próxima temporada (30 de junho de 2019), data em que se assinalam os 25 anos anos de ligação entre as duas empresas. 
O único contrato cujo montante não foi divulgado foi o da New Balance, marca que equipa os azuis-e-brancos desde 2014/15. Este vínculo foi renovado em março e está em vigor até 2024.

O Benfica estará a negociar a contratação de Aarón Martín para a lateral esquerda. Presidente e diretor desportivo do Espanhol estarão no Seixal, segundo avança o "Mundo Deportivo". 
Segundo o jornal catalão, Chen Yansheng e Òscar Perarnau reuniram com os seus homólogos para formalizar a tranferência do lateral espanhol. Os homens do Espanhol pedem cerca de 17 milhões, mas o Benfica apenas estará disposto a chegar aos 10 milhões.
O intereresse em Aarón Martín acautela a possível saída de Grimaldo, jogador com muito mercado. O lateral benfiquista tem sido fortemente associado ao Nápoles.
Aarón Martín fez 31 partidas no campeonato espanhol e conquistou um título europeu de sub-19 por Espanha, em 2015.
Viagem dos responsáveis do clube catalão pode não ter que ver apenas com a venda de Martín. Em causa poderá estar um acordo de parceria entre clubes.
Segundo o "Mundo Deportivo", os responsáveis catalães ter-se-ão encontrado com Rui Costa, que lhes terá mostrado o Caixa Futebol Campus. A intenção do Espanhol será a importação do modelo das águias.
Jogos amigáveis e empréstimos de jogadores podem, também, estar em cima da mesa.

O Sporting abriu um processo de inquérito ao funcionário do gabinete de apoio ao atleta Gonçalo Rodrigues, que alegadamente está envolvido num esquema de favorecimento aos leões no campeonato de andebol de 2016/17. Ao jornal O Jogo, fonte do clube disse que a "a administração chamou o funcionário Gonçalo Rodrigues", em função das notícias veiculadas esta terça-feira, "sobre o seu alegado envolvimento" neste caso, tendo este respondido que está de "consciência absolutamente tranquila".
"A administração decidiu abrir um processo de inquérito para apurar qual o seu envolvimento no que veio publicado no Correio da Manhã. Na sequência disso, Gonçalo Rodrigues autossuspendeu-se de funções enquanto durar o processo de inquérito", revelaram ao diário.

"Jogadores podem avançar para a rescisão por justa causa". Esta é a opinião de Pedro Rosa, especialista em Direito do Trabalho Desportivo, sobre o que poderá vir a acontecer em Alvalade.
"Podem avançar para a rescisão por justa causa, uma vez que é obrigação da entidade empregadora, qualquer que ela seja, de garantir os meios e a segurança para a prestação do trabalho em condições salutares e salubres", explicou Pedro Rosa, especialista em Direito do Trabalho Desportivo. 
"O Sporting, certamente, falhou nessa obrigação, tal como já tinha falhado na noite de domingo nas garagens do Estádio José Alvalade, onde uma segurança apta podia ter impedido a entrada de adeptos", explicou ainda.
Pedro Rosa insiste na ideia de que os jogadores podem, perante o que sucedeu, pedir rescisão do contrato de trabalho por justa causa. "Se existiu uma invasão desta magnitude, dificilmente se poderá dizer que o clube cumpriu essa obrigação de defesa dos próprios atletas, tanto mais que se sabia desta instabilidade. Não é algo que seria totalmente surpreendente tendo em vista o ambiente que se vivia desde a derrota na Madeira, que já antevia altercações entre adeptos e equipa, pois estes já tinham sido abordados. Isto não surge vindo do nada e medidas deviam ter sido acauteladas à priori".
O caso mais grave, pelo que já é público, tem Bas Dost como protagonista, merecendo do especialista em Direito do Trabalho Desportivo uma análise à parte. "[Bas Dost] sofreu uma agressão física. Que condições psicológicas tem o jogador para manter a confiança? Ele terá de analisar, mas, em tese, estão eventualmente reunidos requisitos para que se avance com uma rescisão com justa causa".
Apesar de defender a existência de razões, por parte dos jogadores, para a rescisão por justa causa, Pedro Rosa explica ainda que o Sporting pode alegar não ser responsável pelo que sucedeu em Alcochete esta terça-feira. ""Se o Sporting fizer uma segurança direta, com os seus próprios meios, é totalmente responsável por esse controlo e qualquer violação lhe é diretamente imputável. Quando essa é responsabilidade de uma empresa, com alvarás e todas as condições que deveria ter, o Sporting tem mais um meio de defesa, que é dizer eu confiei a segurança a um terceiro competente para o efeito e não falhei na minha obrigação tanto quanto ela me poderia ser imputada".

7 comentários:

  1. Pena esses capangas nao terem partido os cornos ao Bruno de Carvalho e depois atarem pedras a cintura e atirarem-se ao mar num suicidio colectivo. Merda dessa que vive da droga e do roubo ,nao faz falta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganaste-te, escreveste Bruno de Carvalho quando querias dizer Luis Filipe Vieira.

      Eliminar
    2. Ouve lá ó fanático alucinado, que tem a ver o Vieira com isto? Por causa de merd@ como tu é que o Sporting está neste lindo estado. Não sejas imbecil. Faz lá a rezinha ao teu lider e deixa os outros em paz. Patético

      Eliminar
    3. Escreveste "Merd@ dessa que vive da droga e do roubo, não faz falta".

      Quem foi condenado por roubar um camião foi o Vieira, quem vive da droga e pasmem-se "não sabia" que no carro onde andava tinha droga a ser traficada foi o Vieira. A Porta 18 está aberta ao Vieira.

      Patético és tu ignóbil criatura que vens imputar os crimes do teu presidente em nome dos outros. Aliás, só te respondo destas tuas acusões, porque há mais crimes de que o Vieira é acusado, vulgo caso LEX ou vais dizer que foi o Bruno que ofereceu um job ao Juiz Rangel?

      Fica-te mal tentares meter os gelados que pões na testa, nas testas dos outros.

      Eliminar
    4. O Bruno é que é bom. Por mim que fique lá muiiiiiiiiiiiiitos anos. Dá-lhe Bruno, afinal há mais malucos que tu, por exemplo este que escreveu antes de mim.

      Eliminar
    5. Engrançado que o maluco sou eu, mas calei-te. Quando se fala dos crimes dos Orelhas, vocês borram-se todos e acabam por não ter outro remédio que ir embora com o rabo entre as pernas.

      Eliminar
  2. parvoíces andar a meter o clube de carnide nessa nessa guerra, que só existe por culpa de certos "ditos" sportinguistas

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...