29 maio 2018

JJ já falou com BdC. Presidente pressionado para manter o treinador; Reunião para decidir futuro de Bas Dost. Há várias propostas além...da rescisão (clubes pagam a indemnização); Bayern Munique atrasa Renato Sanches

O interesse do Benfica na contratação de Renato Sanches é real mas o Bayern Munique não facilita. Afinal, o emblema bávaro já fez saber que o médio terá de ser observado pelo novo técnico, Niko Kovac, nos trabalhos de pré-temporada. E só depois disso poderá vir a ser libertado para nova cedência.
Para além disso, mesmo que o ex-treinador do Eintracht Frankfurt decida que Renato Sanches não tem espaço no Bayern Munique em 2018/19, a SAD encarnada já está igualmente avisada de que terá de suportar na totalidade os salários do internacional português, de 20 anos. Ou seja, Bulo terá mesmo de baixar os vencimentos durante um ano, pois Luís Filipe Vieira também não está aberto a cobrir os mais de 1,5 milhões de euros líquidos que o jovem aufere, escreve o Record.

A situação de Bas Dost em Alvalade pode ficar clarificada em breve, podendo para tal ser decisivo o papel de Augusto Inácio. Tal como o próprio admitiu na RTP3, o novo diretor-geral para o futebol do Sporting tem-se desdobrado ao longo da última semana em contactos com os empresários dos jogadores dos leões, tanto para debater a próxima época como para impedir a formalização de pedidos de rescisão por justa casa. Ora, neste sentido, e de acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, Inácio acordou reunir-se com o representante de Dost, Gunther Neuhaus. Uma conversa que será decisiva para esclarecer qual o próximo passo a dar por parte do goleador holandês.
Elemento fundamental em Alvalade desde que trocou o Wolfsburgo pelos leões, no verão de 2016, como comprovam os 70 golos em 90 jogos, Dost , de 28 anos, reconhece a importância do Sporting na sua carreira. No entanto, ficou profundamente magoado com todos os incidentes na reta final da época finda, entre críticas de Bruno de Carvalho aos jogadores até à invasão à Academia, onde de resto foi o jogador fisicamente mais afetado com as agressões. Dost pesa todos estes fatores na balança que decidirá a sua continuidade ou saída, ainda que, escreve o diário, seja favorável a uma mudança diretiva, um cenário que BdC já afastou e só poderá ocorrer após a assembleia geral extraordinária, caso os sócios assim o desejem.
E é neste sentido que volta a ser fulcral o papel do seu agente, que o tem aconselhado no sentido de não formalizar, para já, o pedido de rescisão, optando sim pelo desenrolar dos próximos capítulos no que diz respeito aos órgãos sociais do clube. Ainda assim, apesar de estar a gozar de um curto período de férias, o avançado sabe que não poderá esperar muito tempo, dado que o pontapé de saída nos trabalhos de pré-época nas principais ligas está já aí ao virar da esquina. Aliás, se quiser rescindir, terá de avançar com o pedido até ao dia 14 de junho.
Dadas as prestações alcançadas em Alvalade, Bas Dost voltou ao radar dos principais clubes europeus. Em Itália é público o interesse do AC Milan mas, segundo o jornal Record, também há ofertas de clubes alemães e franceses. O facto de o internacional holandês poder rescindir o contrato unilateralmente com justa causa ainda o torna mais cobiçado pois existe a possibilidade de deixar Alvalade a custo zero. Segundo o diário, algumas das equipas que contactaram o atacante também já se disponibilizaram a pagar uma eventual indemnização, caso o camisola 28 dos leões avance para a justiça, e os seus argumentos não sejam reconhecidos.

A relação entre Bruno de Carvalho e Jorge Jesus está longe de ser a melhor, mas segundo o Record presidente e treinador já se reuniram após a derrota na final da Taça de Portugal. Os dois homens fortes do futebol mantiveram uma longa conversa, abordaram o passado, o presente e o futuro e falaram sobre os temas fraturantes da atualidade leonina... inclusive a continuidade do treinador na próxima época.
Jesus e restante equipa técnica – que ontem esteve reunida ao almoço para assinalar o final de mais uma época – foram informados de que teriam de se apresentar em Alcochete no dia 21 de junho. Isto foi confirmado por Augusto Inácio a todos os elementos, excluindo Mário Monteiro, que decidiu dar um outro rumo à carreira após o dia de terror na Academia.
A decisão de Bruno e restante estrutura de futebol prende-se por dois fatores: a falta de opções de qualidade no mercado e o impacto político que a potencial saída de Jesus poderia ter.
Apesar dos vários nomes colocados em cima da mesa – Miguel Cardoso, do Rio Ave, era um dos treinadores que reunia admiradores –, BdC e Inácio chegaram à conclusão de que Jorge Jesus é, ainda nesta altura, o elemento mais capacitado para liderar o projeto. Apostar num novo treinador seria começar do zero e o novo diretor entende que o Sporting não se pode dar a esse luxo.
Quanto às questões políticas, a explicação é simples: BdC não sabe qual o impacto que a saída de Jorge Jesus poderia ter nesta altura. Apesar da má época, o técnico continua a ter apoios em Alvalade e a saída poderá fragilizar, ainda mais, a posição do presidente.
Apesar de ter sido despedido numa reunião com o BdC, mas não tendo recebido qualquer suspensão ou confirmação da saída, o técnico ainda poderá manter-se ao leme do Sporting. Esse é hoje o desejo de BdC. Mas não será de descartar a quebra de relações entre as partes. A indemnização para Jesus seria de 7,8 M€, um valor que o Sporting... não quer pagar. Certo é que Inácio gostava de ver toda a situação resolvida até final da semana, de forma a poder preparar o plantel da próxima temporada a tempo e horas.

9 comentários:

  1. Um treinador que faz uma época inteira com o mesmo onze, não tendo qualquer noção de que tem de refrescar a equipa para a manter em índices físicos aceitáveis. Com o cansaço acumulado a equipa nos ultimos quatro meses da época andava de rastos, mas jogaram sempre os mesmos até ao fim. Um treinador medroso que perante equipas do mesmo valor joga sempre para o empate. Um treinador que não utiliza jogadores que não foram escolhidos por ele, não se importando de com isso prejudicar a equipa. Caso mais flagrante é Wendel. Jorge Jesus é uma fraude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Bruninho o nosso Deus. Amen.

      Eliminar
    2. Viva o sporting Clube Bruno de carvalho !

      Eliminar
  2. HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DO MESTRE UBU
    Ufano, imperial, impoluto, Mestre Ubu dos Três Olhos Offshores gritava havia muito aos sete ventos que o clube mais puro e vencedor de Portugal e do mundo era o seu. Lá não entravam a corrupção, as claques assassinas, a violência desbragada, a discórdia, era tudo metal fino, nada que cheirasse a Benfica. Mais: lá respirava-se saúde financeira a rodos.
    Claro que os resultados no futebol de onze não eram abonatórios, nacional e internacionalmente, mas isso seria curado com crítica e eventual punição, coisas que o Mestre Ubu fizera conhecer aos jogadores a quem chamou meninos mimados.
    Porém, um dia certo jornal amante de escândalos tsunamicos anunciou que o clube do Mestre estava cheio de corrupção com resultados comprados no andebol e no futebol através do team manager. A polícia interveio, gente foi de imediato constituída arguida. Logo depois um grupo de energúmenos da Juve Leo invadiu Alcochete, destruiu e agrediu jogadores e técnicos, na sequência lógica de ameaças anteriormente feitas pelo Grande Líder - autor moral - aos jogadores de futebol de onze.
    Surgiu o terramoto. A porcaria revelada foi tão intensa, os estragos morais tão profundos, que logo apareceu gente querendo destronar o Mestre. Mas o espertalhão do Mestre demagogo juntou o seu Estado-Maior e passou ao contra-ataque, eliminando da oratória a corrupção, dando emprego a um porta-voz não menos falador do que ele e - para obter adesão emocional - transformando os inimigos internos em agentes do grande inimigo externo, com rosto bivalente, accionista e benfiquista. E lançou o alerta: se ele não continuasse a presidir o clube e surgisse uma assembleia-geral para o destituir, não seria possível obter um empréstimo obrigacionista de 18 milhões de euros, situação que poria o clube em dificuldades financeiras. Por outras palavras: afinal a prendada saúde financeira do clube está tuberculosa.
    Porém, para gáudio do Mestre, os jornalistas da medíocre imprensa escandaleira rapidamente abandonaram o filão da corrupção (sempre na mira de certa imprensa quando se trata do Benfica), da violência em Alcochete e do empréstimo obrigacionista e agarraram-se, como lapas, ao fala-barato Mestre, à retórica do falador de longas tiradas à Castro. Assim, a imprensa fofoqueira fez do escroque o rei da media portuguesa, arauto de tudo menos da porcaria que o alimenta sem pausa nem desgosto, servido diariamente em menus abundantes e ruidosos.
    E se houver assembleia-geral lá para Junho - coisa para duvidar -, os jagunços do Mestre lá estarão para aplainar os ânimos e lubrificar as fidelidades.
    No seu livro, Alfred Jarry pôs o Mestre Ubu a dizer o seguinte: "Eu ficarei no meio como uma cidadela viva e vós outros gravitareis em torno de mim".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai rezar a missa pro caralho e leva o Bruno & os Metralhas contigo

      Eliminar
    2. Deves andar a roubar a branca ao teu presidente, ai se o Bruninho sabe ...

      Eliminar
    3. A branca vendida na porta 18 provoca alucinações e inspirações para a escrita.

      Eliminar
    4. Quem cita Alfred Jarry num blog como este, merece respeito.

      Eliminar
  3. Lamps... branca é na porta 18... gelados na testa mais uma fez. Têm uns dentes lindos... tanto um como o outro! Vão mas é para casa bater nas vossas mulheres e filhos. Eles pensam que os pais são vocês por isso perdoam tudo. Foi um leão que as enrrabou e ele vos defecou... slbosta!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...