08 maio 2018

Jaime Marta Soares quebra o silêncio em Alvalade; Pinto da Costa impõe investimento; A prioridade dos dragões; Casillas volta a comentar situação no FC Porto

Iker Casillas voltou a abordar a sua situação no FC Porto desta feita aos microfones do programa El Larguero da Cadena Ser. O guardião abordou ainda do que depende a sua permanência do FC Porto.
"Não é só pelo FC Porto, pois estou agradecido a Pinto da Costa, ao clube e a todos os que me deram todo o seu carinho. Também é um pouco por mim. Vou sentar-me, pensar e decidir.
O FC Porto tem um lugar de preferência, como estou aqui sei que não vou estar em qualquer outro sítio. Não é uma questão de colocar pressão a ninguém, o clube e o presidente sabem. Não tenho queixas, além de que me acolheram muito bem num momento difícil."

Pinto da Costa não quer deitar a perder todo o trabalho de construção de um grupo vencedor realizado esta temporada e vai pronunciar-se no sentido de impor, junto da SAD, o investimento necessário para que seja possível manter algumas pedras-chave do plantel e, ao mesmo tempo, oferecer garantias de competitividade no mercado que assegurem a continuidade de Sérgio Conceição, escreve o Record.
Não foi por acaso que o líder portista mostrou inusuais cautelas sempre que teve de pronunciar-se em relação ao futuro, adiando decisões e até manifestações de vontade para as reuniões do conselho de administração da SAD. A questão de fundo prende-se com a rigorosa austeridade determinada por Fernando Gomes, administrador financeiro que conseguiu negociar um acordo benévolo para o FC Porto, face ao incumprimento das regras do fair play, e que por via disso tem sido intransigente no sentido de não acontecerem derrapagens nas contas.
Foi por esse motivo que Conceição pediu reforços até ao fecho do mercado de verão, tendo apenas de contentar-se com Vaná, e no inverno recebeu quatro reforços, sim, mas ‘low cost’ .
A vontade do presidente corresponde ao desejo dos adeptos, mas existem questões para resolver, apesar da melhoria de receitas em 2018/19, fruto da Champions e do novo contrato televisivo. A principal tem a ver com a UEFA que, em 2017/18, só permite 20 milhões de prejuízo A SAD orçamentou 17,590, mas nas contas do 1º semestre apresentou 23,296 milhões negativos. Está orçamentado um resultado positivo nas transações de passes de 55,082 milhões e, até agora, o único encaixe foram os 7,7 milhões de Indi para o Stoke City. Além de que os custos com pessoal continuam em níveis muito altos (38,054 milhões só no 1º semestre).

Luís Gonçalves deseja manter Sérgio Conceição no FC Porto. No primeiro ano ao serviço do FC Porto, Sérgio Conceição conseguiu trazer de volta a alegria de conquistar um campeonato nacional – algo que fugia dos dragões há já cinco anos.
Perante a excelente caminhada do técnico português, ninguém no emblema azul e branco o quer perder na abertura do mercado.
Em entrevista ao jornal O Jogo, Luís Gonçalves, diretor-geral do FC Porto, revelou o desejo de manter Sérgio Conceição pelo menos até ao final do seu contrato – que termina daqui a duas temporadas.
"O Sérgio Conceição tem contrato de dois anos e, portanto, acreditamos que vai continuar connosco. Gostaríamos que ele continuasse por mais anos. Ele trouxe-nos a alegria de viver o azul e branco. E isso, para mim, é o mais importante", começou por dizer.
"Todos os que amam o FC Porto sentem uma lágrima a correr pela face desde que ganhámos [ante]ontem. E isso é importante, porque traduz que o apoio da massa associativa do FC Porto voltou a ser algo inacreditável", salientou o dirigente portista.

Um mês depois da sucessão de acontecimentos que o levou a concluir que Bruno de Carvalho já não teria condições para continuar a ser presidente do Sporting, Jaime Marta Soares explica a reaproximação ao líder do clube, concretizada no último domingo, quando ambos assistiram ao dérbi de andebol e comemoraram juntos o título no Pavilhão João Rocha.
Foi longo mas discreto o caminho percorrido desde a crise institucional de abril – precipitada pelas críticas de BdC aos jogadores, na sequência da derrota com o Atlético Madrid – até ao recente encontro a dois que permitiu esclarecer posições, resolver diferenças e pacificar, de vez, o ambiente. Não foi, aliás, por acaso que Bruno de Carvalho e Marta Soares, após terem estado na tribuna, desceram ao recinto para festejar a vitória, tirar fotografias e até cumprimentar elementos das claques.
"Somos dois homens eleitos numa lista, integrados em órgãos sociais, com responsabilidades comuns, de conseguir levar o Sporting aos patamares de grandeza que efetivamente merece. É uma das maiores instituições do Mundo mas terá de crescer cada vez mais, todos os dias. E, por essa razão, tudo o que tenha a ver com o Sporting sobrepõe-se a qualquer problema momentâneo que possa ter acontecido", disse o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, ao jornal Record, quebrando o silêncio a que se havia remetido há praticamente um mês.
"Todos aqueles que foram eleitos para o Sporting Clube de Portugal têm de ser capazes de entender, sempre, que as instituições estão acima de todas e quaisquer questiúnculas que possam existir", reforça o comendador, de 75 anos.
Marta Soares justifica o comportamento adotado, quer na origem da crise, quer agora com esta reaproximação. "Sou um homem que digo as coisas no momento em que sinto tenho de as dizer. O que procuro, sempre, com as atitudes que tomo são soluções e não problemas. Estou absolutamente convencido de que, dentro desse espírito, as coisas que se tiveram de dizer, disseram-se", acrescenta.
O presidente da MAG recorda a obra feita pelo atual Conselho Diretivo e apela a um esforço conjunto a bem do Sporting. "As pessoas que estiveram num projeto sério não podiam, também, de um ano para o outro, deixar de ser as mesmas pessoas, com o mesmo sentimento de levar por diante esse projeto. E, por isso, têm de saber, dentro daquilo que é a sua responsabilidade, que não há espaço para guerrilhas pessoais, nem caprichos de espécie alguma", argumenta.
Jaime Marta Soares aplaude os títulos conquistados pelo Sporting em várias modalidades e a possibilidade de os leões levantarem a Taça de Portugal dia 20 no Jamor. "Como sportinguista que sou, com quase 60 anos de associado, acrescento a esse facto as responsabilidades institucionais que tenho, o que quero todos os dias é ver o clube da minha paixão a ganhar todas as competições em que efetivamente participe. Está à vista a quantidade de vitórias que estamos a ter. E acredito que muitas mais se vão seguir. É esse o meu desejo, que consigamos manter esta vontade de conquista e fazê-lo sempre dentro da nobreza dos valores do desporto", afirma o responsável da MAG do clube.
O mês de silêncio foi, para Marta Soares, um tempo de reflexão. Agora, como antes ou durante a crise, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting continua convicto de que é necessário conjugar vontades dentro do universo leonino. "Há que não dar espaço a certas pessoas, cujas movimentações não são por interesse ao Sporting", avisa o comendador. "Quer as pessoas que não agem por interesse do Sporting, quer aqueles que, com defeitos e virtudes, lutam pelo Sporting terão de criar um espaço para a concórdia e não para a discórdia", pede.
Antes de aparecerem de novo juntos em público, domingo, no Pavilhão João Rocha, Marta Soares e Bruno de Carvalho reuniram-se e conseguiram ultrapassar o impasse. Um encontro de 2 horas em que prevaleceu o objetivo comum, logo partilhado. "Somos os dois presidentes de uma grande instituição, cada um na sua área de responsabilidade [MAG e direção], na procura de um todo. Não podíamos deixar, nem um, nem outro, de conversar sobre as coisas sérias do Sporting", constata Marta Soares.

3 comentários:

  1. http://influenciaarbitral.blogspot.pt/2018/05/depois-da-federacao-entregar-medalha-ao.html


    VEJAM COM OS PROPRIOS OLHOS
    AS IMAGENS E MEDITEM NA VERGONHA
    DESTE CAMPEONATO

    ResponderEliminar
  2. Anónimo 09:02, Que passou se?

    Apaga tudo!!!

    Forte abraço.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...