07 abril 2018

"Os jogadores não mereciam, da parte desse homem [Bruno de Carvalho], que vive do futebol e do suor deles, esta ingratidão"; Negociações das ações da SAD do Sporting estão congeladas; "Não quero perturbar ainda mais o nosso plantel [do Sporting]"

"Nada disto me surpreende". A frase, dita quase em jeito de desabafo, é "tirada" a quente e à chegada a Lisboa, por Pedro Madeira Rodrigues, candidato derrotado nas eleições do Sporting, em 2017.
A guerra aberta entre Bruno de carvalho e o plantel do Sporting está a ser acompanhada por Madeira Rodrigues "com grande tristeza".
À TSF, o gestor não se quis alongar em comentários, acrescentando apenas que "não quero perturbar ainda mais o nosso plantel". Madeira Rodrigues lembra que a equipa do Sporting tem jogo já no próximo domingo "e é só nisso que me quero concentrar".

As transações de acções da SAD do Sporting estão bloqueadas desde quarta-feira depois de uma acentuada desvalorização de 33,33% para 0,60 euros com mais de 13 mil títulos transacionados, escreve o Jornal de Negócios na sua edição online. De acordo com o referido jornal especializado em economia, as negociações das ações da SAD do Sporting foram 'congeladas' devido a um travão automático da Bolsa em caso de oscilações muito acentuadas dos títulos.
Segundo escreve o Jornal de Negócios, as ações da SAD do Sporting não negoceiam desde quarta-feira, 4 de abril, dia em que afundaram 33,33% para 0,60 euros, com mais de 13 mil títulos transacionados, o que compara com uma média diária inferior a 1.500 acções nos últimos seis meses.
Uma fonte da Euronext explicou ao referido jornal que o facto de não haver negociações de ações da SAD do Sporting está relacionado com um factor técnico que é accionado quando há oscilações muito acentuadas em que a própria Bolsa automaticamente trava a operação em causa.
Mas se no caso de uma ação como a do BCP a negociação é continua, e portanto o congelamento de negociação é curto (de apenas minutos), já no caso das ações da SAD do Sporting o cenário é outro, uma vez que nesse caso trata-se de negociação por chamada, o que significa que as ordens só entram duas vezes por dia: uma às 10H30 e outra às 15H30, explica o jornal especializado acrescentando que neste regime estão cotadas com pouca liquidez ou pouca dispersão em bolsa.
Portanto, e segundo o mesmo jornal, se as ordens que tiverem entrado corresponderem a uma queda superior a 10% (variação a partir da qual é accionado o travão automático) o congelamento mantém-se. No entanto, em relação à negociação das ações da SAD do Sporting a negociação só retomará quando as ordens tiverem implícita uma variação inferior a 10%.

Octávio Machado demonstra, em entrevista à RR, solidariedade a toda a linha para com o plantel do Sporting, lançando um corrosivo ataque às recentes decisões e tomadas de posição de Bruno de Carvalho. O presidente leonino anunciou, esta sexta-feira, a suspensão dos jogadores que divulgaram um comunicado no qual o criticavam de forma aberta. Era, na altura, a resposta do grupo orientado por Jorge Jesus às críticas publicamente assumidas por Bruno de Carvalho, após a derrota com o Atlético de Madrid (2-0), para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
"Os jogadores não mereciam, da parte desse homem [Bruno de Carvalho], que vive do futebol e do suor deles, esta ingratidão", dispara o antigo diretor-geral do futebol verde e branco, que se demitiu em junho de 2017, em rota de colisão precisamente com o atual presidente.
Mas Octávio vai mais longe, apontando várias falhas de caráter a Bruno de Carvalho. "Bruno de Carvalho deveria refletir e muito sobre o seu comportamento e não ter inveja dos jogadores e do que ganham", argumenta, compreendendo a reação dos jogadores do plantel do Sporting e incapacidade do presidente em lidar com críticas.
"Comunicado dos jogadores? Quem não se sente, não é filho de boa gente. O presidente do Sporting não gosta de ser criticado por ninguém. Falta-lhe coragem para dizer as coisas nos olhos e tem a leviandade de ir para o Facebook", prossegue, recordando que, mais do que presidente, Bruno de Carvalho é "funcionário" do Sporting. E que, quando as coisas correm bem, até dá voltas olímpicas aos relvados, ao lado dos jogadores que agora suspende.
"Bruno de Carvalho, que é funcionário e assalariado da SAD e que duplicou o seu vencimento com a entrada de Jorge Jesus, vem com declarações públicas fazer críticas que colocam em causa a dignidade e profissionalismo de gente que merece todo o respeito e com quem deu voltas ao relvado, quando ganhava. Quando perdia, escondia-se", remata, sem reservas, colocando em causa a idoneidade e capacidade para Bruno de Carvalho se manter em funções.
"Essas críticas ainda são menos aceitáveis quando esse senhor é presidente da SAD, que tem ativos que são os jogadores. Quando põe em causa o profissionalismo dos ativos dessa SAD, é algo espantoso", assinala Octávio Machado, chegando mesmo a "envolver" Jorge Jesus no processo, ainda que como vítima.
"Bruno de Carvalho esconde-se atrás do Facebook e criou uma situação extremamente difícil. Até para o treinador que o ajudou a manter-se no poder. Espero que acima de tudo, no domingo [jogo com o Paços de Ferreira, para o campeonato], o Jesus consiga recuperar toda esta gente. Tem pouco tempo, para recuperar fisicamente e, psicologicamente, mais difícil se torna", diz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...