16 abril 2018

Ex-glória do Benfica e a "Jonasdependência"; A renovação que o FC Porto quer fechar; Sindicato dos Jornalistas e as agressões na Luz

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) denunciou hoje que “jornalistas, devidamente identificados e no exercício da profissão”, foram alvo de agressões no domingo, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, após o jogo Benfica – FC Porto, e manifestou “total solidariedade”.
Em comunicado, o SJ “condena as agressões de que foram vítimas alguns jornalistas, devidamente identificados e no exercício da profissão, no domingo, junto ao Estádio da Luz, após o jogo Benfica – FC Porto, manifestando total solidariedade e apoio legal aos camaradas em questão”.
Aquela estrutura sindical acrescenta que “reportará os incidentes às entidades responsáveis pela segurança dos jornalistas no local, exigindo que sejam apuradas responsabilidades”.
Na nota, o SJ lembra que, em fevereiro passado, o parlamento aprovou uma alteração do Código Penal que passou a considerar crime público “as agressões a jornalistas no exercício das suas funções ou por causa delas”.
Esta alteração já foi promulgada pelo Presidente da República, pelo que os jornalistas passaram a integrar a lista de profissões com direito a proteção acrescida.
O SJ lamenta ainda, no comunicado, “o clima de hostilidade constante no futebol e a crescente violência que tem extravasado as quatro linhas e atingido os jornalistas em exercício de funções, de forma completamente injustificada”, e apela para “que as entidades responsáveis continuem a refletir sobre este assunto e, sobretudo, ajam em conformidade”.

O FC Porto quer renovar o contrato de Hector Herrera, que expira no verão de 2019, de acordo com o que apurou a RR. Perante esta data de validade do vínculo, a SAD azul e branca corre o risco de perder o jogador a custo zero, dentro de um ano, se até lá não renovar.
Os contactos com vista à renovação têm sido estabelecidos esta época pela com o representante do jogador, Dario Brignole.
O FC Porto pretende evitar o que irá suceder no final desta época com jogadores como Iván Marcano e Diego Reyes, que terminam contrato e podem sair do Dragão a custo zero.
Herrera, capitão de equipa, foi decisivo, no domingo, para o triunfo do FC Porto diante do Benfica (0-1), apontando o único golo do clássico da Luz aos 90'.
O "tento" representou o regresso dos portistas à liderança isolada da Primeira Liga, com dois pontos de avanço sobre o Benfica.

João Alves aponta baterias a Rui Vitória, depois daquilo que considera ter sido uma "martelada" nas aspirações do Benfica quanto ao título de campeão, na sequência da derrota no clássico com o FC Porto. A RR, o antigo jogador dos encarnados e atual treinador relaciona o desfecho negativo, para o emblema da Luz, com as opções assumidas pelo técnico durante a segunda parte do desafio. Em concreto, João Alves torce o nariz à saída de Rafa Silva para a entrada de Salvio. Mas não só.
[Rafa Silva] Estava a 'furar', a causar desequilíbrios e a provocar cartões amarelos. Foi um dos melhores jogos do Rafa e o Benfica estava com características para aproveitar a velocidade do Rafa. O Salvio é um grande jogador também mas podiam ter cabido os dois na equipa naquela segunda parte", considera o "luvas pretas", para quem a escolha de Samaris deixou igualmente a desejar.
"O Benfica tem no banco um jogador que joga dois, três minutos, sem confiança e sem ritmo. Diz-se que o Benfica tem um grande plantel, ao contrário do FC Porto mas, na minha opinião, isso não é verdade. São duas grandes equipas mas são também os grandes jogadores que marcam as grandes equipas", sustenta.
"Foi uma martelada, como se diz na gíria mas [o Benfica] tem de levantar-se. O Benfica continua a ter as suas possibilidades. Menos, mas tem. E tem que lutar por elas", conclui.
João Alves fala de uma "Jonasdependência" para explicar igualmente o desaire do conjunto de Rui Vitória.
"Há um jogador determinante, o Jonas, e quando ele não joga... Especialmente no jogo em que não devia estar ausente, esteve. E numa fase crucial da época. É evidente que o Benfica está muito dependente do Jonas", atira o ex-jogador, ao mesmo tempo que mantém a "toalha na mão" no que diz respeito à corrida pelo título.

2 comentários:

  1. De certeza que os jornalistas foram agredidos por causa do discurso que o Bruno de Carvalho fez há umas semanas.

    ResponderEliminar
  2. É o tal grupo de adeptos organizados
    Cambada de assassinos traficantes e corruptos.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...