17 março 2018

Toupeira do Benfica recebeu mais de 10 mil euros suspeitos. Viu 8 jogos no camarote e fez 202 acessos a processo; Bas Dost vai renovar; TAD reduziu pena de BdC de 6 meses para um; "Rúben Semedo deve passar 6 meses na cadeia"

Um dia depois de Rúben Semedo ter negado, em tribunal, as agressões de que é suspeito, o recurso da defesa foi rejeitado e o futebolista português terá agora de esperar pelo teor da acusação.
O jornal Record quis perceber qual o passo seguinte que a defesa, agora liderada pelo espanhol Jorge Albertini, poderá dar para ajudar Rúben. O advogado português Bebiano Gomes explica que resta agora aguardar, já que só uma reviravolta inesperada do processo permitirá que o futebolista, de 23 anos, saia em breve da prisão: "Pelo que conheço do processo, o Rúben deverá passar provavelmente os próximos 6 meses na cadeia. Neste momento, para alterar a prisão preventiva, teria de aparecer um dado completamente novo e mais convincente daquele que foi apresentado e rejeitado pelo tribunal. A defesa fica agora mais limitada e resta-lhe aguardar pela acusação. Depois, ou reage a ela com um requerimento de abertura de instrução com novas provas ou espera pelo julgamento."
A situação do defesa-central está, agora, mais condicionada até porque fonte próxima ligada ao processo revelou ao Record que a estratégia de defesa sofreu uma alteração já depois de ter sido decretada a prisão preventiva a Rúben Semedo. Recorde-se que o ainda futebolista do Villarreal é acusado de tentativa de homicídio, sequestro e posse de arma ilegal, tendo o clube espanhol reservado para mais tarde uma decisão sobre o contrato assinado no verão de 2017. A carreira de Rúben Semedo continua suspensa.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) reduziu o castigo de Bruno de Carvalho, resultante do chamado ‘caso do túnel’, de seis meses para apenas... um. A decisão foi anunciada na Sporting TV, pelo diretor de comunicação dos leões, Nuno Saraiva, depois de o clube ter sido notificado nesse sentido. Caso assim o entenda, o presidente do Sporting já poderá ir para o banco domingo na receção ao Rio Ave, visto que, do ponto de vista disciplinar, já nada o impede de retomar a atividade normal, nomeadamente nas áreas de acesso restrito que estava proibido de frequentar.
Isto sucede por consequência direta da considerável redução da pena aplicada pelo Conselho de Disciplina da FPF, em virtude dos incidentes ocorridos no final do jogo com o Arouca, da época passada, a 6 de novembro. A deliberação do TAD faz com que o cumprimento do castigo tenha recuado praticamente ao primeiro mês da época, uma vez que havia sido anunciado a 16 de agosto. Reduzido a 30 dias, ficou legalmente cumprido a 15 de setembro seguinte.
O presidente dos leões foi sujeito a uma segunda sanção (esta de três meses) por parte da secção profissional do CD, a 26 de setembro, devido a uma entrevista à TVI e posterior queixa do Benfica. Com a redução da pena pelo ‘caso do túnel’, o cumprimento deste outro castigo iniciou-se de imediato, a 26 de setembro desse mês (e não em fevereiro como aconteceria se vigorasse o primeiro impedimento, de seis meses), tendo terminado a 26 de dezembro. Contas feitas, nesta altura Bruno de Carvalho já não tem qualquer suspensão pendente.
Refira-se que BdC foi punido ainda em três meses pela secção não profissional da FPF, por causa da polémica dos 22 títulos. O castigo em causa expirou a 30 de novembro.
O Conselho de Disciplina da FPF considerou que, no final do Sporting-Arouca, por ter expelido fumo na direção da cara de Carlos Pinho, presidente dos nortenhos, Bruno de Carvalho cometeu uma infracção de lesão da honra e da reputação, punível com suspensão de dois meses a dois anos, pelo facto de BdC ser reincidente, na análise do CD. Bruno foi condenado ainda a pagar uma multa de 11.475 euros. Os juízes-árbitros do TAD fizeram uma interpretação diferente dos factos.
Na Sporting TV, Nuno Saraiva sublinhou que os leões vão recorrer desta decisão, pois entendem que Bruno de Carvalho deve, sim, ser absolvido.
"Vamos recorrer desta decisão para o Tribunal Central Administrativo, na medida em que é absolutamente intolerável e inaceitável o estigma que continua a impender sobre o presidente do Sporting. Resulta de algo que não aconteceu naquela noite. A intenção é uma absolvição. Estava no túnel. Posso testemunhar que o presidente do Sporting foi vítima e não culpado. Foi alvo dos mais diversos e variados insultos, injúrias e agressões. O tal vapor de água que expeliu, e que é confirmado neste acórdão do TAD, foi consequência do impacto de uma dessas agressões no diafragma do presidente do Sporting. As decisões do TAD são tomadas por três juízes e houve um voto de vencido", vincou, apelidando de "barbaridades" os sucessivos castigos de que o líder foi alvo.
"O presidente do Sporting já cumpriu 315 dias de castigos que entretanto foram anulados. Ou seja, esteve quase um ano suspenso de funções por decisões erradas em quatro ou cinco processos distintos decididos pelo Conselho de Disciplina liderado pelo professor [José Manuel] Meirim. Quem paga? Quem é responsabilizado por isto? Quem assume responsabilidade por estas aberrações? Isto é uma barbaridade", rematou.

Bas Dost até 2021. Segundo avança o jornal A Bola, a SAD leonina vai acionar a cláusula que prevê a renovação do holandês por mais um ano, ficando assim em Alvalade até 2021.

O funcionário do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) suspeito de ser a principal toupeira do Benfica no sistema de justiça recebeu um total de 10 233 euros suspeitos no ano passado. O dinheiro apareceu numa conta bancária em depósitos em notas e transferências, nada tendo a ver com os seus ordenados de funcionário público. A Polícia Judiciária (PJ) procura averiguar se tais quantias correspondem, ou não, a luvas em contrapartida por corrupção.
A informação consta num despacho do Ministério Público (MP) ontem revelado na Internet, num blogue que tem divulgado massivamente correspondência eletrónica de responsáveis do Benfica. Trata-se de um documento elaborado pelo procurador do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do MP de Lisboa, Válter Alves, posteriormente às buscas e detenções do assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e do funcionário do IGFEJ, José Augusto Nogueira Silva, no dia 6.
O despacho mostra que foi quebrado o sigilo de pelo menos uma conta bancária deste funcionário judicial – o único colocado em prisão preventiva, após interrogatório perante a juíza de instrução criminal – e que a quantia de 10 233 euros surge na conta da Caixa Geral de Depósitos, durante 2017, mediante 11 depósitos em numerário e 47 transferências bancárias. A contabilização da PJ excluiu desta verba os ordenados legalmente recebidos por via das funções exercidas pelo suspeito no Ministério da Justiça.
A investigação não refere que tenham sido Paulo Gonçalves ou o Benfica a pagar tais montantes, em recompensa pelas informações sigilosas fornecidas sobre o caso dos emails e outros em fase de inquérito – e sob segredo de justiça – no DIAP de Lisboa. Os inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e o Ministério Público só dão como assente que as toupeiras dos encarnados na justiça receberiam bilhetes para o futebol, no anel VIP da Luz, camisolas e artigos de merchandising.
Relacionada ou não com supostos pagamentos em dinheiro, a PJ intercetou uma mensagem escrita entre outro funcionário judicial, Júlio Loureiro, e Paulo Gonçalves, na qual é solicitada ajuda a este para ser contactado alguém de “bancos”.
O mesmo despacho do MP regista a presença de José Nogueira Silva em pelo menos oito jogos do clube de que é adepto ferrenho, incluindo jogos fora da Luz.
Também estão discriminadas as datas, horas, credenciais e computadores usados para aceder aos inquéritos em segredo que interessavam ao Benfica. O caso que mais preocuparia os encarnados é o dos emails dos seus responsáveis, estando em causa suspeitas de corrupção desportiva. A este inquérito, em que Paulo Gonçalves é arguido, José Augusto Silva acedeu um total de 202 vezes, entre 15 de junho e 29 de janeiro passado.

13 comentários:

  1. Há uma opção parcial e parcelar de alguns setores do Ministério Público em relação ao Benfica. Há uma mão por detrás destes ataques ao Benfica, há uma perseguição ostensiva ao Benfica”. Advogado João Correia.

    - O complexo Lagarto
    Paulo Bento, quando saiu do Sporting,
    “só me mantive estes anos todos em Alvalade porque fiquei sempre à frente do Benfica e o Benfica nunca foi Campeão. Mal fiquei atrás do Benfica, com o Benfica a poder ser Campeão, deixei de ter condições para continuar em Alvalade”.

    - O scouting lagarto.
    O João Mário era o maior do mundo. Um barrete vendido por 40M, foi emprestado.
    O Slimani ia marcar 30 golos. Um barrete vendido por 30M, foi emprestado.
    O Ruben Semedo, um barrete vendido por 14M, foi preso. “A pior contratção da história”, diz o VilaReal.

    - O Sistema de Informação lagarto
    BdC e a Youngnetworks tem um enorme grupo organizado de pessoas em páginas, sites, blogs, jornais, facebook, para meter medo, desinformar, destabilizar, contrariar, iludir, enganar e insultar. Há dezenas e dezenas de perfis e emails falsos muitos deles geridos pelas mesmas pessoas com esta missão.

    BC mal chegou ao poder montou um sistema de informação baseado em 2 ou 3 agências de informação com dezena de soldados que invadiram a net para a encherem de propaganda a favor do lider, elogiando-o e preparando o terreno para a sua permanência no poder. Arranjou um inimigo externo. Primeiro foi o Porto, depois o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As prostitutas!

      Bela expressão: putedo. Merecia um mail.
      Entrando na pormenorização dos jogos suspeitos, podemos perceber como a Polícia Judiciária foi chegando a determinadas conclusões.
      O jogo FC Porto - Nacional da Madeira, para a 10.ª jornada da I Liga, por exemplo, disputado no Estádio das Antas no dia 31/10/2002, foi arbitrado por Paulo Pereira, da Associação de Futebol de Viana do Castelo. No dia a seguir ao jogo, o presidente do FC Porto comentou com outro funcionário do clube que o árbitro tinha sido 'estúpido' na marcação de uma falta. E acrescentou: 'Se quisesse tinha resolvido o jogo logo'.

      Conclui-se no relatório: 'A palavra 'resolver' foi aqui utilizada claramente para dar a entender que o árbitro favoreceu o Porto. E do teor desta conversa pode presumir-se que o árbitro teria sido aliciado a fazê-lo'.

      O jogo entre o FC Porto e o Estrela da Amadora, da 19.ª Jornada, disputado no Estádio do Dragão no dai 24 de Janeiro de 2004, foi dirigido por Jacinto Paixão, da Associação de Futebol de Évora. Foram seus auxiliares José Chilrito e Manuel Quadrado. Este seria um dos jogos mais mediáticos de todo o processo 'Apito Dourado', o famoso 'Jogo da Fruta'.

      Eliminar
  2. Deixa cá fazer as contas, 10233 euros a dividir por 57 depósitos dá… 180 euros por depósito. Deve ser dinheiro de corrupção, deve!!
    O gajo devia era ter vários clientes que lhe pagavam as informações. E aposto que não era o Benfica o cliente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, era eu. Como deixei de comprar desportivos há uns bons 10 anos, pago para ter notícias frescas e humorísticas logo pela manhã.
      A PJ e o MP até criaram, também, a sua brigada de humor.

      Eliminar
  3. Sim senhor 10 mil euros em 47 transferências e 11 depósitos. Em média menos 200 euros para cada um. Sobre quem fez as transferências e depositou o dinheiro nem uma palavra. Mas isso também não interessa nada. O objectivo é só levantar suspeições e aumentar a confusão. E é isto o jornalismo de sarjeta das Cofinas e das Média Capitais, que as hão-de conduzir à mesma falência em que se encontram os dois clubes da santa aliança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OOps!! Voltaram à fase da negação. Agora tem uma nuance. É a negação "plausível": é difícil alguém se corromper por 200€, logo, não é verdade. Na corrupção de funcionário público não é necessário provar contrapartidas materiais (que parece que já foram provadas); basta provar o pedido de favor e a resposta de aceitação ou de não negação. Neste caso, o corrompido até nem precisava de contrapartida nenhuma; o homem até levava o "trabalhinho" para casa e teve mais acessos a partir do seu PC que do PC do seu trabalho.

      Eliminar
    2. Negação? E os muitos pedidos de favores, porque são muitos, estão aonde?
      É que senão os encontram, nada feito.
      Aposto que foram pedidos da dragartagem que vegeta que nos jornais.
      Quem anda em negação?

      Eliminar
    3. Carago, és morcão até à 5ª facada!!!
      Ó bermelho, num tens conserto, os mails e as toupeiras desmontaram-te todo.

      Eliminar
  4. e quantos vouchers quantos na testa

    ResponderEliminar
  5. Ganda corrupto! O que um gajo faz por 180 euros.
    Mas dariam jeito às SAD falidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, isso! Eu conheço um médico que ganha pouquinho, muito abaixo da média, vejam lá. Normalmente é pago à consulta, 10 por dia, a 75 Eur...
      E há quem ganhe a 200 Eur à hora, se forem dois; se forem três, já são 300 Eur.
      Esse ganda corrupto -tu o dizes- até é barato, afinal.

      Eliminar
  6. E entre os vouchers e camisolas ... pq não uma nota de 500€

    Como justifica o Benfica que a comissão a empresários seja de 30M€ o dobro de Porto e Sporting juntos!

    Como justifica o Benfica, os telefonemas daqueles empresários ligados ao Benfica que ligaram aos jogadores do Rio Ave, antes de os mesmos jogarem dias antes com o Benfica quando os outros defesas foram afastados por tentativas de se corromperem!

    Não é por nada que eles diziam....

    “ESTAMOS 10 ANOS À FRENTE DA CONCORENCIA”

    Agora sim, entende-se o porquê!

    Só tenho pena que o Benfica em Portugal é o “clube querido” de muita gente influente!


    Mas mesmo assim, Investigue-se! Pq não tenho dúvidas que há matéria suficiente para punir em mentirosos que há toda a hora tentam deitar areia aos olhos dos amantes de futebol, inclusive aos seus adeptos e patrocinadores!!

    ResponderEliminar
  7. #ToupeirenseUmaParódiaSemFim

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...