03 março 2018

Marega com rotura muscular; FC Porto pediu ao Estoril para adiar fatura por falta de liquidez. Veja os originais das faturas; Krovinovic larga as muletas; Jonas 'ataca' recorde de...Eusébio

O FC Porto pagou 784 mil euros ao Estoril e a polémica continua, tendo o caso sido enviado para Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, depois de a Procuradoria Geral da República ter recebido uma queixa anónima. Aberto o processo, será feita uma investigação, tendo de ser ouvidas testemunhas do FC Porto e do Estoril. Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, já negou que “a segunda parte do jogo com o Estoril tenha sido objeto de qualquer negócio”, mostrando anteontem, no Porto Canal, dois documentos de uma transferência para o Estoril efetuada no dia 14 de fevereiro, uma semana antes da realização da segunda parte do jogo entre as duas equipas. Algumas parcelas, no entanto, estavam rasuradas. Inclusive, ontem, a “Sábado”, no seu site, dava conta que o FC Porto recusou enviar o original da fatura do Estoril. Pois bem, o jornal O Jogo teve acesso a esses documentos e vale a pena discriminar essas parcelas, assim distribuídas: 50 por cento dos direitos económicos-cedência definitiva ao V. Guimarães do atleta Tozé – 190 mil euros; 20 por cento dos direitos económico-cedência definitiva ao Al Hilal do atleta Carlos Eduardo – 380 mil euros; 40 por cento dos direitos económico-cedência temporária ao V. Guimarães do atleta Licá – 95 mil euros; 40 por cento dos direitos económico-cedência definitiva ao Nottingham Forest do atleta Licá – 119 mil euros.
A fatura foi emitida pelo Estoril no dia 26 de outubro de 2017, chegou ao FC Porto no dia 2 de novembro, e foi paga no passado dia 14, altura em que os dragões tiveram liquidez financeira proveniente da receita de bilheteira do jogo com o Liverpool. Por outro lado, os dragões tinham até final deste mês para saldar todas as dívidas correntes para obter o licenciamento da UEFA.
Já os 180,320 euros de IVA foram saldados no dia 7 de novembro.


Já segundo o jornal Record, o FC Porto pediu ao Estoril que adiasse a faturação da polémica parcela de 784 mil euros para um momento em que tivesse condições financeiras para efetivamente a liquidar. De acordo com as informações recolhidas pelo diário, foi essa a razão para o surgimento da tal dívida no primeiro semestre de 2017/18, evidenciado no relatório e contas divulgado pelos dragões, quarta-feira, cuja origem fez ontem surgir alguns pontos de interrogação.
As dúvidas foram levantadas pelo facto de a verba dizer respeito a negócios já com algumas épocas – sobre jogadores como Carlos Eduardo, Licá e Tozé – e, no entanto, não constar nas dívidas a fornecedores no semestre anterior. Apenas depois da SAD do Estoril ‘lançar’ a fatura é que o valor passou a estar efetivamente sujeito a liquidação.

Marega é a mais recente dor de cabeça de Sérgio Conceição. O avançado sofreu uma rotura muscular da face posterior da coxa direita, confirmou o FC Porto ao final da noite de ontem. Neste tipo de lesões, dependendo da evolução do recobro e até das características físicas do atleta, o protocolo normal de recuperação aponta a um mês de duração.
O que é certo é que esta onda de lesões não dá mostras de querer abandonar o FC Porto. Marega vai juntar-se a Alex Telles, Danilo Pereira e Soares, adensando os problemas do seu técnico relativamente ao ataque. Os avançados azuis e brancos disponíveis neste momento são Aboubakar, Gonçalo Paciência e Waris. O camaronês, curiosamente, também esteve lesionado, mas já atuou cerca de 20 minutos frente aos leões, enquanto o português aproveitou a vaga de problemas físicos e foi pela primeira vez titular nos dragões esta época. Já Waris, apesar de estar apto, ficou fora dos convocados.

Filip Krovinovic prepara-se para iniciar uma nova fase na longa recuperação que ainda tem pela frente até ficar totalmente restabelecido. O médio croata, de 22 anos, continua a precisar da ajuda de muletas para se movimentar, mas, segundo o Record, deixará de necessitar deste acessório a partir da próxima semana, altura em que começará, então, a reforçar o trabalho de mobilidade do joelho direito.

Jonas está muito perto de igualar a marca de Eusébio, quando o Pantera Negra, na temporada 1972/73, marcou em 21 jornadas. Tal poderá até suceder já hoje, na receção ao Marítimo. Quando já se disputaram 24 encontros no campeonato, o brasileiro apenas ficou quatro em branco, pelo que está a apenas um de apanhar a figura maior da história do clube da Luz.
Esta tem sido uma época memorável para o brasileiro, de 33 anos, que lidera a lista de melhores marcadores da Liga, com 27 golos. O Pistolas, como é tratado pelos adeptos, só não conseguiu festejar frente a Chaves e FC Porto, na primeira volta, e Portimonense e Boavista, na segunda metade do campeonato. De qualquer forma, Jonas ainda está longe dos números que Eusébio apresentou em 1972/73, quando marcou 40 golos, num campeonato que tinha apenas 16 equipas e que foi totalmente dominado pelas águias. Na altura, o pior que o clube da Luz registou foram dois empates – FC Porto e Atlético –, somando 28 triunfos, resultados que permitiram que terminasse a prova com mais 18 pontos do que o Belenenses, o segundo classificado.

17 comentários:

  1. O nojo do regime e a sua nojenta máquina de propaganda pró regime. Falem dos emails em vez de intoxicar com balelas seus nojentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL foda-se, com esta tive de soltar uma lágrima. Que riso.

      Eliminar
    2. Já faltava cá o lunático do nojo. Tem calma bebé, pró ano é que é.

      Eliminar
    3. o do nojo é o mesmo do "sois" e do "investigue-se" e do "gelado na testa" É um assalariado da favela.

      Eliminar
  2. Estoril fcp e sobre a batota só se pode dizer: cheira a merda, sabe a merda, parece merda....só pode ser merda.

    ResponderEliminar
  3. os favelados meteram-se numa bela... nada esta nos varios relatorios de contas e agora aparece. Falta de liquidez mesmo após venderem o avançado centro?

    ResponderEliminar
  4. mostrem os emails em que pedem adiamento da fatura

    ResponderEliminar
  5. vamos ver os emails que a uefa tera a dizer sobre este fair-play financeiro...

    ResponderEliminar
  6. A rir e a comer pipocas no Teatro do Absurdo
    ● Por: RedMoon

    O que seria pois se fosse um Diretor de Comunicação do Benfica que tivesse, num primeiro momento negado qualquer pagamento ao Estoril, num segundo admitido já o pagamento em face de uma dívida antiga mostrando na TV do seu clube uma suposta fatura (fatura essa rasurada e que na verdade não justifica nada), e num terceiro momento ainda, quando confrontado por um jornalista com a insustentabilidade da prova, e ao ser-lhe pedido que lhes seja facultada a tal fatura que no dia anterior foi mostrada publicamente no tal canal do clube, negar essa possibilidade veementemente?

    Podemos acrescentar depois a esta panela as palavras de César Boaventura esta semana onde insinua de forma quase categórica que o aliciamento a jogadores adversários é prática corrente no FCPorto, para a nuvem ser ainda maior!

    A juntar a isto, o que já de si não é pouco, podemos acrescentar ao caldinho, aquela tristíssima e inegável exibição do Estoril contra esse mesmo FCPorto, culminada com as palavras duríssimas do treinador Estorilista criticando a ATITUDE dos seus jogadores nesse mesmo jogo, ao que se seguiu ainda a dispensa imediata de um dos seus jogadores que pouco tempo antes chegara a esse mesmo clube rotulado de craque, e perguntar o que é que, mesmo que admitindo a presunção de inocência de toda a gente até prova em contrário, esta gente quer que se pense?

    Para mais quando, depois desta embrulhada toda, esses mesmos adeptos que ainda querem acreditar na honestidade do campeonato português mas sinceramente já não conseguem, são confrontados ainda com desfasamentos de relatórios de contas de um dos clubes envolvidos entre um ano e o outro, justificando-se esse desfasamento com um PEDIDO que o Golias FCPorto TERÁ FEITO ao David Estoril para ADIAR uma dívida que não chega a um milhão de euros, sendo portanto omitida das contas dos clubes durante ALGUM tempo?!

    O que seria pois se o envolvido neste caso do futebol português (MAIS UM!) fosse o Benfica?!

    Bom, e aqui há três vias possíveis para o adepto de futebol (independentemente do clube) interpretar isto tudo:

    1. A primeira, a mais fácil, principalmente para todos os adeptos que não são do FCPorto, é achar que isto tudo cheira a esturro e que são demasiadas coincidências juntas para poder ser verdade, e diga-se o que se disser, na sua mente o FCPorto será sempre culpado, mais uma sombra negra a pairar na história do clube no que se refere a práticas ilícitas ou no mínimo altamente duvidosas;

    2. A segunda, mais para portistas, pode ser como fez outro inarrável comentador de futebol na CMTV ontem à noite, Otávio Lopes, que já munido de informação só ao alcance de um verdadeiro cartilhado, insinuou que em 2015 o Benfica também pagou uma dívida qualquer ao Belenenses em data próxima (só se esqueceu de dizer o que é próxima para si) do jogo entre os dois clubes, ou seja, mais uma daquelas versões tristes e comuns a todos os clubes ao nível de comunicação onde, bem mais importante do que assumir os erros é a fuga para a frente com o “Se eu roubei tu também roubaste!”, logo o meu roubo é legítimo!;

    3. Há ainda uma terceira via possível, que é presumir que tudo isto é inocente, e que o FCPorto é apanhado mais uma vez enrolado num tremendo equívoco sem qualquer culpa ou má intenção no imbróglio. Só que isto leva-nos para outras questões:

    Que campeonato português é este onde se acredita que clubes pobres como o Estoril que não têm dinheiro para passar convenientemente a cal sobre as linhas do seu terreno de jogo, têm condições para adiar serem pagos de uma dívida de 700000 euros dois ou três anos, sem que isso afete gravemente as finanças desse mesmo clube? E podemos também perguntar em nome de quê se aceita o adiamento do pagamento desta dívida, ou que outros favores lhes são concedidos em nome deste adiamento?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos perguntar também que campeonato português é este, onde clubes pobres e pequeninos como o Portimonense, EMPRESTAM o seu melhor jogador ao FCPorto a meio da época sem qualquer contrapartida financeira, e perguntar-nos se também aqui a lógica de como as coisas se processam normalmente não está totalmente invertida?! Mas já chegámos ao ponto em que os TRÊS GRANDES conseguiram finalmente SECAR tudo à sua volta, ao ponto dos clubes pequenos viverem de esmolas e favores e submissão e se sujeitarem a qualquer migalha que lhes seja oferecida?!

      E depois, claro, juntamos isto tudo e constatamos o óbvio: 25 jogos do FCPorto no campeonato até ao momento, 21 vitórias, dois empates contra Benfica e Sporting, restando dois empates em 23 jogos do RESTO da nossa Liguinha Portuguesa, 7 ou 8 goleadas à moda antiga e quase sem oposição, FCPorto portanto a caminho de mais um RECORD de pontos, e perguntamo-nos:

      É este FCPorto que é um colosso, uma equipa de estrelas e uma das melhores dos últimos anos? Não! Isso já todos percebemos que não é, como ainda há bem pouco tempo o Liverpool provou no Dragão sem sequer ter de suar muito, ou como já antes 95% destes mesmos jogadores do FCPorto tinham provado também em 4 épocas em que ganharam BOLA!

      Será que se dá o caso então de ser a grande maioria dos clubes pequenotes e falidos da Liguinha Portuguesa que têm o azar de contra o FCPorto estarem quase sempre em noite NÃO ao mesmo tempo que o FCPorto está “MUITA FORTE”?! Bem, esta teoria é possível MAS...

      Para que pudéssemos acreditar ainda mais nela sem nos sentirmos estúpidos, era também importante que não houvessem depois empresários de nome César Boaventura a dizer o que disseram, que não fôssemos também confrontados com empréstimos grátis das principais figuras dos clube pequenotes ao clube grande para depois não somarem minutos de jogo e ainda levarem uma goleada de 1-5 de seguida, ou ainda sermos confrontados com “dívidas” de 700000 euros do clube grande ao clube pequeno, que durante anos foram amigavelmente retiradas dos relatórios e contas dessas duas SADS AMIGAS, e que depois, coincidência das coincidências, renascem das cinzas anos depois e são pagas no intervalo de um jogo onde o clube grande perde por 1-0 e necessita urgentemente desses 3 pontos para poder chegar ao titulo!

      Como sabemos, isso também não aconteceu, pelo que nos resta continuar a rir e a comer pipocas e a assistir ao Teatro do Absurdo!

      Eliminar
  7. NÃO ACREDITO
    EM NENHUM RESULTADO DO FCP
    NESTE CAMPEONATO
    E
    MUITO MENOS
    DAQUI ATÉ AO FIM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOL. E do benfica acreditas? E o milagre da recuperacao fisica do pistolas? A contratacao do gajo da adop tera alguma coisa a ver com isso? ate me parece que sairam da uefa de proposito para deixarem de ter controlos antidoping na europa (onde nao controlam). daí para ca até correm 5X mais.

      Eliminar
  8. Basta ver a segunda parte do jogo, onde os jogadores do Estoril nem se mexiam deixando os avançados do Porto completamente à vontade, para perceber que houve qualquer coisa de estranho que os levou aquela passividade.

    ResponderEliminar
  9. O Paços ainda vai ser mais macio que o Portimonense.

    ResponderEliminar
  10. Um negócio normal na linha daqueles que o Benfica fez com ene clubes, Belenenses Braga Boavista etc. só que o Porto apresentou documentos justificativos das verbas em causa, ainda estou á espera dos depósitos a justificação a fazer pelos outros clubes

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...