12 dezembro 2017

Vincent Aboubakar: o goleador que faltava ao FC Porto

Chegou na época de 2014/2015 ao Futebol Clube do Porto, mas demorou a impor-se na equipa azul e branca, na altura orientada pelo espanhol Julen Lopetegui, seguindo-se uma segunda época no Dragão mais produtiva e um empréstimo, na época passada, ao Besiktas ainda mais produtivo. Vincent Aboubakar é goleador que faltava a este FC Porto, de Sérgio Conceição, e que Nuno Espírito Santo não quis ter na equipa na temporada anterior.
O internacional camaronês é um goleador fora do comum, aliando à sua excelente capacidade de finalização uma capacidade técnica mais evoluída, uma velocidade capaz de causar problemas e uma força física devido à sua envergadura. Todas estas características juntas fazem com que Aboubakar seja um goleador nato, como provam os 17 golos em 21 jogos [o artigo foi escrito antes do último encontro, pelo que os números agora são: 20 em 22 jogos] pelo FC Porto, e que também fazem com que o camaronês integre um restrito lote de goleadores portistas, onde estão nomes consagrados como, por exemplo, Lisandro López, Falcao, Hulk, Jackson Martínez, Mário Jardel, Benni McCarthy ou Derlei.
Ao longo da sua carreira, Vincent Aboubakar apresentou sempre números de verdadeiro goleador, desde que era uma jovem esperança no futebol, e são esses números, juntamente com a sua qualidade, que ajudam que o camaronês a ser referenciado por vários grandes clubes europeus que o querem contratar. Mas vamos passar aos números (que é o que interessa).
Em três épocas no Valenciennes, o seu primeiro clube em solo europeu, Aboubakar marcou cerca de 15 golos em 81 jogos pelos Les Athéniens.
Seguiu-se o Lorient, onde jogou também Raphaël Guerreira, e voltou apresentar números dignos de goleador nas duas épocas e meia em que esteve na Bretanha: o internacional pelos Camarões apontou cerca de 17 golos em 38 jogos no futebol gaulês. Depois de uma boa prestação em França, Aboubakar assinou pelo FC Porto, na época de 2014/2015, onde 8 golos em 20 jogos na sua época de estreia fora de França; na época seguinte, em 2015/2016, com Lopetegui e Peseiro, o futebolista africano marcou 18 golos em 42 partidas pelo emblema do Dragão. Na época passada, como foi referido anteriormente, Aboubakar foi emprestado ao Besiktas, onde voltou a estar em bom plano, marcando 19 golos em 38 jogos pelas Águias Negras.
Concluindo, Vincent Aboubakar tornou-se uma peça fundamental no xadrez tático de Sérgio Conceição, que muitas decide ser acompanhado pelo maliano Moussa Marega e pelo argelino Yacine Brahimi - os dois alas do FC Porto são a fonte da grande maioria dos golos marcados por Aboubakar.
Quando o internacional camaronês abandonar o Futebol Clube do Porto será muito complicado para o Sérgio Conceição conseguir arranjar um ponta-de-lança tão completo como é o jogador dos Camarões. Valorizado pela Champions e em ano de Campeonato do Mundo, Aboubakar tem tudo para garantir milhões aos cofres portistas. Depois arranjar um substituto é complicado, porque jogadores, como o Abouba, não aparecem como os cogumelos.

2 comentários:

  1. CONVERSA... há 1 ano mandaram-no para a turquia, e em janeiro vamos ver se não volta para lá

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...