29 novembro 2017

Battaglia ganha e a verdade na data de fundação dos jornais Sporting e Benfica

Mais uma vez fui ver o nosso Sporting a Paços na companhia do meu amigo e grande Leão Pedro Varela. 
Pelo caminho antecipávamos as dificuldades, terreno, treinador, equipa e um pouco da nossa sina.
Chegamos à conclusão (escrevi isso na semana passada) que o fundamental era o técnico Jorge Jesus não inventar, meio campo coeso com Battaglia, ou seja não cometer o mesmo erro de Moreira de Cónegos.
Numa noite fria, gélida o jogo foi bem conseguido, com as dificuldades habituais e o sofrimento final do costume, assim sendo foi um jogo à Sporting.
Uma vitória fundamental no jogo mais importante da semana, colocando o Sporting mais perto do líder.

Notas soltas
Para mim Battaglia foi o melhor jogador em campo, não pelo golo mas pela entrega e atitude competitiva, se calhar o jogador menos falado, mas talvez a aquisição mais acertada do Sporting em território nacional nos últimos anos.
Além da performance em campo o jogador demonstra em cada declaração algo que hoje considero fundamental num jogador leonino, sabe falar, fala bem e não tem um pai a falar por ele.
No entanto e felizmente não é só Battaglia que tem demonstrado o acerto da sua aquisição, Mathieu e Coentrão devem ter sido as contratações mais criticadas por alguns do Universo Leonino nos últimos anos e agora todos batem palmas.
Mathieu é o mesmo o central mais imperial, com mais qualidade que vi no Sporting nos últimos anos e talvez dos melhores de sempre.
Já Coentrão transmite toda a sua classe no lado esquerdo, sabe sempre o que fazer com e sem bola.
Relembro a comunicação social que o Fábio já fez o segundo jogo completo seguido, alias tem mais minutos que Grimaldo, mas a comunicação social prefere continuar a escrever sobre as debilidades físicas do jogador…se calhar um dia ainda vão dizer que também ele foi beneficiado por um fisioterapeuta privado (conversa sobre Mathieu).
Fiz uma rápida investigação e posso adiantar que esse milagreiro privado tem no seu  nome o nome de uma divisão que normalmente pode ser entendida como parte de uma casa…

Ética e lealdade  - Jornal Sporting
Esta semana o Benfica lançou um Tweet a dizer que o Jornal Benfica era o jornal desportivo mais antigo em Portugal.
Eu também saúdo o jornal do Benfica pelo seu aniversário, parabéns!  mas a verdade é que o mais antigo jornal desportivo do pais é o Jornal Sporting.

Nasceu no dia 31 de Março de 1922, conta com 95 anos de história.
Começou como Boletim  “ Sporting Clube de Portugal”, com periodicidade quinzenal.
Tinha 8 páginas de 20x28, pagamento semestral de 2 escudos em modo opcional.
Em Junho de 1952 transformou-se no jornal Sporting .

Mas sendo um Boletim é um jornal? Sim foi o início, pois como alguns deveriam saber Boletim significa.

bo·le·tim 
substantivo masculino
1. Pequena notícia que se expõe ao público.
2. Notícia de ocorrências militares ou policiais.
3. Telegrama.
4. Publicação oficial periódica.
5. Bilhete que serve para exprimir um voto.

"boletim", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/boletim [consultado em 29-11-2017].

Se alguns clubes fundamentam a sua fundação em clubes com nomes parciais do atual clube porque poderia ser diferente para um jornal?
Fica aqui uma imagem do Jornal Sporting em 1989 com o Editor e jornalista Fernando Correia e o Presidente Jorge Gonçalves.

O que peço é que não desrespeitem a história de um jornal que ao longo dos tempos sofreu evoluções, sofreu cortes, sofreu com tudo o que o tempo faz a uma publicação, mas o seu passado e história não devem ser alterados.
Devemos manter a Ética e Lealdade como refere e bem o diretor do Jornal do Benfica (João Loureiro) na altura num artigo publicado no Jornal Sporting em 1989 (ver imagem abaixo).


O jornal Sporting teve as origens num Boletim e é um marco na imprensa Nacional, continua bem vivo, capaz de levar a informação sobre todas as modalidades e vida do clube aos Sportinguistas, com uma edição semanal à 5ª feira.
Ainda sou do tempo que toda a informação que tinha sobre as modalidades, formação, vida do clube, sócios meritórios, convocatórias para assembleias, tudo isto só era possível no jornal do clube.
Que estes 95 anos sejam só o início do percurso de um jornal que me é muito querido.

16 comentários:

  1. Parabéns! Excelente pesquisa.
    Os lampiões querem ser os primeiros em tudo, até a comprar árbitros por e-mail.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma besta. Aprende a escrever com respeito. O autor do texto fez exactamente isso - defendeu bem o Sporting sem desrespeitar outros. Já tu não te contiveste e tiveste de mostrar a besta que ès.

      Eliminar
    2. se consideras aquilo 'ser uma besta' nem imagino como olharás para as pessoas na 'estrutura' do teu clube..
      Se por mero acaso responderes, tenta fazê-lo sem mencionar guerra, ventura, zé Marinho, BdC ou Saraiva.

      Eliminar
  2. Eheheh bem apanhado esse recorte

    ResponderEliminar
  3. Boletim não é jornal.
    Boletim é um panfleto, como diz, "pequena notícia", "telegrama", "publicação periódica", "bilhete".
    Ora isso não é um jornal, que tem outro significado e outra dignidade informativa.

    ResponderEliminar
  4. Definição de jornal:

    publicação periódica constituída por uma série de folhas grandes de papel, dobradas em caderno, onde foram impressas notícias, reportagens, crónicas, entrevistas, anúncios e outro tipo de informação de interesse público.

    Um boletim não é isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me interessam essas definições. Se o jornal do sporting comecou como um boletim é então o mais antigo desportivo do país.
      Ligar a essas definições é como cair na falácia de que os anos do Sport Lisboa nada contaram para a construção da identidade do Benfica.

      Eliminar
    2. Como é óbvio, passada quase 1h, não há um lampião que consiga contra-argumentar. Enfim...lampionices!

      Eliminar
  5. Os lampiões têm sempre outro significado para as coisas concretas...ora não é corrupção, ora não é jornal, ora não é piriquitos, ora não é droga, ora não é lavandaria, ora as imagens editadas não são falsas...é tudo o que os lampiursos quiserem. A vossa idiotice continua a fazer-nos rir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz bom proveito. Eu Rio-me mto com os títulos ganhos.
      Cada um diverte-se com o que pode.

      Eliminar
  6. Usando o mesmo critério do lagarto que rabiscou o texto faccioso sobre a idade do seu jornal, diríamos que o Jornal do Benfica tem 104 anos, considerando que o Benfica publicou o seu primeiro Boletim em 1913 - "Boletim Sport Lisboa" (anos mais tarde denominado Boletim Oficial do SLB).

    Mas, enfim, o complexo de inferioridade dos lagartos em relação ao Benfica leva-os a escrevinhar as maiores trafulhices como se fossem verdades absolutas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tem mais graça é ser o Sporting aquele clube que decidiu mudar a data da fundação, após a morte do fundador, só porque mudou o nome de "Campo Grande Sporting Clube" para "Sporting Clube de Portugal", apesar de serem os mesmos sócios, os mesmos dirigentes e os mesmos estatutos.

      Agora com Um Boletim que durante muitos anos foi editado de forma errática e apenas para publicar os "Relatórios de Contas" a distribuir aos associados, querem que seja considerados para data da fundação do Jornal. Uns verdadeiros cómicos estes sportinguistas.

      PS: Já agora, diga-se que o que foi publicado pelo SLB, com inicio em Agosto de 1913 foi um jornal chamado "O Sport de Lisboa", e não um boletim.

      Eliminar
  7. Eu sei que os lãmpiursos já aí vem todos a babar antes de irem bater nas fêmeas que estão a acabar de lavar a loiça, mas aqui vai... o Jornal do Sporting é o Jornal de um clube, em circulação, mais antigo da Europa!!!

    ResponderEliminar
  8. Querem saber a verdade? Está aqui.
    Se não forem preguiçosos leiam este belo naco de posa.


    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2015/11/derbi-dos-jornais.html

    ResponderEliminar
  9. Estes lagartixos são mesmo patéticos.. ora é o jornal mais antigo, ora são os títulos que querem à força ganhar na secretaria, ora são os blá blá blá do costume. Fonix, não há paciência para estes alucinados. Era voltar a abrir o Conde Ferreira e enche-lo com estes loucos. A falta de títulos compulsiva e o ódio espalhado pelo Brunalgas, essa amostra ridícula de presidente e pelo seu Bulldog Francês Sórraiva, estão a deixar estes pobres num estado de loucura total.. é internar esta gente toda.. a sociedade agradece

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...