22 setembro 2017

Sporting ‘prende’ ex-jogadores; "FC Porto e Sporting sublinham" desigualdades do futebol português

Manuel Machado não muda uma palavra na sua opinião sobre as fortes desigualdades financeiras e competitivas entre os três "grandes" e os restantes clubes do campeonato português.
O treinador do Moreirense tinha evidenciado, após a goleada (3-0) sofrida frente ao FC Porto, que as disparidades de orçamento e atenção mediática em Portugal facilitavam resultados pesados e faziam das equipas ditas pequenas "carne para canhão" no "campeonato dos três".
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa de antevisão do confronto com o Sporting, para a sétima jornada do campeonato, Manuel Machado reforçou a sua opinião, que "não resulta de uma amostra pequena":
"Quando chegarmos ao final do campeonato, veremos que o diferencial se vai acentuar de forma muito clara. O FC Porto e o Sporting [lideram com pleno de vitórias] sublinham e subscrevem aquilo que eu disse. O Benfica tem tido um início de época menos bom, mas não desmente a grande clivagem que há no futebol português, que tem de ser repensado."
O técnico dos cónegos pediu "alterações de fundo, quer a questão da centralização dos direitos e a melhor e mais equitativa distribuição dos meios financeiros, quer uma outra via para resolver o problema, como complemento para a alteração do quadro competitivo".
Machado deu como exemplo os resultados de FC Porto e Benfica na Liga dos Campeões, para evidenciar a falta de competitividade existente no futebol português: "[Acontece] aquilo que verificámos, vem um Besiktas, que não é um clube de ponta nas competições internacionais, e sobrepõe-se a um expoente nacional, o FC Porto, e vem um CSKA, que também não é [de ponta], e consegue ultrapassar o Benfica.

O Sporting informou ontem a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de todos os montantes gastos e recebidos no mercado de verão. Salta à vista um balanço positivo de 23,5 milhões de euros correspondentes a 51,8 milhões de saídas de jogadores e de 28,3 milhões relativos a entradas, mas aqui não estão contabilizadas as comissões pagas a agentes e empresas no âmbito destas transferências. No que diz respeito a contratações e empréstimos, o Sporting gastou 5,495 milhões em comissões, a que se somam mais 3,15 milhões em saídas, o que perfaz 8,645 milhões de euros neste mercado de verão pagos em despesas de intermediação.
Interessante também é a forma como o Sporting acautela os seus interesses futuros. De todos os futebolistas que pertenciam aos seus quadros e que rescindiram rumo a outras paragens, só existiu um que os leões não ficaram com direito de preferência – o extremo francês Hadi Sacko que viu o Leeds acionar a opção de compra no valor de dois milhões de euros. Os restantes 14 só sairão para outro clube, do atual onde estão, se o Sporting não cobrir a melhor oferta. E entre esses jogadores estão consagrados como Adrien, Teo Gutiérrez, Rúben Semedo ou Beto.

5 comentários:

  1. O SPORTING informou a CMVM????

    O sporting fez o que faz todos os anos em setembro e em janeiro (no fim dos mercados de transferências), publicou no seu jornal toda a informação sobre entradas e saidas (empréstimos ou compras/vendas) com toda a informação, valores, comissões (e a quem), clausulas anti-rivais, percentagens de passes mantidos e vendidos, etc... Maior transparência do que esta não existe...


    Não comunicou nada à CMVM, não sei donde vem esta burrice do FdJ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fora de Jogo não tem «jornalistas» competentes?

      ponho entre aspas porque nem sei se são jornalistas encartados que escrevem aqui...

      Eliminar
    2. Acrescente-se que é o unico clube nacional que o faz desta forma, o porto no seu relatório de compras costuma mostrar o valor global das comissões, o braga já tentou fazer parecido ao Sporting (uma vez) e o benfica nem em relatório de contas põe o valor das comissões.

      O que é publicado todos os anos em Setembro e Janeiro desde que BdC entrou é da mais pura transparência pois faz um resumo sobre todas as entradas e saidas, com os valores da transferência, comissões e a quem, premios de assinatura, clausulas anti-rivais, percentagens de passe mantidas, clausulas de mais valias, data final, etc...

      Podem ver aqui
      https://www.facebook.com/polikpt/posts/10209852700577817?pnref=story

      Eliminar
  2. Caro António tem aqui o comunicado do SCP à CMVM:

    http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR65867.pdf

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...