11 agosto 2017

Sabotador da arbitragem apanhado após denúncia do FC Porto; A apreensão de um cachecol leva Super Dragões acusar a polícia de comportamento diferente com claques do Benfica; Mais um interessado em Schelotto

Na terça-feira à noite, os árbitros e os dirigentes de arbitragem que assistiam ao programa de Francisco J. Marques no Porto Canal terão dado uma gargalhada uníssona quando o diretor de comunicação do FC Porto identificou o pseudónimo Frankc Vargas, usado numa alegada troca de emails com o Benfica, como sendo Ferreira Nunes, ex-líder da Secção de Classificações do Conselho de Arbitragem e figura importante das revelações que o diretor de comunicação dos dragões tem vindo a fazer. Até esse momento, os árbitros desconheciam o verdadeiro remetente de um outro email que lhes chegara perto da meia-noite do dia 26 de julho, quando estavam todos reunidos no habitual estágio de pré-época, no Luso.
O título dessa mensagem, proveniente da conta atento.arbitragem@gmail.com e assinado Frankc Vargas, era “O logro do processo classificativo dos árbitros e assistentes que atuaram na época 2016/17 no futebol profissional” e consistia num ataque ao Conselho de Arbitragem, partindo da nomeação de assessores para participarem na reavaliação de lances e do facto de um deles, Paulo Costa, ter um irmão no quadro principal de árbitros. “Não restam quaisquer dúvidas”, sustenta o texto, “que o processo classificativo dos árbitros da época 2016/17 foi tudo menos transparente, como prova o facto de o Conselho de Arbitragem ter necessidade de negar a existência de uma comissão de assessores, com influência decisiva na classificação dos árbitros”.
Aparentemente, esta alegação parte de uma mentira, porque, segundo apurou o jornal O Jogo e ao contrário do que afirma “Frankc Vargas”, o CA confirmou a existência dos assessores e explicou a função deles ao Conselho de Justiça (CJ), no âmbito dos processos interpostos pelos árbitros despromovidos que recorreram da classificação 2016/17. Um facto que facilmente se comprovará quando houver uma decisão do CJ nos dois processos ainda pendentes, de Tiago Antunes e Jorge Ferreira. Oficialmente, os assessores de avaliação já fazem parte do processo classificativo há muito e os métodos atuais foram consensualizados com os próprios árbitros através da APAF. Também é suposto estar salvaguardado que não tenham conhecimento nem das notas, nem da classificação dos juízes.
O diário confirmou junto de vários árbitros a receção do email, que também era do conhecimento do Conselho de Arbitragem, cujos membros são diretamente visados pelo autor, sempre a partir da tese central de que negaram ao CJ a existência de assessores. “Quem foram os ‘dirigentes’, ‘comentadores’ ou ‘diretores de comunicação’ que lhes encomendaram/aconselharam estes procedimentos e postura?”
Outro dado curioso será a semelhança de argumentação entre o email e a defesa do árbitro Jorge Ferreira à sua despromoção. Jorge Ferreira consta de um grupo de oito árbitros mencionados como sendo apreciados pelo Benfica nas primeiras trocas de correspondência divulgadas pelo FC Porto. Ouvido por O JOGO, Jorge Ferreira não quis fazer comentários, ficando-se pela confirmação de que conhecia o processo de classificação e o papel dos assessores.
O pseudónimo Frankc Vargas e o email “atento.arbitragem@gmail.com ”chegaram ao conhecimento do público na passada terça-feira, quando Francisco J. Marques revelou uma troca de mensagens entre esse remetente e Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica. A identificação clarifica-se quando, a determinada altura, Frankc Vargas tem de anexar o Cartão de Cidadão digitalizado, embora já estivesse bem sugerida pelo teor das conversas. Mais tarde, para remeter ao Benfica a fatura de um parecer jurídico, Ferreira Nunes, que ontem não nos atendeu o telefone, chega mesmo a usar o seu endereço de correio eletrónico genuíno.

Mais um interessado. Ezequiel Schelotto continua a treinar à margem do grupo de trabalho na Academia e a procurar colocação, depois de dispensado por Jorge Jesus. Depois de ter sido associado à Sampdória e ao Nice, o lateral surge agora ligado ao Brighton, recém-promovido à Premier League.
O Sporting continua a analisar as propostas que vão chegando.

Super Dragões acusa polícia. A apreensão de um cachecol com a inscrição "No pyro, no party" no domingo, no Estádio Dragão, levou a claque mais representativa do FC Porto a insurgir-se contra a ação da polícia. Num comunicado publicado na página oficial no Facebook, os Super Dragões consideram que tal atitude "ultrapassa os limites do aceitável".
"O combate à ilegalidade parece estar suspenso, já a provocação e perseguição aos Super Dragões parecem estar mais radicais do que nunca", lê-se na publicação do grupo, que acusa as autoridades de agir diferente para com as claques do Benfica. "Enquanto que os ilegais colocam as suas tarjas no estádio e fazem uso repetido de verdadeiro material pirotécnico debaixo de um comportamento impávido e sereno da polícia, na nossa casa apreendem-se cachecóis de malha como sendo material idêntico. (...) Se o que pretendem é fazer de nós "prémios de caça", não esperem da nossa parte uma reação de medo ou retração. Não aceitamos ser perseguidos, provocados e muito menos ser alvo de comportamentos obsessivos que aparentam querer gerar algum comportamento incorreto da nossa parte para poder justificar medidas de força", garantem.

Comunicado na íntegra

"O tema dos ultras em Portugal por via da lei que obriga as claques a constituírem-se como Associações, tem estado em discussão um pouco por toda a sociedade. Cada um escolhe o seu caminho e os Super Dragões têm vindo a trilhar o seu.
Temos interagido legalmente com o clube que tanto amamos, temos mantido um comportamento dentro da legalidade e tudo temos feito para colaborar com as forças da autoridade dentro dos patamares que entendemos serem os adequados ao papel de cada um.
O estado de absoluta impunidade que graça em torno de um determinado clube em Portugal, também chegou às suas claques, com os mesmos a vangloriarem-se da sua ilegalidade, apesar de a guardarem na gaveta sempre que está em causa uma deslocação á nossa cidade.
Ainda no passado sábado todo o País assistiu ao despudor total destes grupos em conjunto com funcionários do clube, com os mesmos a usufruírem de comportamento privilegiado no estádio Municipal de Aveiro, bem debaixo do nariz de umas aparentemente indiferentes forças de autoridade que persistem em "assobiar para o ar". O combate à ilegalidade parece estar suspenso naquilo que a este tema diz respeito, já a provocação e perseguição aos Super Dragões parecem estar mais radicais do que nunca.
Como é público, no dia de ontem, enquanto que a sul se relembrava a existência ilegal, se calhar para que o seu presidente percebesse que existem, na Invicta assistia-se ao comportamento despropositado e ridículo daqueles que deveriam zelar pelo escrupuloso cumprimento da lei de todos os cidadãos.
A já conhecida acção de apreensão de cachecóis a elementos dos Super Dragões com a justificação de se tratar de material pirotécnico, ultrapassa os limites do aceitável.
Enquanto que os ilegais colocam as suas tarjas no estádio e fazem uso repetido de verdadeiro material pirotécnico debaixo de um comportamento impávido e sereno da polícia, na nossa casa apreendem-se cachecóis de malha como sendo material idêntico. Ou estamos perante uma atitude descontrolada ou então um desconhecimento total que impossibilita que estes agentes se mantenham em funções sem uma forte formação sobre o tema.
Se o que pretendem é fazer de nós "prémios de caça", não esperem da nossa parte uma reação de medo ou retração. Não aceitamos ser perseguidos, provocados e muito menos ser alvo de comportamentos obsessivos que aparentam querer gerar algum comportamento incorreto da nossa parte para poder justificar medidas de força.
O Polvo que domina a sociedade portuguesa e o mundo do futebol parece manter-se forte.
Não nos vergaremos a tal e lutaremos sempre por nós e pelo Futebol Clube do Porto"

22 comentários:

  1. Sabotador de arbitragem? Mas sabotador de quê? Dá a sua opinião, tem o mesmo direito que todos os outros. Não gostam da sua opinião, comam menos.
    Não nos faltava mais nada estar a impedir um cidadão de dar a sua opinião. Os cartilheiros dragartos dão a sua opinião todos os dias nas TV e nos blogues, mentem com quantos dentes têm na boca na completa impunidade mas isso já é um direito adquirido? Porquê? Por serem adeptos dragartos?

    A propaganda goebeliana está no auge. Se pensam que é com propaganda à la Goebbels que ganham competições isso era no tempo do nazismo. Os tempos agora são outros.
    Não irão conseguir impedir adeptos do Benfica de manifestarem a sua opinião, seja em fóruns, nas TV´s ou através de emails ou blogues. Isso é que era bom!
    Querem expulsar e calar tudo o que é adepto benfiquista das instituições? Depois chamam fascistas aos outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a noticia do Jogo que se não foi redigida pelo Chiquinho anda lá perto?

      Eliminar
    2. Passarinho, estás a sofrer de estrabismo galopante. Em primeiro, todo o cidadão tem direito à sua opinião, obviamente, os tempos da censura já lá vão, mas a coberto de um pseudónimo só implica que o mesmo não queira ser identificado com essa opinião, logo a legitimidade para a emitir não existe. Quem nada teme identifica-se. Em segundo, ninguém pretende calar os galináceos, apenas, e só, que sejam sujeitos aos mesmos critérios disciplinares que os restantes. Não podem ser só os portistas (falando apenas do meu clube) a serem punidos por emitirem opinião.
      E essa de chamar cartilheiros aos outros sem fundamento, pois no vosso caso foi provado, é que é um bom exemplo de propaganda nazi. Como não se livram o epíteto tentam colocar todos no mesmo saco.

      Eliminar
    3. Um anónimo não pode ter opinião??? São mesmo fachos estes tripeiros!! Esta besta gostava era de 'votar' de braço no ar. Estás-lhes no sangue. Sempre de mãos dadas com o fascismo. Vai para a União Nacional, fascista! Enojas-me.

      Eliminar
    4. Além de idiota és ignorante, intitular de facistas os portistas e portuenses que defendem há muito tempo uma descentralização do poder só de uma cabeça oca. O dito Frank Vargas é um vosso servo em busca do poleiro de outrora para fazer o vosso trabalho sujo. Haver ainda comunicação social que não se subjuga aos vossos critérios do que é notícia é uma grande chatice para vocês. A verdade é como o azeite vem sempre ao de cima. Deixa de comer alpista marada.

      Eliminar
    5. Ele tem tanto direito de utilizar um nick como tu. É exactamente a mesma coisa!
      Se ele não tem legitimidade para emitir a sua opinião também tu não tens!
      Queres dois pesos e duas medidas. Sabes o que é democracia?
      Tu não comes alpista, tu comes é merda!
      Porra que é burro que nem uma porta!

      Eliminar
    6. Portanto, para ti a opinião emitida neste blog está no mesmo patamar de emails enviados a agentes desportivos???! E o burro sou eu?! És muito básico, volta para escola.

      Eliminar
    7. O facho tripeiro foi apanhado e agora chama aos outros aquilo que ele é. Nem sabe a história do próprio clube, o clube dos fachos do norte.

      Eliminar
    8. Nem todos os benfiquistas são burros, mas todos os burros são benfiquistas.

      Eliminar
    9. Depreende-se que és benfiquista, já que burro és certamente.

      Eliminar
  2. Ser adepto do clube do regime é isto. Ser adepto de uma seita de trafulhas e manipuladores. Uma vergonha. É mais que tempo de mudar, limpar este nojo que se apoderou do desporto para o reduzir à nojice que todos vêem. Não adianta andaren-se a enganar. A vergonha e o nojo são demasiado evidentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, estes tripeiros fascistas não têm puta de vergonha na cara!

      Eliminar
    2. Seguidores do seu antigo presidente Urgel Horta, fiel apoiante e militante do regime fascista.

      Eliminar
    3. Tal e qual. A política de cartilhados, que apenas serve para intoxicar é só mais reles que existe.
      Depois ainda têm a maioria da comunicação social a fazer deles os bonzinhos e de outros os maus. Autêntica política de regimes extremistas. De fazer corar goebbles.
      Benfica é e sempre foi o regime um estado dentro do estado. Vergonha.

      Eliminar
  3. muito comprido este texto, só li as primeiras linhas e não percebi nada,
    este ano não contratam ninguem devido ao fair play.
    para o ano não contratam ninguem devido à dívida maicon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ?!! Que idade tens?! Sim, porque se fores adulto, não quero acreditar que o ser humano, chegou a este nível de raciocínio!prefiro os cartilhados, sempre lêem coisas mais inteligentes!

      Eliminar
  4. O insolvente dizem que é filho de um Pide. É preciso fazer desenhos???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além do nojo de serem é um clube de propaganda, manipulação e intoxicação, sois de uma falta de inteligência que incomoda.
      Até um puto de 4 anos olha para os factos e envergonha-se. Os benfiquistas são uma espécie cada vez mais ridículA. Comem absolutamente tudo. Que nojo.

      Eliminar
  5. O Maicon também foi apanhado no tribunal de Gaia a pedir 900000 aéreos ao pinto,penso eu de que...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os calhaus Benfiquistas, quando não sabem o que dizer, falam de tudo, para desviar as atenções! Só os burros Benfiquistas é que vão nesta cantiga,temos pena!

      Bernardo Silva

      Eliminar
    2. Não desvies, dragarto. Fala frontalmente e com Paixão sobre o penalty de hoje.

      Eliminar
  6. Video árbitro 1-sobrinho do peyroteu 0

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...