11 agosto 2017

O lateral (não é Douglas) que está a chegar ao Benfica; West Ham admite estar a tentar William Carvalho; Em que situações é que o vídeo-árbitro entra em jogo? O director técnico do International Board explica

Com a introdução do vídeo-árbitro no futebol português, e não só, surgem diversas questões fundamentais. Como é que funciona? Quem opera? Quando e por que razões intervém no jogo?
As primeiras duas perguntas já têm resposta: o vídeo-árbitro é operado, como o nome diz, por árbitros, por via do acesso às câmaras. No fundo, há um árbitro em campo e outro a "ver televisão".
Fica, portanto, a dúvida: quando e por que razões intervém o vídeo-árbitro no jogo? Mais acerdatamente, a que propósito? David Elleray, director técnico do International Board (IFAB), que introduziu a tecnologia nos relvados nacionais, responde, em entrevista à RR.
"As únicas situações em que o vídeo-árbitro pode ajudar o árbitro é em penáltis, golos, vermelhos directos e má identificação dos jogadores. São, portanto, três situações de jogo e uma administrativa", explica.
O nome técnico da tecnologia, "video assistant referee" (vídeo-árbitro assistente), VAR na sigla inglesa, diz tudo. O vídeo-árbitro não mais é que um assistente e apenas entra em acção quando necessário.
A FIFA "parte" a acção do vídeo-árbitro em três fases: o incidente ocorre, o VAR revê e aconselha, o árbitro toma uma decisão. Nessa tomada de decisão, há duas opções: o árbitro aceita o conselho do vídeo-árbitro ou decide rever as imagens por si mesmo.
"Mas uma coisa importante a sublinhar é que o vídeo-árbitro só actua se o árbitro cometer um erro claro ou quando algo grave for ignorado", ressalva David Elleray, dando um exemplo.
"Se um árbitro assinalar um penálti, será penálti, a não ser que as imagens mostrem que é claramente um erro. Se gerar dúvidas, mesmo que possa parecer que poderia não ser assinalado, se não houver a certeza clara de que o árbitro errou, então a decisão dele irá prevalecer", afirma.
Aliás, na opinião do antigo árbitro inglês, "se o vídeo-árbitro estivesse a analisar todos os casos duvidosos", o jogo teria de ser parado "demasiadas vezes". Ou seja, o vídeo-árbitro só intervém quando existe um erro claro.
Uma das grandes preocupações em relação ao vídeo-árbitro é o tempo que demora a agir. Daí que continue concentrado em acções-chave.
"Temos dados que nos dizem que, neste momento, as pessoas estão contentes que o vídeo-árbitro seja utilizado apenas em erros graves e desta forma manteremos o ritmo do jogo", explica Elleray.
Não fará, portanto, sentido aplicar o vídeo-árbitro em lances que não definam jogos (ou no caso da má identificação de jogadores):
"Quantas mais situações acrescentarmos, mais vezes o jogo será interrompido e isso não vai beneficiar o futebol."

Slaven Bilic, treinador do West Ham, abordou o alegado interesse do clube em William carvalho, médio do Sporting. «Sei que é um bom jogador e tem muitos clubes interessados. Está no radar e mais não posso dizer. Os bons jogadores são caros, mas nós estamos a tentar», afirmou o técnico croata, em conferência de imprensa de antevisão à primeira jornada da Premier League.
William Carvalho tem sido apontado como possível reforço dos hammers neste mercado de transferências.

O croata Mato Milos, de 24 anos, está perto de ser reforço do Benfica para o lado direito da defesa. À procura de uma solução após a saída de Nélson Semedo para o Barcelona, as águias estarão a ultimar o acordo com o Istra, equipa da primeira liga da Croácia.
De resto, a página Istrasport adianta que o negócio deverá rondar os 400 mil euros. 
Mato Milos foi internacional croata nos vários escalões de formação e estreou-se pela seleção A em maio último, num amigável frente ao México.

8 comentários:

  1. Lol, viva o VAR. Claríssimo que não há penalty nenhum sobre Bas Dost. Neste caso, de erro grosseiro em que as imagens demonstram que não há nada, não devia ter sido anulada a decisão do árbitro? Aguardo as justificações do lagartal, com certeza cheias de imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting ganhou com muita Paixão. Bruno, qual ponta de lança a resolver o jogo do seu clube do coração. Vergonhoso e ridículo.

      Eliminar
  2. Vão pastar, se não é pênalti o que seria então!? Triste quando se vê o espetáculo a ser denegrido... O contato existe e a regra é clara!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas crianças que aqui vêm comentar são engraçados. Qual regra, menino? Para tua informação, futebol é um jogo de contacto e em lado nenhum das regras do futebol se fala de contacto. Fala-se de derrube.
      Mesmo que se falasse de contacto, é difícil o defesa não tocar em Bas Dost quando é esse que promove o choque. Não é penalty.

      Eliminar
  3. Vão pastar, se não é pênalti o que seria então!? Triste quando se vê o espetáculo a ser denegrido... O contato existe e a regra é clara!

    ResponderEliminar
  4. Belo mergulho na piscina pra que serve o var so veio ajudar os coitadinhos do poto e a m€rd@ do sporting este lance devia de ser anulado o resoltado justo é o enpate so mesmo aqui em portugal uma vergonha

    ResponderEliminar
  5. Lampeãos leva epoca inteira na boléia de CA, ainda reclamam como se não! Nunca vi na vida tamanha descaso, futebol é de contato!? Por isso que jonas mergulha sempre então e São assinalados grande penalidades boificas pá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh criança, volta para o parque e dá uns toques com a bola. Ninguém está a falar do Jonas, essa desconversa mostra que não tens argumentos. É simples, não é penalty. Se tiveres qualquer dúvida, imagina que o Dost se chama Jonas e o defesa se chama Coates. Agora, continua a ser penalty?

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...