31 julho 2017

Rúben Saldanha- O Iniesta do Norte

São cada vez menos os jogadores de fino recorte técnico a atuar em Portugal. O futebol perdeu o perfume de outrora. Perdeu a magia do 10, a classe do "Regista", a classe do maestro que tomava a batuta e liderava todo um processo ofensivo. O futebol é cada vez mais um jogo coletivo, onde a capacidade física detém (erradamente) influência sobre a capacidade imaginativa de pensar o jogo.

Mas há raras exceções no futebol nacional. Ainda que a sua carreira prometesse muito mais, Rúben Saldanha, médio de 29 anos é um destes raros exemplos. Talvez se tivesse um nome espanholado ou latino, Saldanha pudesse estar num clube com outros pergaminhos. O médio que passou pelo Tondela é um dos jogadores mais influentes na manobra ofensiva do Santa Clara. Com baixo centro de gravidade, velocidade a executar e uma qualidade técnica assinalável, Rúben Saldanha é um dos poucos números 10 a atuar em Portugal, fazendo lembrar, demasiadas vezes o jogo de um dos maiores magos do futebol mundial, Andrés Iniesta.

Saldanha que tem jogado a falso ala no clube dos Açores é um dos casos do futebol português em que a sorte não bateu à porta. O médio proveniente do Norte podia ter tido uma carreira muito mais recheada de títulos e um histórico mais glorioso mas o futebol tem destas coisas. Quem tira partido são os açorianos que tem o privilégio de absorver todo o futebol que sai das botas deste autêntico craque. Cabeça levantada, bola colada ao pé de forma quase magnética, fintas de corpo, passes milimétricos, remate colocado- são muitas as especialidades no cardápio de Rúben Saldanha.

Aos 29 anos, alguns poderão dizer que será tarde para Saldanha ingressar num clube de maior dimensão no futebol português, outros (e bem) , acham que o apaixonante médio do  CD Santa Clara estará ainda a tempo de deixar a sua indelével marca no futebol português. Veremos quem terá razão no final da época. O que é certo é que Rúben Saldanha promete mais uma grande temporada, ao nível que nos tem habituado.

2 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...