11 julho 2017

Ronaldo Vieira: o menino bonito de Elland Road

Rio Ferdinand, Harry Kewell, Paul Robinson, Jonathan Woodgate, Olivier Dacourt ou Robbie Fowler foram jogadores que fizeram parte da história do Leeds United de outros tempos, mas hoje em Elland Road mora aquele que é o "menino bonito" das bancadas desse mítico palco inglês: Ronaldo Vieira. Nascido no dia 19 de Julho de 1998, Ronaldo Vieira Nan, irmão de Romário Vieira que joga nos escalões de formação do histórico clube inglês, começou a despontar em clubes modestos, da zona algarvia, como o Imortal e o CB Portimão, mas foi nas camadas jovens do Benfica, em 2010/2011, que deu o "salto" para o Leeds United. E na formação do Benfica partilhou o balneário com Pedro Pereira (hoje no plantel encarnado treinado por Rui Vitória). Após sair do Benfica, sem sucesso, Ronaldo Vieira rumou a Inglaterra, onde escolheu representar o Leeds United, preterindo assim outros clubes como, por exemplo, Hull City, Barnsley ou o York City.

Dono de um excelente sentido posicional, Ronaldo Vieira possui uma boa capacidade de passe, seja curto ou longo, é um futebolista muito forte fisicamente, contribuindo para isso os seus 1,80 metros de altura e os 75 quilos, apresenta uma boa capacidade de concentração dentro do campo e raramente dá um lance ou uma bola como perdidos. Nesta época futebolística, que agora terminou, Ronaldo Vieira foi uma peça fundamental no "xadrez tático" do técnico Garry Monk, participando em 38 jogos e apontando, apenas, 1 golo no Championship e conseguindo manter o Leeds United na luta pelo regresso à Premier League... que não veio a acontecer. O outro aspeto em Ronaldo Vieira é o facto do camisola 25 do Leeds United poder optar por jogar por três seleções: Guiné-Bissau, Inglaterra e Portugal. Seria bom que Portugal, no futuro, pudesse contar com o talento de Ronaldo Vieira, mas para isso é necessário que o jovem craque vá marcando presença também nos jogos da Seleção Sub-21, visto que é um jogador com um talento enorme e com o qual Rui Jorge pode sempre contar.

1 comentário:

  1. Se não estou em erro este já se encontra sob a alçada da federação inglesa.... julgo ter sido convocado para os sub 19 ou algo do género

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...