12 julho 2017

Milhões do Zenit podem chegar ao Dragão; Saída de Adrien decidida após a Suíça; Negócios de Jorge Mendes e 13 clubes investigados. “Tudo o que tem a ver com Jorge Mendes é suspeito”

A Inspeção Tributária e Aduaneira (ITA) está a investigar os negócios com jogadores e treinadores de futebol em que interveio o empresário Jorge Mendes, nos últimos três anos, em Portugal. O agente de futebolistas é um dos alvos prioritários da investida que o Fisco tem em curso sobre o setor do futebol e já visa mais de uma dúzia de sociedades anónimas desportivas (e respetivos clubes).
“Tudo o que tem a ver com Jorge Mendes é suspeito”, comentou, ao JN, uma fonte da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), para sublinhar a intenção de passar a pente fino todos os principais negócios que possam ter tido o dedo do dono da Gestifute, ao nível de transferências de futebolistas, equipas técnicas e de gestão das respetivas fortunas.
A empreitada é difícil, desde logo porque muitos destes negócios são realizados através de paraísos fiscais, que lhes garantem secretismo. Por outro lado, os inspetores tributários beneficiam de um acordo de cooperação estabelecido com outros países da União Europeia, tendo em vista o setor do futebol.
Como sintetiza o relatório divulgado pelo Gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre o “Combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras”, em 2016, a Autoridade Tributária participa num “controlo multilateral”, com outros estados-membros, graças ao qual já “forneceu e recebeu informações preciosas para a investigação deste setor”.
No caso de Jorge Mendes, o Fisco mantém ainda uma parceria com a Agência Tributária de Espanha, cujo trabalho esteve na origem de acusações por crimes fiscais contra clientes do empresário, como José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão, Di Maria, Ricardo Carvalho e Falcao.
Este jogador colombiano, segundo noticiou o jornal “El Confidencial” em junho, justificou-se perante a justiça apontando Jorge Mendes como cérebro de um esquema que passava pela criação de sociedades offshore para desviar do Fisco receitas de direitos de imagem. E o próprio empresário, que refutou as acusações, já estará a ser investigado em Espanha.
Por cá, a AT está a verificar se os esquemas apontados em Espanha também foram usados por jogadores e treinadores que atuam ou atuaram nas competições nacionais e que são representados igualmente por Jorge Mendes.
O esquema das offshore para os direitos de imagem poderá ter sido usado com um número reduzido de futebolistas que têm aparecido em campanhas publicitárias, mas há outros sob investigação. É o caso de alegados esquemas com prémios de assinatura ou com duplos contratos que não são registados na Federação nem na Liga e envolvem pagamentos por baixo da mesa.

Adrien decidido depois da Suíça. As decisivas movimentações de mercado do Sporting em torno dos principais ativos do clube que estão na porta de saída de Alvalade, concretamente William Carvalho e, sobretudo Adrien, só devem conhecer significativos avanços após o estágio de pré-temporada que se realiza na Suíça, escreve O Jogo. Tudo porque o presidente Bruno de Carvalho, pese o contacto permanente com a estrutura mais próxima para o futebol profissional – o administrador da SAD Guilherme Pinheiro e o team manager André Geraldes –, ao contrário do que chegou a ser equacionado, irá diretamente da sua lua de mel para a Suíça, onde é esperado entre sábado e domingo.
A expectativa de alguns intermediários era a de que o líder leonino estivesse em Lisboa ainda esta semana para debater alguns dos temas comuns, como era o caso de Adrien, mas até ver não é isso que se irá passar. Os representantes do capitão leonino têm mantido contactos regulares com os dirigentes leoninos e até se pode verificar uma reunião em que também participará um emissário dos ingleses do Tottenham, mas face à ausência de Bruno de Carvalho, qualquer decisão por uma eventual transferência fica adiada para a semana. Refira-se que o médio, à semelhança de Beto, Rui Patrício, William Carvalho e Gelson, irá apresentar-se ao trabalho na próxima segunda-feira, depois do período de férias tardio motivado pela participação na Taça das Confederações.
Também as colocações dos atletas que estão dispensados, casos de Douglas, Ewerton, Schelotto, Marvin e Castaignos, não conheceram desenvolvimentos substanciais, mas desta feita pela dificuldade em encontrar emblemas que consigam corresponder às exigências da SAD e dos atletas.

O destino de Diego Reyes poderá ser o Zenit de São Petersburgo, da Rússia. Há muito que o central mexicano contratualmente ligado ao FC Porto tem sido apontado a vários clubes, nomeadamente ao Espanyol, onde jogou na temporada passada por empréstimo, mas nas últimas horas foram os russos que se adiantaram na contratação.
Segundo informações recolhidas pelo jornal DN, as negociações iniciaram-se no final da semana passada, nomeadamente quando terminou o direito de opção de compra por parte do Espanyol.
A SAD portista comunicou aos responsáveis do emblema espanhol que havia outros interessados, e como a equipa da Catalunha não quis pagar os sete milhões de euros estipulados na cláusula os dragões avançaram para outras ofertas, sendo a melhor a do Zenit, da Rússia. O internacional mexicano, que curiosamente esteve ao serviço da sua seleção na Taça das Confederações, que se realizou na Rússia entre os dia 17 de junho e 3 de julho, está ao corrente do interesse do emblema russo, mas ainda não deu uma resposta, pois tem outras ofertas – tem preferência em continuar noutras ligas, como a espanhola ou a inglesa.
Os azuis e brancos, no entanto, acreditam que o Zenit conseguirá convencer o mexicano de 24 anos, nomeadamente em termos de salários. Este negócio poderá até garantir mais do que os sete milhões que o FC Porto tinha estipulado com o Espanyol para a transferência do defesa.
Contactado pelo DN, o FC Porto não quis comentar a possível transferência do mexicano Diego Reyes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...