28 julho 2017

André André apanhou um jogo mas pode cumprir...dois de castigo

A secção não profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou, esta sexta-feira, castigar o defesa Sebastián Coates, do Sporting, e o médio André André, do FC Porto, com um jogo de suspensão, cada.
Curiosamente, os dois jogadores foram expulsos diante do V. Guimarães. O portista viu o vermelho directo durante o Troféu Cidade de Guimarães, no passado domingo, e o central leonino recebeu ordem de expulsão na partida de preparação em Rio Maior, na quarta-feira.
Após a reunião, a FPF aguarda, ainda, esclarecimentos da FC Porto SAD, relativamente ao jogo com o V. Guimarães. Ora, à RR consultou João Diogo Manteigas, especialista em direito desportivo, que explicou que os dragões cometeram uma irregularidade ao alinhar André André frente ao Portimonense, na quinta-feira.
"Parece-me a mim que a Federação abre o processo da confirmação da expulsão do André André através de vermelho directo. Mas mesmo que não fosse vermelho directo, há aqui um problema, porque o André André jogou no jogo com o Portimonense quando não devia ter jogado, porque há uma suspensão automática", explicou o jurista.
Apesar do "facto inédito" que cai "fora daquilo que seria a normalidade", João Diogo Manteigas esclareceu que "o procedimento normal" seria "a suspensão automática e não poder jogar o jogo seguinte". Face ao sucedido, o FC Porto terá de dar explicações.
"Parece-me que pode abrir-se aqui a porta para mais um jogo de suspensão, por incumprimento daquilo que são os regulamentos", revelou o jurista, sublinhando que o regulamento da FPF também se aplica a jogos de carácter particular: "Os jogos particulares são jogos oficiais como qualquer outro jogo."
André André poderá perder, deste modo, a apresentação do plantel azul e branco aos sócios e adeptos, diante do Desportivo da Corunha, no domingo, e o último teste antes do campeonato, frente ao Gil Vicente.
"Se forem esses os dois jogos imediatamente seguintes à decisão da Federação, sim, sem dúvida alguma", confirmou o especialista em direito desportivo. "Havendo uma expulsão, seja por acumulação [de amarelos], seja directa, há sempre uma suspensão imediata aplicada aos jogos imediatamente a seguir."
No caso do Sporting, Coates só perderá o Troféu Cinco Violinos, diante da Fiorentina, em Alvalade, ficando livre para a estreia no campeonato, na Vila das Aves, conforme explicou João Diogo Manteigas:
"Eventualmente, se não houvesse comunicação da Federação, o que eu faria no lugar do Sporting, e parece-me que assim seria o procedimento normal, era pedir uma exposição à Federação para esse efeito. Neste caso, já está confirmado. O Coates não pode jogar no próximo jogo, pode sim jogar no seguinte."

7 comentários:

  1. Claro que sim.... queres ver que ainda nos atribuem derrota no jogo frente ao Portimonense?
    Estão todos a preparar-se para a época que aí vem, cada um na sua área ...

    Carlos Manuel

    ResponderEliminar
  2. Acho que este ano não há padre que lhes valha

    ResponderEliminar
  3. Esse manteigas para quem nao sabe, já foi varias vezes a tv do regime. É frequentador assíduo. Mais um lampião a defender a causa. Vão precisar de muitos advogados para o que ai vem.

    ResponderEliminar
  4. Ass Hole B = Somos Labregos e Besuntas

    ResponderEliminar
  5. Os cartilhados nojentos a trabalhar pró clube do regime.

    ResponderEliminar
  6. Descida de divisão já.
    Ou então façam como fizeram com o Hulk seus nojentos.

    ResponderEliminar
  7. Isto hoje está cheio de carpideiras corruptas.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...