17 junho 2017

Títulos a salvo. Inquérito não trava homologação do tetra do Benfica

O tetra do Benfica pode ou não estar em risco? A questão foi levantada pelo Sporting, numa reação do seu diretor de comunicação, Nuno Saraiva, aos e-mails sobre o alegado envolvimento do Benfica em casos de possível corrupção desportiva, revelados pelo FC Porto (remontam a 2013 e estão na posse do Ministério Público). Mas, segundo Lúcio Correia e João Diogo Manteigas, especialistas em direito desportivo, ouvidos pelo jornal DN, é quase impossível que isso venha a acontecer.
Na justiça desportiva, então, não é mesmo possível, defendem. “Não é possível o clube perder os títulos, depois de homologados”, coincidem. Nem mesmo o último título do tetra, que está a cinco dias de ser homologado – o campeonato 2016-17 terminou a 21 de maio. João Diogo Manteigas lembra que “há determinados processos que podem suspender essa homologação”, mas o processo de inquérito aberto pelo CD da FPF ao caso (e remetido à Comissão de Instrutores da Liga), “não suspende nada”. Pois, diz, “não há arguidos, nem possibilidades de sanção por não se saber que ilícito disciplinar é que está em causa”, explicou o advogado, dando até o exemplo do Boavista, que foi condenado por corrupção (que levou à descida de divisão), pela justiça desportiva, em 2008, e manteve o título 2000-01.
Lúcio Correia lembra que na legislação desportiva “não há efeito retroativo” e “qualquer sanção que possa existir tem de se refletir na atualidade”. Além disso, é preciso ter em conta que, “neste momento, há uns e-mails e umas conversas privadas” que podem não ser objeto de prova: “Das duas uma, ou as pessoas consentiram na utilização dos e-mails, ou tenho sérias dúvidas de que possam ser utilizados para efeito de investigação despor- tiva, mesmo que sejam admissíveis no processo criminal.”
No entanto, o advogado entende que os indícios “têm de ser analisados e investigados”, e “se no final houver acusação avança o processo, se não é arquivado”.
A questão só poderia mudar de figura caso o Benfica fosse acusado e condenado nos tribunais comuns. Mas mesmo assim é um cenário que torna muito difícil falar em perda de títulos, segundo Lúcio Correia: “É muito prematuro estar a falar em perda de títulos, pois isso pressupõe uma sentença condenatória transitada em julgado. Só pode eventualmente concretizar-se se, efetivamente, houver uma decisão do tribunal a dizer: perde-se o título porque houve um ato de corrupção, etc., etc.”
E tudo depende de quem for o arguido, acrescenta Manteigas: “Os visados até agora são duas pessoas singulares (Pedro Guerra e Paulo Gonçalves), funcionárias do clube. Para ser o Benfica SAD arguido tem de estar um dos administradores implicados (Luís Filipe Vieira, Rui Costa, Domingo Soares Oliveira). Se ficar provado que participaram em algum ato ilícito, aí sim, a coisa muda de figura e o Benfica pode ser penalizado, mas dificilmente isso resultaria em perda de títulos.”
E mais uma vez deu um exemplo: “O caso Cardinal levou à condenação de Pereira Cristóvão, que era vice-presidente do Sporting em exercício, mas, como ficou provado que agiu isoladamente, o clube não sofreu sanções.”

28 comentários:

  1. Prendam esta gente, nojentos.

    corrupção a vista de todos, prendam o Orelhas e os Gordos

    gandas cabrões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó peidola, vai nanar bébé, não dizes nadinha de jeito, abres a boca e só sai flatulência. Tás cansado de ver titulos por um canudo não é??? Temos pena. Vens para aqui sempre com a mesma diarreia mental.Os teus pais devem estar super orgulhosos de um imbecil como tu. "gandas"??? Isso é mesmo termo de grunho. Deves ser daqueles que anda com o barrete de lado armado em estiloso. Vai nanar bébé e sonha com os títulos que vez festejar ao Glorioso, já que o teu clubezeco de bairro nem na secretaria os consegue ganhar. Tu é que ém um "ganda" peidinho mas com molho.

      Eliminar
  2. E os do teu clube também meu cabrão!

    ResponderEliminar
  3. Peidinho filho da puta!! Get a life, ó pote de esterco!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. calma cabrão, a puta da tua mãe já está a chegar das ruas e faz-te um chá

      estás tão apertado que até os cabelos do cu batem palmas

      calma encornado corruptos, muita calma nesta hora

      Eliminar
    2. Este preto do caralho Valter, és irmão do assassino da luz?
      Isso com vaselina passa.
      Até aleijado.

      Eliminar
    3. "Não temos de ser mãezinhas, temos de usar a inteligência a nosso favor. Confidencial: o [Manuel] Mota ganhou o processo. O primeiro-ministro é um grande homem e um grande líder, conheço as suas capacidades. O Benfica manda mesmo e os outros já não mexem nada. Dizem os grandes sábios dos painéis que algo está a mudar. Este espaço foi conquistado com muito trabalho do primeiro-ministro. Temos de rezar e cantar bem. Quanto às missas, temos bons padres para todas"

      Eliminar
  4. Continuamos em negação e quem não alinhar nisto tem de deixar de ser benfiquistas ou está do lado do inimigo.

    O nome do Benfica todos os dias é atirado para a lama mas os culpados lá continuam a passear, como se nada fosse, só apertamos o Guerra.

    Tenho vergonha de ver o meu clube nesta situação e os sócios também têm culpa, aliás alguns que aqui aparecem também estão entalados.

    ResponderEliminar
  5. "'Temos de dar-lhe cabo da nota', é a via legal à lá Benfica. 3,5 para 2,0 quantas vezes aconteceu? Tudo bons rapazes"

    ResponderEliminar
  6. Oremos encornados, a corrupção vale a pena.

    ResponderEliminar
  7. Isto só acontece num país, todo ele corrupto. Desde a política, passando nos mais diversos Estados da sociedade tuga.
    OREMOS IRMÃOS.

    ResponderEliminar
  8. Sempre que leio uns mails completos, e não sómente aquilo que o putanheiro do diretor de CUmunicaçao corruptos condenados fico convencido do desespero em que se encontram...

    Basta ler o mail integral em que aquele putanheiro leu parcialmente indiciando que era respeitante a árbitros, quando lendo o mail TODO é evidente que se referem aos comentadores dos programas de de merda das TV...

    dias Ferreira já disse que não vê nada compatível ilegalidades..

    Guilherme Aguiar idem...

    O diretor fo jogo, já só quer uma justiça lenta e teme que seja o porto castigado....

    Basta para perceber o desespero.

    FALTAM 15 DIAS PARA ACABAR JUNHO.. vendas nem vê-las... Compras nem pensar nisso...e ordenados por pagar....uiui... Salgueirizaçao em curso...
    Boa tarde filhos da fruta, desfrutem das vossas namoradas, mães, mulheres antes que elas começam novo turno no "Calor da Noite"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tem nada de ilegalidade loool

      é normal delegados e avaliadores andarem a trocar mails com o Benfica,
      sobe a nota,
      dá cabo da nota.
      manda a lista de arbitros que vão subir,
      mete cunha para o filho
      mete cunha para o "menino" bonito

      Isto é NORMAL?????? Mas tu és burro ou fazes-te de burro?

      Eliminar
    2. O Menino Querido do Cabrak concorda contigo...
      Um Delegado da Liga deve ligar para o clube, para fazer diligências sovre a nota dum árbitro,..
      Publiquem os E-mails ...só publicaram e modificado pelos cartilheiros

      Eliminar
  9. «Eu conheço-o. Eu sei muita coisa, atenção. Eu sei muita coisa do ano passado. Bem…», terá dito Jorge Jesus ao quarto árbitro, referindo-se ao árbitro Jorge Ferreira.

    ResponderEliminar
  10. LUÍS FILIPE VIEIRA ("O PRIMEIRO MINISTRO"):

    "TEMOS DE DAR-LHE CABO DA NOTA"


    E vai outra NOTA pelo VOUCHER...:-))

    ResponderEliminar
  11. Mas alguém pensou que o regime tirava títulos ao nojento clube do regime?
    O que vale é que muitos deles sentem vergonha!
    Ladrões corruptos, lá fora sabem bem a merda que sois.

    ResponderEliminar
  12. A ver se no hóquei não aparece o colinho habitual.
    Que nojo de clube.

    ResponderEliminar
  13. Tu bem que adivinhavas... houve colinho para o clube do regime, que só assim se conseguiu sagrar campeão. Parabéns à aliança dragarta, juntos e com o árbitro conseguiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem colinho, ganhas bola17 de junho de 2017 às 20:24

      Houve colinho para o clube do regime, sem dúvida. Mas mesmo assim não conseguiram. Temos pena. Já ouviste falar em "joguem mais para a próxima e atirem-se menos para o chão"? Aposto que sim. Então é isso. Temos pena.
      Golos com o peito ou tronco não são válidos, dizem as regras. Temos pena outra vez.
      E quantos minutos jogou o "melões de carnide" em superioridade numerica na parte final do jogo?
      E quantos penalties ou livres directos teve nos ultimos 5 minutos? 4 ou 5? E quantos deram em golo? 2 ou 3? Perdi-lhes a conta, tal foi a palhaçada e o colinho permanente nos ultimos 5 minutos, em que passaram de 5-2 para 5-5 à conta dessas expulsões e penalties.
      Tem vergonha corrupto. As melhoras da cabeça.
      Agora chora, passarinho depenado.

      Olha a cabeça do lampião!

      Eliminar
    2. O golo era limpo, todos os livres e penalties também, mas isso não te interessa porque só ganhais assim. Como negar um golo limpo a 20 segundos do fim?

      Eliminar
    3. No teu clube é tudo limpo. Menos o teu clube e os seus adeptos, que são mais porcos que os porcos.
      Agarra-te ao stick/pau e mama!

      Eliminar
    4. Como validar um golo marcado com o tronco, que segundo as regras é ilegal?
      É fácil. Se for marcado por um encornado é porque foi limpinho... é isso, calimero?

      Eliminar
  14. E noticias do Hóquei? Não há?17 de junho de 2017 às 20:07

    Vinha perguntar aos gestores deste blog ver se depois de terem omitido a eliminação dos encornados no Futsal (há uma semana) contra o Braga, e depois de terem omitido o titulo do Sporting nos Juvenis (a meio da semana) se podem dar agora a noticia do Encornadense ter inaugurado uma plantação de melões no Hóquei, ali para os lados de Alverca, com o patrocínio do Sporting.
    No colinho, no titles :)
    CHU-PEM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que ponham, este roubo tem de ser público. Que colinho, meu deus... Bom, fiquem lá com o campeonato, roubadinho, roubadinho, roubadinho. Parabéns à aliança.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...