28 junho 2017

O médio Iraquiano com pezinhos de lã - Osama Rashid

Numa altura em que se discute a polarização do futebol, importa valorizar os casos de clubes fora das grandes cidades que continuam a crescer.  Importa valorizar o futebol nas regiões insulares. E se na Madeira, Marítimo, Nacional e União da Madeira tem recebido sempre muita atenção por parte dos portugueses e da comunicação social, nos Açores há um Santa Clara em franco crescimento. É este o objetivo deste espaço: valorizar o futebol açoriano, valorizar o espetáculo e, sobretudo, valorizar o Santa Clara como baluarte do futebol nos Açores.

Posto isto, a minha primeira crónica vem dar destaque a um jogador que nos próximos anos estará na alta roda do futebol português. Falo de Osama Rashid. Médio iraquiano do Santa Clara que chegou na temporada passada, em Janeiro , vindo do Loko Plovdiv da Bulgária. Osama, começou a dar nas vistas nas camadas jovens do Feyenoord. Entretanto teve uma fugaz passagem pelo futebol alemão, voltou à Holanda e depois veio para Portugal para representar o Farense.  

Na época transata, Osama iniciou a temporada na Bulgária mas não teve muito sucesso. O Santa Clara, que já tinha ficado com boas impressões do médio aquando da experiência no Farense, decidiu trazer o médio de volta para Portugal. Osama faz parte de uma nova linhagem de médios que tem conquistado o seu espaço no futebol.

Osama é o chamado médio moderno. Uma espécie de N'golo Kanté que cobre o meio-campo todo mesmo que às vezes não demos por ele. Sem ser muito forte fisicamente, é um jogador que lê muito bem o jogo e que dificulta muito a vida de quem ataca. Sempre bem posicionado, sempre atento, é um jogador que ajuda nas coberturas e que está sempre um passo à frente dos outros. Em termos ofensivos, é dos médios mais evoluídos da Ledman Liga Pro. Osama joga com o pé esquerdo, joga com o direito, faz passe curto, faz passe longo, avança com a bola, tem chegada à área, remata bem de fora de área, tem golo e é mais um jogador imprescindível nas bolas paradas. Osama deverá ser um dos médios mais completos a atuar na segunda liga portuguesa e nenhum adepto do CD Santa Clara se espantaria se chegasse a algum clube da Primeira Liga nos próximos tempos.

Numa altura em que o físico continua a ter ainda demasiada importância, urge a necessidade de surgirem mais Osama's. O futebol precisa de mais jogadores que tratem a redondinha como ela merece. Precisa de mais fantasistas, de médios que façam aquilo que o jogo pede e que saibam discernir que o pontapé para a frente e o kick and rush está ultrapassado. Osama encarna todas estas caraterísticas nas suas botas e promete continuar a encantar os adeptos portugueses e os Açorianos também, com o seu futebol na próxima época.

5 comentários:

  1. "Lampião tu vais preso por corrupção
    tu vais preso por corrupção
    Pra segunda divisão"

    ResponderEliminar
  2. Não entalem mais o gordinho!

    #salvemoguerra


    ResponderEliminar
  3. Tetra
    Inchem porcos
    Vai la festejar o bi em futsal kkkkk .l.
    NN

    ResponderEliminar
  4. Isto é bruxaria! Inbestigue-se!

    ResponderEliminar
  5. camabada de otarios....cometem a noticia!!! sempre a mesma conversa

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...