24 junho 2017

FC Porto entregou milhares de dados informáticos à PJ sobre o Benfica. FPF disponibilizou toda a documentação sobre arbitragem desde 2011; PJ investiga ainda bilhetes oferecidos pelo Benfica; FC Porto diz que a investigação é de..."corrupção"; Braga exige ao Sporting: Matheus Pereira, Iuri Medeiros e dinheiro por Fábio Martins; Doumbia quer 3M€/ano

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) entrou, ontem, em campo para investigar o caso dos emails, denunciado, ao longo das últimas três semanas, pelo diretor de Comunicação do F. C. Porto. Segundo o JN o clube entregou dezenas de gigas de informação após ter denunciado um suposto esquema de corrupção que envolve, alegadamente, colaboradores e dirigentes do Benfica. Entretanto, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, escreveu à Procuradoria Geral da República para facultar toda a informação relativa a nomeações, classificações e relatórios dos árbitros desde 2011, ano em que assumiu a presidência do organismo.
O FC Porto noticiou, através de comunicado emitido ontem ao fim da manhã, que o seu diretor de Comunicação “satisfez o pedido da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e entregou-lhe toda a documentação disponível em suportes originais do denominado dossiê emails de e para o SL Benfica”. Segundo o JN apurou, Francisco J. Marques entregou todos os ficheiros informáticos em causa, com os quais sustentou o rol de acusações feitos nos programas do Porto Canal “Universo Porto - da Bancada”. A documentação fornecida à PJ refere-se aos casos dos emails e, também, ao das SMS revelado na quarta-feira.
Depois de, na última semana, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ter aberto um inquérito ao caso dos emails – que foi remetido para a Comissão de Instrutores da Liga –, e do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa também ter anunciado medida idêntica, o caso chega agora às mãos da PJ, que investiga não só os alegados emails entre colaboradores do Benfica e ex-responsáveis pelo futebol português, como a suposta “monitorização” de mensagens escritas de Fernando Gomes, presidente da FPF, enquanto era líder da Liga de Clubes.
O dirigente máximo do organismo que gere o futebol português já tinha conhecimento do caso da alegada violação das mensagens de telemóvel e participou-o, na altura devida, às autoridades competentes.
O JN avança ainda que Fernando Gomes entrou em contacto com a Procuradoria Geral da República e com a PJ para facultar total acesso à documentação relacionada com nomeações, classificações e relatórios dos árbitros desde dezembro de 2011, quando assumiu a liderança da FPF. O presidente optou por não falar do caso em público, mas quer que fiquem esclarecidas todas as dúvidas.

Expresso fala em investigação a bilhetes e convites. De acordo com uma notícia que o ‘Expresso’ dá hoje à estampa, nos emails entregues na PJ constam mensagens trocadas entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves com referência a oferta de bilhetes e convites para jogos do Benfica, na Luz, mas também para a final da Liga Europa, em Turim, diante do Sevilha.
Estes terão sido entregues a vários elementos do Conselho de Disciplina (CD); a Nuno Cabral, ex-delegado da Liga; a dois árbitros assistentes; a Emídio Fidalgo, ex-responsável pela nomeação dos delegados; e a Ferreira Nunes, à altura chefe da secção de classificações dos árbitros.
Para além de relatar o sucedido, o ‘Expresso’ colocou questões a vários envolvidos no processo, sendo que ao presidente das águias perguntou se era prática do clube convidar elementos do CD para os jogos na Luz, bem como se tinha convidado Ferreira Nunes para o camarote presidencial.
"A oferta de convites/bilhetes que refere existiu sempre que solicitados, via FPF, pelos interessados. Quanto ao protocolo para os convites para o camarote, é público que o Benfica convida regularmente os presidentes da FPF, Liga, SJFP, APAF, CA e outros membros deste Conselho e presidentes de clubes, como sucede com a generalidade dos outros clubes", respondeu Luís Filipe Vieira.
Na peça, também há uma resposta de Paulo Gonçalves a esclacer certos convites.

FC Porto fala em...corrupção. Os dragões através da sua Newsletter lembram que entregaram a documentação exigida e que Unidade "investiga...corrupção".

O FC Porto informou ontem, em comunicado, que, através do seu diretor de Informação e Comunicação, satisfez o pedido da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e entregou toda a documentação disponível, em suportes originais, do denominado ‘dossiê e-mails’, de e para o Benfica. O clube aguarda agora que a investigação siga os seus trâmites normais – e, para os mais distraídos, convém relembrar que a Unidade Nacional de Combate à Corrupção investiga… corrupção!

Fábio Martins em discussão. Braga e Sporting estão em conversações para tratar de uma eventual transferência de Fábio Martins para Alvalade. Segundo O Jogo, inicialmente o Braga pediu 15 milhões de euros pelo jogador, verba considerada elevada em Alvalade. Bruno de Carvalho procurou outras formas de negócio e os bracarenses pediram a inclusão de Matheus Pereira e Iuri Medeiros, mais uma compensação financeira, à semelhança do que aconteceu recentemente no negócio Battaglia.
Os leões aceitam incluir no negócio o jovem Matheus Pereira, mas já Iuri Medeiros não. Isto porque os leões acreditam que podem fazer entre 12 a 15 milhões de euros com o jogador já neste defeso.

3 milhões. É este o valor que o Fenerbahçe oferece ao avançado costa-marfinense Seydou Doumbia e é este o valor que o jogador exige ao Sporting, avança O Jogo.
Segundo o diário, o Sporting já chegou aos 2,5 milhões de euros e esperam conseguir chegar a um acordo com o avançado que pertence aos quadros da AS Roma. O negócio está tremido, mas a esperança perdura em Alvalade.

8 comentários:

  1. Por favor, nao desçam o benfica de divisão, a segunda divisão não tem nenhuma culpa disto!

    Lugar de ladrão é na cadeia, que vão disputar a champions inter-presidios.

    ResponderEliminar
  2. Uma das frutas acordou, és mais café ou mais leite....

    Em que bar de alterne trabalhas agora.?

    ResponderEliminar
  3. corrupto é so Fc porto
    corrupto é so Fc porto
    corrupto é so Fc porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se escreveres 1 milhão de vezes eu quase que acredito. ... encarnados corruptos.,mafiosos, assassinos,traficantes,caloteiros,manipuladores, chantagistas,hipócritas basta escrever uma vez...

      Eliminar
  4. Já tomaste a medicação hoje? Não me parece

    ResponderEliminar
  5. A Polícia Judiciária já está na posse de emails, SMS e documentação relativa a relatórios dos jogos e da avaliação de árbitros para investigar um eventual esquema de corrupção a árbitros.

    De acordo com a RTP, efetua diligências «urgentes», pretendendo ouvir Pedro Guerra, Nuno Cabral e Adão Mendes, envolvidos nos emails divulgados pelo FC Porto.

    Mais documentação será enviada pela Federação quando Presidente e Diretor da FPF regressarem da Rússia, refere ainda a estação pública.

    A Judiciária vai ouvir Pedro Guerra, atual diretor de conteúdos da BTV, Nuno Cabral, ex-delegado da Liga de Clubes e Adão Mendes, ex-árbitro de futebol.

    A Judiciária já ouviu Francisco Marques, diretor de comunicação do Porto, que tem divulgado os emails no canal do clube.

    O cerco está a apertar.

    ResponderEliminar
  6. Devia de voltar a ser investigado o caso dos vocher's, pois o argumento de que ninguém é corrompido por 300/400 euros, não colhe aceitação, primeiro porque o montante dado não haver limite no vocher pode ser muito maior e segundo porque essa cortesia pode ser vista como uma forma de retirar benefícios, ou mesmo poder ser uma forma de recolher info para o conhecimento de possíveis amantes/acompanhantes que agora aparecem nos e-mail's. Além disso quem disse não ser ilegal pode não ter analisado correta e isentamente a situação.

    ResponderEliminar
  7. Nojentos, cada vez menos vão na vida onde seus cartilhados de merdx. Sois o nojo do desporto corruptos.
    Descida de divisão é pouco.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...