10 junho 2017

Caso dos emails só avança na Liga após investigação da Judiciária. Uma eventual condenação desportiva demorará meses; Pinto da Costa envia mensagem de confiança aos sócios portistas

Os sócios do FC Porto com lugar anual no Estádio do Dragão receberam, ontem, uma carta assinada pelo presidente Pinto da Costa, que os convidou a renovar o “bilhete de época”, não deixando, no entanto, de colocar o dedo na ferida. O líder portista falou das “injustiças” de que o clube se queixou, sobretudo ao longo da última época, mas acredita que as conquistas vão voltar a fazer parte do dia a dia azul e branco.
A missiva assinada por Pinto da Costa começa com uma viagem ao passado, para justificar uma “paixão eterna”: “Vi pela primeira vez um jogo do F. C. Porto com apenas seis anos, pela mão do meu pai. E logo ali tive uma certeza: aquele amor seria para sempre. Os longos anos que foram passando, feitos de paciência, perseverança e muita fé, só serviriam para tornar cada vez mais forte este sentimento único, este orgulho que não se consegue descrever”, pode ler-se na carta de Pinto da Costa.
O presidente assume a dor de todos os portistas, depois de mais uma temporada sem a conquista de qualquer troféu, num deserto que o líder máximo dos dragões espera que se torne num oásis já em 2017/18, época que marca a estreia de Sérgio Conceição como treinador da equipa.
“Sei que há milhares e milhares de almas como a minha. Revoltados com a injustiça, incomodados com a derrota, mas plenamente confiantes num futuro feito de conquistas – o nosso lugar natural, conseguido com suor, trabalho e essa mesma perseverança que nos fez grandes”, acrescenta Pinto da Costa, um dia depois de apresentar Sérgio Conceição como técnico para as duas próximas épocas.
E tal como fez o novo treinador na cerimónia de apresentação realizada na passada quinta-feira, o presidente pede muito trabalho para a campanha que se avizinha, apelando a uma união ainda maior entre os adeptos e a equipa em busca do sucesso em Portugal e nas competições europeias.
“É isso que todos vamos trazer para o Dragão nesta próxima época: trabalho e emoção, em todas as frentes, em todas as competições”, explica, mantendo o uso da primeira pessoa do plural no convite que fez a todos os adeptos que têm um lugar anual no Estádio do Dragão e que o pretendam renovar para a temporada 2017/18.
“Eu, você e o F. C. Porto crescemos juntos. Por isso, faço-lhe o convite que faço a mim mesmo: vamos viver o amor de sempre no lugar do costume. Espero por si no Dragão”, termina Pinto da Costa.

Caso dos emails só avança na Liga após investigação da Judiciária. A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional já recebeu o inquérito enviado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência das acusações, por parte do diretor de Comunicação do F. C. Porto, de alegada corrupção do Benfica em relação a árbitros da primeira categoria. No entanto, a justiça desportiva só poderá atuar depois da investigação que vai ser levada a cabo pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).
O caso foi denunciado, na passada terça-feira, por Francisco J. Marques, que afirmou, no Porto Canal, que o Benfica beneficiaria de um esquema de corrupção com árbitros, divulgando uma suposta troca de emails entre Pedro Guerra e o antigo juiz Adão Mendes. O diretor de Comunicação dos dragões garantiu ter “mais provas” para apresentar e, no dia seguinte, deu entrada uma queixa anónima no Ministério Público, com o DIAP de Lisboa a ficar encarregue de averiguar o caso.
Segundo o JN apurou junto de fonte da Liga de Clubes, o facto de o Ministério Público e o DIAP estarem em campo para investigar o alegado caso de corrupção pode atrasar, e muito, as conclusões do inquérito levantado pelo CD da FPF.
A justiça civil tem, agora, de verificar a veracidade dos emails em causa e, também, a sua proveniência, o que obriga a ter uma autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Só depois é que o Ministério Público poderá avançar para um eventual processo-crime e, nessa altura, já a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de Clubes poderá dar o pontapé de saída ao processo desportivo. Segundo especialistas em justiça desportiva ouvidos pelo JN, o caso dos emails pode incorrer num crime de tráfico de influências, sendo que um eventual caso de corrupção terá de ser sustentado por muitos mais elementos acusatórios e outro nível de prova. Certo é que o processo se vai arrastar, e muito, não sendo de esperar quaisquer conclusões nos próximos meses, num caso que até pode acabar no Tribunal Arbitral do Desporto, na Suíça.

10 comentários:

  1. Lendo os emails vê-se que não há qualquer prova. Foi tudo inventado pelo filho do PIDE que interpretou o texto deixando metade dele de fora para fazer crer que há corrupção. Para além do crime de quebra do sigilo através da abertura de correspondência electrónica adquirida de forma ilegal que dá um ano de prisão, também há difamação e calúnia e isso irá doer porque também dá prisão de um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha...
      Ahahaahahaha
      Muahahahaha
      Nāo interessa o que o Guerra fez, temos de estar UNIDOS!

      Ah Gd Vieira!

      Gilberto Barros

      Eliminar
    2. Deves achar que toda a gente come palha. Cartilhados ridículos do regime.

      Eliminar
  2. quando todos os mails estiverem apagados entao começa a investigação, ouremos sr padre o ministro esta contigo.

    ResponderEliminar
  3. Admitindo que os mails não foram forjados, até agora o único crime palpável que ressalta deste caso é o crime de violação e divulgação ilegítima de correspondência privada. Note-se que o roubo de correspondência privada é crime, tal como é crime a sua receptação e divulgação. Esperemos que o Sr. Marques tenha noção disto e das consequências que daí lhe poderão advir por divulgar correspondência privada sem autorização dos próprios. É que ainda vivemos num Estado de direito e não numa qualquer República das bananas.

    Quanto ao conteúdo dos mails divulgados não há quaisquer factos ou indícios que possam sustentar o crime de corrupção. E, como quem criou esta encenação para desviar as atenções do estado miserável em que se encontra o clube que serve, também sabe disso, tratou de mandar dizer que tem "mais provas" apresentar. Trata-se apenas de mais uma mentira, pois se tivesse quaisquer provas ou indícios já as teria apresentado na Polícia Judiciaria ou no Ministério Público, coisa que obviamente não fez.

    Percebe-se que o desespero desportivo e financeiro do FCP é grande, mas ainda não vale tudo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Marinho por aqui?
      Crime informático! Looool
      Terça Feira veremos o que sai mais....
      É tudo Mintira,como os vouchers eram....

      Cromos

      É Guerra no espeto?

      Borges Alves

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. O cartilhado, não há nada.... Não há crime nenhum.!com vosco nunca há nada e é sempre tudo normal.... Diz-me, qual o crime em oferecer fruta a uma pessoa (árbitro)?!! Nenhum! Então não sei de que tanto se queixam... Corja nojenta esta vermelha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Manuel, um benfiquista, com o seu discurso, a falar em estado de direito?! Kakakakaka
      Vivemos num estado de direito vivemos, mas é o direito do Benfica poder fazer/roubar/negociar o que quiser!

      Eliminar
  5. Caso dos emails nunca avança, Pk a PJ, não vai fazer um C*****o

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...