13 junho 2017

"Ainda sou funcionário do Sporting"; Sporting ao ataque fala em "palhaçada" contra o presidente e pede investigação "de fio a pavio" sobre suposta corrupção a envolver o Benfica

Bruno Mascarenhas, representante do Sporting na Assembleia Geral (AG) da Liga a decorrer, esta segunda-feira, no Porto, acusou o Benfica de introduzir "à má fila" uma redação do artigo 136º-A do Regulamento Disciplinar que constitui "uma indignidade" e "uma palhaçada". No texto do artigo relativo ao "uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos" é descrito como "revelador de indignidade agravada o ato de fumar na zona técnica, incluindo cigarros electrónicos, e expelir fumo ou quaisquer outras substâncias, tais como saliva, na direcção de dirigentes, jogadores ou quaisquer outros agentes desportivos". Trata-se de uma clara alusão ao incidente entre Bruno de Carvalho e Carlos Pinho, presidentes do Sporting e do Arouca, respectivamente, e o representante do emblema de Alvalade não deixou passar em claro o episódio, para o qual promete "consequências jurídicas nos locais próprios".
Bruno Mascarenhas abandonou momentaneamente a AG, que ainda decorre, para dar conta aos jornalistas da forma como decorreu esta votação. O texto que leva a saliva e o cigarro electrónico aos regulamentos passou com sete votos (os clubes da I Liga têm dois votos e os da II Liga apenas um), o do Benfica, "Arouca, Vitória de Setúbal" e o que "João Tomás, um ex-jogador do Benfica" assegurou, como representante do Famalicão".
"Sporting e FC Porto votaram contra, e todos os outros assobiaram para o lado, o que é mau", criticou Bruno Mascarenhas, numa alusão às 36 abstenções.
"Isto é uma perseguição ao nosso presidente. A Liga, a Federação Portuguesa de Futebol e toda a gente que saiba que esta aberração terá consequências jurídicas nos locais próprios", assegurou, antes de regressar à reunião.

Investigação "de fio a pavio". O diretor de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, reagiu ao caso dos emails trocados entre Pedro Guerra e Adão Mendes, caso denunciado pelo homólogo do FC Porto, Francisco J. Marques como «um esquema de corrupção de árbitros a favor do Benfica».
«Importa que haja a coragem de, por uma vez, não ter medo de ir até ao fim com as investigações que se impõe. Mas convém aproveitar também este momento para refletir sobre o panorama geral. E, sobre isto, há que colocar uma questão essencial: que credibilidade merece a justiça, seja ela criminal ou desportiva, quando há anos que aguardamos conclusões sobre processos que têm, aparentemente, o mesmo denominador comum?», questiona numa mensagem publicada no Facebook.
Nuno Saraiva recordou «o caso dos vouchers» e «o apoio ilícito de um clube a claques ilegais» e questionou o Ministério Público por «não reabrir de imediato o processo conforme se impunha» e o Instituto Português do Desporto e da Juventude por manter «nas gavetas diversos inquéritos sem que estes sejam fechados».
E não esqueceu o TAD: «Quando se trata do presidente desse mesmo clube (Benfica), decreta a suspensão de castigos de modo a não lesar a honra e o bom nome do sujeito, e quando se trata do Presidente do Sporting CP absolve mas não hesita em fazer considerações intoleráveis de carácter e ataques de personalidade.»
«Tudo isto não pode deixar de ser investigado, de forma autónoma, e de fio a pavio. E, se for caso disso e houver matéria para tal, punido de forma exemplar. Já se percebeu que, neste panorama, há um denominador comum: aqueles que, de alguma forma, beneficiam com o atual sistema e que têm por objetivo visar e difamar sempre o mesmo alvo, isto é o Sporting CP e o seu Presidente, alvos preferenciais de uma perseguição canalha e sem quartel», acrescentou, lamentando ainda «o ruído de gravações obtidas contra a ética e a deontologia», referindo-se à publicação da gravação de um conversa privada de Bruno de Carvalho com os jornalistas.

"Ainda sou funcionário do Sporting", disse Octávio Machado ao CM numa reação às notícias que davam conta da sua saída do clube. O diretor-geral do futebol leonino recusou também a ideia de ter colocado o lugar à disposição, ele que é um dos homens da confiança do treinador Jorge Jesus em Alvalade. 
O CM escreve que Octávio Machado tem contrato com o Sporting até ao final do mês e nada aponta para a saída do clube, até pelas últimas reuniões que teve visando a nova época. Machado lamentou ainda o facto de a informação da sua suposta saída ter sido revelada por "uma fonte anónima". 
"É um cobarde, sem vergonha e só tem prestado maus serviços ao futebol", disse. O silêncio do Sporting perante a notícia adensou ainda mais o tabu em torno da continuidade do diretor-geral. 
Certo, escreve o CM, é que a eventual saída de Octávio Machado do Sporting é encarada por muitos como uma forma de fragilizar Jorge Jesus. O regresso de Machado a Alvalade foi promovido pelo técnico e tem servido de almofada entre Bruno de Carvalho e Jesus na gestão de algumas crises.  
As funções do ‘Palmelão’ são abrangentes, mas não visam as contratações. Aliás, esse pelouro foi assumido por Bruno de Carvalho e André Geraldes. O líder leonino tem feito questão de partilhar esse dossiê com pessoas da sua confiança, primeiro foi Augusto Inácio, seguiu-se Guilherme Pinheiro, depois contratou Sancho Freitas, que estava no Marítimo. Certo é que todos acabaram por deixar essas funções mais cedo ou mais tarde, devido ao fracasso de algumas negociações com vista a reforços.

17 comentários:

  1. é prender esses encornados, Boifica para as distritais, peido Guerra preso.

    ides sofrer q nem cães cabroes corruptos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela forma como ganes eu diria q por estes dias és tu o cãozinho q sofre. E prepara-te q vem aí o penta.

      Eliminar
    2. vais levar é um penta no cu cabrão, gostas de padres e de missas agora vais ter de rezar mto.

      A puta da tua mulher é q vai sofrer agora, cabrão corrupto.

      Eliminar
    3. Peidinho, a fazer copy/paste de comentários anteriores? Creio q a tua escolinha n ia gostar disso. Mas pronto, é o q dá estares por aqui a escrever mto dps da tua hora de ir nanar.

      Eliminar
    4. ja vou nanar depois de vós por a dormir a todos encornados corruptos.

      não gostais das verdades, gostais mais de missas e corrupção.

      cabrões mouros, ides ganir bem

      Eliminar
    5. Peidinho da sua mamã, esse português está pelas ruas da amargura. Não bebeste o leitinho antes de ir nanar e agora deu nisto. Se a mamã n estiver por perto pede o leitinho ao papá. A ver se te acalma.

      Eliminar
    6. Peido guerra e o Boifica são corruptos, ve se entendes assim cabrão.

      Eliminar
    7. Como é que se faz nestes casos? Ainda vai tempo da injeção para a raiva ou é logo para abate?

      Eliminar
    8. ah meu ganda cabrão o gordo é q vai pra abate.

      Corrompeu e agora pumba ahahahh

      Eliminar
    9. Então pequeno ponei, acordado às três da manhã? A mamã n vai gostar e amanhã vais para a escolinha a dormir.

      Eliminar
  2. Isto não vai dar em nada, o Polvo domina tudo até a Justiça.

    O Benfica manda mesmo diz o Adão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso das drogas não é com o Adão. É com o 1º ministro... como todos sabemos.

      Eliminar
    2. e isto é "do quê", jumento?
      Do pó branco, das cortinas de fumo ou do teu enorme par de cornos?
      Ja sei! Não te lembras :)

      "Foi Pedro Guerra, atual diretor de conteúdos da BTV, quem tornou público, em 2001, o crime de roubo pelo qual Luís Filipe Vieira foi condenado a 20 meses de prisão em 1993. Na altura, o agora diretor de conteúdos do canal do Benfica era jornalista no semanário O Independente, cuja última edição saiu para as bancas em setembro de 2006, quando Vieira já era gestor do futebol da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube da Luz. Confrontado pelo CM com o facto de no passado ter investigado jornalisticamente o crime pelo qual foi condenado o atual presidente dos encarnados, e agora trabalhar no canal do Benfica, Pedro Guerra recusou fazer qualquer comentário. Na notícia que escreveu há 14 anos, o diretor de conteúdos da BTV conta os pormenores do roubo de um camião que foi planeado por Luís Filipe Vieira na madrugada de 28 de março de 1984. O presidente das águias planeou este crime para ajudar o amigo José Luís Gama, um industrial de Arganil. "Um caso de contas que não foram honradas, relacionado com uma cessão de quotas da empresa Transportes Internacionais de Mercadorias, Lda.", lê-se no artigo de Pedro Guerra. Além de ter tornado público o crime do presidente do clube para o qual trabalha atualmente, o jornalista escreveu que Luís Filipe Vieira "não mostrou arrependimento" e ainda teve sorte, juntamente com os outros cinco arguidos, por apanhar duas leis de amnistia "que lhes valeram o perdão total das penas".

      Eliminar
  3. Já viram bem como o otário classifica o seu presidente/dono ?

    Adão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem? o presidente mendes ou o 1º sinistro orelhas de pó?

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...