04 maio 2017

Ederson negociado com o United. O que exige o Benfica e quem pode substituir o brasileiro na Luz; Vídeo-árbitro em todos os jogos da Liga 2017/18. Como tudo funcionará

A revolução continua, agora na Liga NOS. A partir da próxima época, os 306 jogos do principal campeonato de futebol em Portugal terão vídeo-árbitro (VAR) a ajudar o juiz de campo. Algo que só acontecerá num lote muito restrito de ligas nacionais em todo o Mundo.
Depois de anunciar o teste real na final da Taça de Portugal desta época, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) resolveu ir mais longe e vai trazer a tecnologia para todas as partidas a contar para a 1ª Liga, sejam elas disputadas em Chaves, no Algarve ou na Madeira.
Todos os custos serão suportados pelo organismo nesta primeira temporada: primeiro, porque não era suposto entrar já em vigor em 2017/18 (apenas na época seguinte); depois, porque há a consciência de que há coisas que podem correr mal, pois estamos ainda em períodos de testes.
A utilização do vídeo-árbitro em cada partida deverá custar aproximadamente 2 mil euros, já contando com o valor a pagar ao árbitro extra. Multiplica-se esse valor por 306, o número de jogos da Liga NOS, e estamos a falar de cerca de 600 mil euros por ano. Para ter esta verba, a FPF foi obrigada a cortar noutros departamentos. Se o vídeo-árbitro vier para ficar, terá de haver entendimento com a Liga a partir de 2018/19.
Ao contrário do que aconteceu até agora em todos os testes (em modo offline) que já foram feitos em Portugal, desta vez a equipa de vídeo-árbitros e técnicos de audiovisual não estará numa carrinha no exterior de cada estádio. A FPF irá criar um centro de vídeo-árbitro na Cidade do Futebol, que implicará um investimento inicial mas que acabará por permitir uma significativa poupança ao longo do tempo. Trata-se de uma sala com cerca de 35 metros, cheia de ecrãs, e cada um deles terá o ‘feed’ (imagens em direto e em bruto) de cada uma das câmaras que irá ser usada na transmissão televisiva da partida. Além disso, em alguns estádios, se houver necessidade disso, serão colocadas mais câmaras adicionais só para uso do VAR, bem como os obrigatórios ecrãs junto ao relvado para permitir a revisão do árbitro da partida..
A criação de um sala única, na sede da FPF, para os vídeo-árbitros de todos os jogos numa sala permite poupar muito dinheiro e, ao mesmo tempo, garante-lhes total tranquilidade para fazer o seu trabalho. A partir daqui, tudo funciona como se estivessem numa carrinha junto ao estádio, estando em permanente contacto com o árbitro de campo, avisando-o de uma das quatro situações previstas pelo International Board (IFAB).
A Liga portuguesa será assim a segunda na Europa com vídeo-árbitro confirmado para todos os jogos na próxima época, depois da holandesa, onde já houve uma série de testes reais em jogos da Taça. Fora da Europa, o campeonato australiano, a A-League, começou há cerca de um mês com testes reais, enquanto a MLS, dos Estados Unidos, tem previsto o arranque em agosto deste ano. Outras ligas, como a alemã ou a italiana, são mais cautelosas e só preveem o VAR a partir de 2018/19.
A FPF assume um risco, pois a decisão sobre o uso do vídeo-árbitro ainda não é definitiva. Em março de 2018, quando o IFAB se voltar a reunir, haverá uma avaliação dos resultados nos diversos países onde foram feitos os testes. Nessa altura, haverá indicações para avançar de vez, para prosseguir os testes ou até pará-los, algo que se afigura como pouco provável. Até lá, o futebol português jogar-se-á em muitas televisões.
Apesar da intenção da FPF de querer colocar o vídeo-árbitro no centro instalado na Cidade do Futebol, é possível que alguns jogos levem à colocação de carrinhas junto aos estádios para instalar o VAR. Nesta altura, ainda é preciso fazer um levantamento completo dos recintos que têm acesso à rede de fibra ótica. Caso haja algum que não tenha, é possível que sejam colocados monitores numa carrinha até que a rede de fibra ótica esteja instalada. 
Nos testes já conduzidos pela FPF, as imagens demoraram um máximo de 1,7 segundos a chegar à sala de vídeo-árbitro. Este é o tempo que passa entre um acontecimento dentro de campo e a emissão nos televisores disponíveis para o VAR. Este registo está dentro do estabelecido pelo protocolo com o IFAB, que exige um máximo de 2 segundos.
Tanto o sinal de TV como as comunicações entre o VAR e o árbitro de campo serão codificados, de forma a que não haja a possibilidade de serem alvos de interceção. A excelente rede de fibra no nosso país, que inclusivamente liga o continente à ilha da Madeira, é uma enorme mais-valia

Mourinho negoceia Ederson. O Manchester United está de olho em Ederson e, escreve O Jogo, já encetou contactos no sentido de apurar as condições necessárias para contratar o camisola 1 do Benfica. Bem identificado com as qualidades do jovem guardião, o conjunto comandado por José Mourinho encara-o como uma boa solução para reforçar a baliza a partir da próxima época, face à forte hipótese de saída de De Gea, alvo do Real Madrid para 2017/18 e por quem os merengues estão dispostos a pagar 75 milhões de euros.
Representado por Jorge Mendes, também empresário do guarda-redes espanhol e do próprio técnico português, Ederson é igualmente um dos principais alvos de Pep Guardiola para reforçar o Manchester City – descontente com o desempenho de Claudio Bravo, contratado este ano ao Barcelona, aponta ao titular das águias –, mas José Mourinho ameaça superar a concorrência do rival de Manchester, acelerando conversações com vista à mudança do titular da baliza do Benfica para Old Trafford.
Ciente do interesse que o guardião, chamado até por Tite à seleção brasileira, desperta pela Europa fora, Luís Filipe Vieira acertou em janeiro a renovação do contrato do futebolista, ligado agora às águias até 2023 e protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. E uma vez que a SAD encarnada tem de pagar ao Rio Ave 50 por cento da mais-valia de uma futura transferência, como revelou no Relatório e Contas do primeiro semestre de 2016/17, Vieira já definiu que pretende ver os cofres da Luz a encaixarem pelo menos 30 milhões de euros, independentemente do que possa ser o valor total de um futuro negócio.

Joel e André para a sucessão. As águias estão já no mercado e apontam aos guarda-redes Joel Pereira (Manchester United) e André Moreira (Atlético de Madrid), escreve O Jogo.
Os responsáveis do campeão nacional desejam reforçar em 2017/18 o plantel comandado por Rui Vitória com dois jovens de potencial reconhecido e avançaram já com negociações.
Miguel Silva, do Vitória de Guimarães, também estava na lista mas perdeu terreno visto o Sporting deter o direito de preferência sobre o guarda-redes de 22 anos.

3 comentários:

  1. Agora e ao fim de 40 e tal anos a berrar que são ROUBADOS pelo árbitro, de cada vez que perdem pontos ou são DERROTADOS é que os lagartos vão ser "campeões" !...

    E o Ruim - anão físico-intelectual - Santos vai prá fila do desemprego !...

    O 'vídeo-árbitro' só me assusta se pararem o jogo, por tudo e por nada, ou voltarem a dar 'emprego a árbitros como :

    Augusto Duarte, Francisco Silva, Donato Ramos, José "quinhentinhos" Guímaro, José Prata (recordista dos 100 mts a correr de costas!...com lebres 'à porto' !...) Isidoro Rodrigues, António Costa, Martins dos Santos, Carlos Calheiros (o 'excursionista à Porto' José Amorim) Fortunato Azevedo, Coroado, Leirós, Rosa Santos ou Pedro Proença, por exemplo. Entre dezenas de outros que tais.

    ResponderEliminar
  2. Sou benfiquista e concordo com a introdução do vídeo árbitro, mas pergunto isto: se o vídeo árbitro existisse, digamos, no último SLB x SCP, e visto que no geral os árbitros concordaram com a decisão de Jorge de sousa, se com o vídeo árbitro a ratificar essas decisões a polêmica terminava. Todos concordam que não, penso eu.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente!!! Mas há ainda um longo caminho a percorrer até ser de todo coerente e imparcial!! Mas se for inserido já para a próxima época é meia vitória contra tudo o que é crítico!!.
    Quanto ao ederson dizer apenas, que é um excelente GR e merece a transferência seja para que clube grande for, mas para o mendes só interessa é esses movimentos dos seus jogadores e por valores mais altos possíveis!!! De gea para um lado, está ganho!! Ederson para outro mais um ganho.... e por aí adiante!! Não há de ser amigo do vieira, claro.... olhem o horta como está sem o seu agenciamento...
    Cumps

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...