04 maio 2017

Assim vai o nosso desporto. Equipa luta para subir à I Divisão mas novo presidente promete..."correr" com eles

Todos os dias o desporto em Portugal oferece-nos novas 'novelas', algumas delas até são cómicas, mas na sua maioria em nada beneficiam o desporto em Portugal. Esta que nos chegou é sem dúvidas uma das mais ridículas da época. Passamos a explicar...
O GD Fabril, antiga CUF que espalhou 'magia' entre os grandes do futebol português e internacional - venceu mesmo na Europa o AC Milan -, está a lutar pela subida à 1ª divisão de Futsal (Quando faltam 2 jornadas para o final, a equipa do Lavradio precisa de vencer os dois jogos e esperar que o Fátima 'escorregue' - diferença de um ponto entre o 1º e 2º).
O clube teve eleições no último fim-de-semana e o atual presidente perdeu-as para um antigo líder do clube, o senhor Faustino Mestre. Ora aqui começam as divergências. Na campanha para as eleições, Faustino Mestre, que será empossado no próximo sábado, prometeu "correr com as 'quintas' no Remo e Futsal" e essa frase acabou por cair que nem uma 'bomba' dentro do clube. 
Após a vitória de Faustino Mestre nas eleições o treinador Fernando Paiva, antigo guarda-redes do Benfica e da seleção portuguesa, apresentou demissão (ler aqui os motivos), assim como o adjunto e os seccionistas.
"Sou um apaixonado pelo futsal, mas tomei esta decisão pela minha dignidade. O candidato eleito proferiu declarações caluniosas e injuriosas, quando numa entrevista disse que a sua prioridade eram as obras no clube e correr com as quintas do futsal e do remo. Disse ainda que há cinco anos que o futsal anda a nadar, a nadar e nunca chega à praia. Estou abalado, ontem quando comuniquei a minha decisão aos jogadores todos queriam deixar de jogar já, mas pedi-lhes para continuarem e lutarem pela subida. Saio com um amargo de boca. O senhor Faustino Mestre nunca falou comigo e estou incrédulo com as afirmações dele, parece que sou algum criminoso para ser corrido, como ele disse", realçou Fernando Paiva ao jornal A Bola.

A isto se chama uma entrada com o pé esquerdo. O novo líder entra com grandes possibilidades de hipotecar um dos grandes objectivos do clube: a subida de divisão. Será que a nova direção do clube não quer a subida?

Mas quem é Faustino Mestre? Bem os dados não são muitos, mas numa pequena pesquisa no Google encontrámos vários conflitos do mesmo na sua primeira passagem pelo clube do Lavradio. 

Em 2005 foi suspenso por 3 anos, mais multa de 7.472,80€ pela Federação Portuguesa de Patinagem "pela autoria material dos ilícitos disciplinares tipificados como uso de expressões de carácter injurioso, difamatório ou grosseiro por membro de Clube contra a FPP e seus dirigente".

Em 2008 o mesmo líder do clube "formulou pedido de desculpas na audiência realizada em 17/04/08, no 1º Juízo Criminal da Comarca do Barreiro, pelas declarações prestadas nas entrevistas concedidas a 10/02/06 e 12/02/06 à Rádio Baia e a 13/02/06 e 12/02/06 à Rádio ECOFM, bem como nos jornais Correio da Manhã de 13/02/ 06 e Jornal da Record de 14/02/06, reconhecendo que se excedeu quanto aos factos imputados ao Sr. Juvenal N. Silvestre e que não correspondem à realidade."

Em 2009 Faustino Mestre acusou um árbitro de ter-lhe dado um pontapé, fazendo várias outras acusações. Já o árbitro Marco Pina delegou em António Sérgio, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros, a sua posição: "Não agrediu o dirigente. Não é a primeira vez que esse senhor falta ao respeito aos árbitros." - CM 17.2.2009.

Após tudo isto ficamos com uma certeza: iremos ouvir muitas histórias deste novo presidente do GD Fabril nos próximos três anos. Mas que falta fazem pessoas destas ao nosso desporto?

Quanto à equipa de Futsal do GD Fabril ficaremos a aguardar o que irá acontecer nas próximas duas semanas. Mas há que dizer que em caso de conseguirem a subida de divisão haverá uma grande chapada de luva branca no Lavradio. Merecerá esta nova direcção a equipa na 1ª divisão?

3 comentários:

  1. Estas pessoas não fazem nenhuma falta ao desporto mas pelos vistos o desporto faz-lhe falta a elas ... vá-se lá saber porquê ....
    Esse senhor numa anterior passagem pelo clube até treinador quiz ser (e foi ... aparentemente escalado uma equipa com 12 jogadores!!)
    Ganhou as eleições no mesmo final de semana em que o clube voltou aos distritais em futebol ... o que é premonitório.
    Espero honestamente que apesar de tudo o clube suba em Futsal, neste caso contra a vontade do próprio presidente ... com letra pequena, muito pequena!!!

    ResponderEliminar
  2. Esta "Quinta" faz-me feliz ao sábado
    Faz-me feliz ao sábado
    Hoje é sábado, vou no meu carro em quinta
    Vou no meu carro em quinta
    Vou para a estrada, vou ver a minha equipa
    Vou ver a minha equipa
    E a minha equipa tem piiinta...
    E a minha equipa tem piiinta...
    Esta "Quinta" faz-me feliz ao sábado
    Faz-me feliz ao sábado
    Esta "Quinta" faz-me feliz ao sábado
    Faz-me feliz ao sábado
    E a minha equipa tem piiinta...
    E a minha equipa tem piiinta...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...