04 abril 2017

Uma nova geração de treinadores

Esta época tem sido muito atípica no que toca aos treinadores, visto que já houve 15 mudanças de treinador. Mas nessas quinze mudanças houve treinadores de grande qualidade que se destacam em algumas equipas "pequenas" como, por exemplo, Feirense, Marítimo, Desportivo de Chaves ou Paços de Ferreira. Essas equipas começaram com um treinador e por uma razão acabaram por mudar o paradigma do futebol que praticavam. E tal como acontece com os jogadores de futebol em que há sempre uma geração que vem logo a seguir a outra, nos treinadores acontece precisamente o mesmo. Chegaram, esta época, à Primeira Liga treinadores jovens e de grande qualidade para substituir que começou a época. Alguns treinadores mais experientes, como Manuel Machado, já não vão para novos e os clubes começam a pensar em mudar o paradigma do seu futebol para tentarem melhorar a qualidade do seu jogo jogado. E esta época o que não faltam são treinadores jovens e qualidade na Primeira Liga, alguns até vieram da Segunda Liga.Os nomes que se seguem em baixo são alguns treinadores que estão um fazer campeonato muito bom e que merecem chegar a um patamar mais exigente. E têm qualidade para "darem o salto".

Daniel Ramos: Paulo César Gusmão iniciou a época no Marítimo, mas durou muito pouco e a Direção do clube madeirense foi buscar Daniel Ramos que estava a fazer um excelente trabalho no Famalicão, na Segunda Liga. E a aposta está a ser bem sucedida, visto que Daniel Ramos tem o Marítimo no sexto lugar e muito perto dos lugares europeus, podendo mesmo ir à Liga Europa, se Vitória de Guimarães e Benfica forem à Final da Taça de Portugal.  

Nuno Manta Santos: Quando chegou a meio da temporada, para suceder ao sempre fraco José Mota, o Feirense andava pelos últimos lugares da tabela classificativa e Nuno Manta Santos soube motivar a equipa e pô-la a jogar um futebol atrativo, que culmina, atualmente, num fantástica 9º lugar para o clube de Santa Maria da Feira. A descida já não é problema para os pupilos de Nuno Manta Santos. É caso para dizer: Santo da casa faz milagre. 

Ricardo Soares: Quando Jorge Simão deixou o Desportivo de Chaves, o clube transmontano foi buscar Ricardo Soares, que andava a fazer um bom trabalho no Vizela na Segunda Liga, e a equipa transmontana passou a jogar um futebol bonito e mais defensivo mas que já foi suficiente para empatar com Sporting para o campeonato e para eliminar a equipa de Jorge Jesus na Taça de Portugal. 

Vasco Seabra: Com Vasco Seabra, que sucedeu a Carlos Pinto, o Paços de Ferreira tem jogado olhos nos olhos com todos os adversários, na Primeira Liga, e aos poucos vai-se "safando" da descida de divisão. Este jovem treinador soube colocar o Paços de Ferreira a jogar com qualidade e com fio de jogo, que era o que não se via na equipa treinada por Carlos Pinto.  

3 comentários:

  1. Quatro nomes bastante interessantes e cada um a fazer um trabalho de reconhecido mérito, especialmente o Nuno Manta Santos. Manta Santos pegou numa equipa destroçada e desmotivada, que andava pelos últimos lugares, soube construir uma equipa competitiva para levar até ao 9º lugar.
    Ainda assim, há mais nomes de treinadores que irão dar que falar no resto da época e na próxima temporada, nomeadamente na 2ª Liga: Filipe Gouveia (SC Covilhã), Sérgio Bóris(sem clube), Luís Martins (Sporting B), Francisco Chaló (Académico de Viseu) e Abel Ferreira (SC Braga B).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manta Santos, sem dúvida, excelente trabalho!

      Eliminar
  2. Reparo:
    Daniel Ramos esteve no Famalicão a época passada, mas iniciou esta época no Santa Clara, onde foi protagonista do melhor arranque da equipa na 2ª Liga.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...