24 abril 2017

Rixa entre adeptos terá começado em...Alvalade; Sporting alega ter imagens de 'aperto' de Vieira a Soares Dias no intervalo do dérbi; FC Porto arrasam Rui Costa e dizem que erros de arbitragem já "parece gozo";

Já ninguém cala a revolta do FC Porto. Após mais um jogo em que ficou com queixas da arbitragem, os azuis e brancos atiram-se à arbitragem de Rui Costa e falam em "inaceitáveis penáltis por marcar" a seu favor e dizem que já "parece gozo".

O FC Porto desaproveitou o empate do Benfica e também empatou, um nulo que mantém a equipa a três pontos da liderança, quando apenas faltam disputar quatro jornadas.
A nossa equipa voltou a criar uma mão cheia de oportunidades, a que se juntam os inaceitáveis penáltis por marcar a favor do FC Porto.

Não há outra forma de o dizer: parece gozo. Jogo após jogo, lance após lance, o FC Porto continua a ser vítima de um número infindável de grandes penalidades por assinalar. Ontem foram mais duas, como pode comprovar aqui. A verdade desportiva desta Liga Salazar está inquinada, tantos os pontos subtraídos à nossa equipa. E o que verdadeiramente ofende - sim, ofende - é ver, como ontem, 42 faltas assinaladas, mas quando acontecem dentro da área o apito fica calado. A grande penaliade sobre Otávio é tão visível, tão visível, o árbitro Rui Costa estava bem colocado, com visão ampla para o lance, que é muito difícil compreender porque razão não apitou.

Esta sucessão de erros criam ansiedade na equipa, diminuem o rendimento dos jogadores, que sentem que lutam contra forças que vão muito além do adversário. O árbitro Rui Costa já na época passada veio duas vezes ao Dragão tirar pontos ao FC Porto, com o Rio Ave e com o Arouca. No curto espaço de um mês ficou com cinco pontos que deviam ser nossos e agora regressa para fazer esta exibição, danosa para o futebol e, essencialmente, para a verdade.

'Aperto'? Artur Soares Dias, árbitro que no sábado à noite dirigiu o Sporting-Benfica no Estádio José Alvalade, foi, segundo denunciaram os leões, “apertado” por altos responsáveis dos encarnados no túnel de acesso aos balneários, nos primeiros instantes do período de intervalo, em consequência de algumas tomadas de decisão na etapa inicial que desagradaram. “Luís Filipe Vieira [presidente], Rui Costa [administrador] e Paulo Gonçalves [assessor jurídico] fizeram uma espera ao árbitro para lhe pedirem satisfações por alegados penáltis não assinalados a seu favor”, acusou o clube verde e branco pela pena do seu diretor de comunicação, num post no Facebook. Haverá, aliás, imagens da ocorrência, captadas pela câmara interna apontada à boca do túnel, escreve O Jogo, e é também com base nesse registo que o Sporting fundamenta a sua acusação, que, no entanto, é refutada liminarmente por fonte oficial do Benfica contactada pelo diário. “A cena de coação e intimidação, habitual nestes protagonistas, como foi por exemplo relatado em Paços de Ferreira, foi testemunhada pelos delegados da Liga presentes em Alvalade”, detalhou Nuno Saraiva no seu escrito, informando ainda que o Sporting “aguarda o relatório do árbitro e dos delegados, bem como a reunião do Conselho de Disciplina, para então decidir se será mais uma vez forçado a apresentar queixa junto deste órgão”.
Confrontada com a revelação e incriminação feita pelo diretor de comunicação leonino no dia seguinte ao duelo que terminou empatado (1-1), fonte oficial dos encarnados foi perentória e curta de palavras no repúdio: “Isso é falso. É mais uma invenção do Sporting.”
Ao intervalo, onde os leões entendem ter assistido a “uma cena de intimidação” em torno de Artur Soares Dias – que até terá sido interpelado por um elemento da equipa técnica do Sporting –, os encarnados, escreve O Jogo, consideram ter presenciado “um momento normal”, com “conversas de circunstância” típicas de qualquer jogo.
Os responsáveis do futebol do Benfica “estranham” que “só um dia depois do jogo” o Sporting tenha tornado público o que descreve como “incidente”, vendo nesse “ataque” uma “tentativa de arranjar confusão” e “desviar atenções”, em face de mais um resultado que furou os objetivos desportivos dos verdes e brancos, que, numa temporada de forte investimento no plantel principal, parecem condenados a terminar a I Liga na terceira posição.

Rixa começou em Alvalade. A morte por atropelamento de Marco Ficini, um adepto italiano do Sporting, nas imediações do Estádio da Luz antecipou e manchou da pior forma o dérbi de anteontem, mas a Polícia Judiciária (PJ), escreve O Jogo, suspeita que tudo poderá ter começado... em Alvalade. A rixa que tirou uma vida anteontem de madrugada terá configurado um segundo confronto entre grupos afetos às claques dos dois rivais de Lisboa, sendo que o condutor – que continua a monte – terá sido agredido na alegada primeira altercação, na zona próxima ao estádio dos verdes e brancos. A troca de SMS a combinar ambos os confrontos é também fortemente considerada e está a ser escrutinada.
Ainda durante o dia de ontem, a PJ passou rapidamente a tratar o sucedido como um homicídio, tese que tem ganho consistência nas últimas horas. O condutor, alegado membro de claques do Benfica, pôs-se em fuga e continua a monte. Segundo relatos de testemunhas e após recolha de imagens cedidas pelo clube encarnado e do visionamento de vídeos amadores, os pormenores da intencionalidade e brutalidade do ato que vitimou Marco Ficini, de 41 anos, reforçam essa mesma hipótese. O condutor do veículo terá investido sobre o grupo de adeptos, que chegou à Luz por volta das duas da madrugada de anteontem, com tochas e numa atitude provocatória. Houve arremesso de pedras e troca de insultos com um núcleo de adeptos do Benfica presente na rotunda Cosme Damião, onde há um monumento em tributo a um dos fundadores do emblema encarnado,que havia sido vandalizado por adeptos do Sporting. Foi então que surgiu o carro que colheu Marco Ficini. O cidadão italiano havia caído no asfalto ao tentar escapar, sendo atropelado uma e outra vez, suspeita a PJ. O grupo leonino era composto por 40 elementos, entre os quais italianos que tinham chegado horas antes a Lisboa, pertencentes à claque da Fiorentina SetteBello, com fortes ligações de amizade à Juventude Leonina, principal grupo organizado de apoio do Sporting. Perante a violência do sucedido, o grupo invasor abandonou o local e Marco Ficini estava sem vida quando chegou ao local uma equipa do INEM. A autópsia realiza-se hoje no Instituto de Medicina Legal de Lisboa.
Ontem, a PJ moveu mais diligências. O suspeito do atropelamento mortal estava já identificado e continua a ser procurado. Foram feitas buscas, inclusivamente à casa do presumível autor do crime.
De recordar que Marco Ficini estava há muito identificado pelas entidades competentes de Itália por envolvimento em casos relacionados com futebol. Os laços estreitos entre as claques dos clubes verde e branco e viola já antes haviam motivado deslocações destes a Portugal para prestar apoio ao Sporting, tendo o dérbi sido eleito para aquela que acabou por ser a última viagem de Marco Ficini. Os adeptos italianos que o acompanharam ainda estão em Lisboa, onde chegaram ontem a mãe e o irmão da vítima. O regresso a Itália acontecerá após cumpridas todas as burocracias.

12 comentários:

  1. A tripeirada corrupta esqueceu-se de mencionar q andou a gozar com os outros durante 30 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da mesma forma que vocês gozaram com o futebol portuguÊs ao erguer estatuas a um macaco corrupto e sujo...o mais sujo que poluiu o futebol português durante decadas, vivendo a pala dos portugueses ate a sua morte ?!

      Agressor de prostitutas, bandalho Silva Ferreira viciador de resultados

      Eliminar
    2. Que nojo de post. Ainda há racistas sem vergonha? Sim, na internet. A conspurcar a memória de um símbolo da nação, que repousa no Panteão Nacional. Simplesmente deplorável, e cheio de mentiras.

      Eliminar
  2. acabei de ver a multimedia e descobri que reclamam por mais 3 penaltis -(Octávio , marcano e o centro que bateu na cara do defesa). Recordo que no porto-benfica reclamaram 6 (seis) penaltis. Haja respeito ! Comprem jogares (p.e. Jaime Magalhães , Lucho ou Hulk) e já agora um treinador. Ah! e não batam mais no Corona porque senão ele terá sempre uma dor...

    ResponderEliminar
  3. O reinado encornado vai acabar... Aguardem para ver!!! Está a ser demasiado evidente o que está acontecer dentro e fora de campo...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é evidente q o Benfica joga melhor q os outros. Foram prometidas duas tareias na recepção aos corruptos do Norte e na ida ao Lagartal. N aconteceram. Temos pena.
      E já agora, três penalties por assinalar contra o Spitting em Alvalade n te chega? Queres mais ainda?

      Eliminar
  4. Tobias Figueiredo 2.024 de abril de 2017 às 12:02

    O futebol português está podre, mas mesmo muito podre. Neste estado de alerta do futebol português, o Bruno de Carvalho não é culpado, nem o Luís Filipe Vieira é inocente. Neste futebolzinho português não há inocentes, todos são culpados. Caramba, nós somos país do Campeão Europeu, por isso deveríamos ter uma conduta de digna de um Campeão Europeu. Estou farto de polémicas com a arbitragem, estou farto das guerras entre os clubes (sejam eles os três estarolas ou outros quaisquer), estou farto de todos os problemas que envolvem claques e nesse aspeto a polícia deveria identificar, apenas, quem causa problemas nos estádios e interditar essa gente, porque nem toda a gente que estão nas claques são más pessoas.

    ResponderEliminar
  5. Aos filhos da puta que não têm outro nome, que vêm aqui falar do Porto que corrompeu, e o caralho a quatro para justificar o escândalo que está a ser não esta Liga, mas as ultimas 4 que ganharam. Têm sido empurrados pelos árbitros ou os seus adversários perjudicados. Cada vez que um adversário se aproxima ele é reuniões e confusão para por tudo em sentido e continuar a roubalheira. Vão-se foder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tobias Figueiredo 2.024 de abril de 2017 às 12:30

      Não podemos utilizar essa linguagem. Tem que haver paz e sossego no futebol português. Caramba, nós somos do país Campeão Europeu e não pode haver essas polémicas.

      Eliminar
    2. Estou contigo, amigo. Cores diferentes, mas a mesma ideia.

      Eliminar
    3. Sendo assim que tal perguntar ao Santo Vieira o que estavam adeptos do Benfica a fazer nas imediações do estádio de Alvalade nessa noite.

      Eliminar
    4. Façam isso. Investiguem e condenem essa corja toda. De um lado e de outro. Quero ir ao futebol com o meu filho e neste momento recuso-me. Sou benfiquista, mas não defendo vândalos criminosos, como são as altas esferas de todas as claques mais representativas dos maiores clubes. E essas altas esferas estão todas mais que identificadas. E é pena, porque há muita gente nas claques que é boa pessoa, e só quer apoiar o clube com outros que têm a mesma paixão, e está tudo a ser posto no mesmo saco.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...