01 abril 2017

Nos últimos 10 anos é o FC Porto que 'manda' na Luz. Conheça os números do clássico

O FC Porto tem apenas 15 triunfos em jogos do campeonato disputados no reduto do Benfica, contra 42 dos anfitriões, mas manda na última década, com quatro vitórias e apenas duas derrotas.
Os encarnados somam mais de 50 por cento de triunfos nos 82 jogos na Luz, onde já se registaram 25 igualdades, só que, desde 2006/07, em 10 anos, apenas ganharam duas vezes, por 1-0 em 2009/2010 e por 2-0 em 2013/14.
Saviola, aos 22 minutos, selou o sucesso a 20 de dezembro de 2009, numa noite de muita chuva, e Rodrigo, aos 13, e Garay, aos 53, marcaram a 12 de janeiro de 2014, no primeiro jogo do Benfica após a morte de Eusébio.
Todos os jogadores encarnados jogaram com o nome de Eusébio na camisola, homenageando o 'rei' com a única vitória por mais do que um golo, de um conjunto ou outro, na Luz, para o campeonato, em 18 anos.
Os dois triunfos são, porém, exceção na última década, já que o FC Porto pontuou nos restantes oito, ao conquistar quatro triunfos e outras tantas igualdades.
A vitória mais emblemática foi, sem dúvida, a conseguida a 3 de abril de 2011, pois o 1-2, selado por um autogolo de Roberto e um penálti de Hulk, com outro de Saviola pelo meio, valeu o título nacional em pleno Estádio da Luz.
Derrotado, o Benfica apagou as luzes e ligou os expressores, mas não evitou a festa do conjunto comandado por André Villas-Boas, que viveu uma época perfeita, pois ainda conquistaria a Liga Europa e a Taça de Portugal.
Na última década, os dragões venceram ainda em 2007/08 (1-0, com um golo de Ricardo Quaresma), em 2011/12 (3-2, com o tento decisivo apontado por Maicon, em fora de jogo) e na temporada passada.
A 12 de fevereiro de 2016, o grego Mitroglou adiantou o Benfica, aos 17 minutos, mas o mexicano Herrera, aos 28', e o camaronês Aboubakar, aos 65', deram a volta ao resultado, num embate em que brilhou sobretudo o guarda-redes espanhol Casillas, com uma série de defesas 'impossíveis'.
Nos outros quatro jogos, registaram-se empates, a um tento em 2006/07 e 2008/09, a dois em 2012/13 e a zero em 2014/15, num resultado que, a quatro jornadas do fim, deixou o Benfica com três pontos e 'meio' de avanço sobre o FC Porto.
Apesar do registo desfavorável nos últimos 10 jogos, o Benfica continua a ter um balanço muito positivo nos confrontos caseiros para o campeonato, com quase o triunfo pelos triunfos (42 contra 15) e praticamente o dobro dos golos marcados (165 contra 83).

Balanço: Jogos: 82. Vitórias do Benfica: 42 (51,2 por cento). Empates: 25 (30,5 por cento). Vitórias do FC Porto: 15 (18,3 por cento). Golos marcados pelo Benfica: 165. Golos marcados pelo FC Porto: 83.

3 comentários:

  1. Expressores? Isto está bom... viva o SLB e ganhem hoje para calar esta corja.

    ResponderEliminar
  2. Penalty vergonhoso à clube do regime! O Jonas é uma verdadeira vergonha, só assim, de resto só aos fracos!

    ResponderEliminar
  3. O teste é simples: é só analisar o lance em questão, se se chegar à conclusão que não é penalty, então é porque se é atrasado mental.
    O diagnóstico deste foi fácil de se fazer.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...