20 abril 2017

Liga e Sporting podem ter incorrido em incumprimento; "Estou convencido que o Benfica vai jogar todo lá atrás. O ano passado jogou como uma equipa pequenina..."; FC Porto apresenta participação disciplinar contra Tiago Antunes. Juiz vai ficar parado por estar sem condições para dirigir jogos

O FC Porto apresentou uma participação disciplinar no Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol contra Tiago Antunes, quarto árbitro do encontro frente ao Sp. Braga que deu a indicação para a expulsão de Brahimi, já perto do final do jogo.
Os dragões não se conformam com os motivos apresentados para a expulsão, que valeu dois jogos de castigo, nem com a suposta mensagem de Facebook, que continha linguagem xenófoba, cuja autenticidade ainda não foi provada mas que o FC Porto acredita ser autêntica.
Sobre a expulsão, o FC Porto questiona a justificação apresentada, salientando ainda não existir qualquer imagem que mostre Brahimi a encostar a cara a Tiago Antunes, conforme vem relatado.
A acompanhar a participação disciplinar endereçada a José Manuel Meirim, presidente do CD, o FC Porto enviou, também, cartas a Fernando Gomes, presidente da Federação, e José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, sobre o mesmo tema.
De qualquer forma, é a participação disciplinar o ponto mais relevante, uma vez que será o único que poderá ter consequências diretas. José Manuel Meirim terá de decidir se haverá matéria para abrir um inquérito, sendo que, como é norma, a acontecer, o mesmo não será tornado público.

Juiz parado. O CA da FPF optou por não nomear Tiago Antunes, quarto árbitro do Sp. Braga-FC Porto, para qualquer jogo da jornada do fim de semana, por entender que o árbitro não reúne as condições indicadas para dirigir qualquer partida, dado o ruído criado à volta de uma alegada conversa sua no Facebook.
O árbitro de Coimbra, que já fez saber que tal conversa não foi da sua responsabilidade, dirigiu quarta-feira o encontro entre o Fafe e o Benfica B, da Liga Ledman, uma vez que no momento da nomeação (segunda-feira) não havia qualquer impedimento. Tiago Antunes auxiliou Hugo Miguel na expulsão de Brahimi no jogo de Braga e não havia notícias de qualquer conversa sua ou insulto nas redes sociais.

Liga e Sporting podem ter incorrido em incumprimento. Tiago Coelho, especialista em direito desportivo, afirma em declarações à RR que Liga e Sporting podem não estar isentas de culpa por uma alegada utilização indevida dos jogadores Ryan Gauld e André Geraldes, pela equipa B dos leões, depois destes terem sido resgatados ao Vitória de Setúbal.
Os dois atletas começaram a temporada em Setúbal, por empréstimo dos verdes e brancos, mas após um jogo que ditou a eliminação dos leões no Bonfim, para a Taça da Liga, as relações entre os emblemas deterioraram-se e Bruno de Carvalho cortou o vínculo dos jogadores com os sadinos. Apesar dos protestos do Setúbal Gauld e Geraldes voltaram a Alvalade e viriam a ser utilizados pela equipa B dos leões.
Leixões e Freamunde avançaram com uma participação aludindo à eventual ilegalidade dos acontecimentos e Conselho de Disciplina da FPF abriu um processo disciplinar.
O advogado recorda que à luz do que são os factos conhecidos publicamente o Sporting pode não ter cumprido os requisitos impostos pelos regulamentos da competição.
“Estamos aqui perante uma situação onde os regulamentos dispõem de três situações. A primeira situação caducidade. O contrato termina e eles regressam a Alvalade. A segunda situação incumprimento do contrato por parte do Vitória de Setúbal. Pelas informações que disponho e aquilo que vem na imprensa não parece existir. Uma terceira situação, o mútuo acordo entre os dois clubes, o Sporting e o Vitória de Setúbal, também aqui, pela informação que corre, não terá acontecido. Resulta aqui que, destas três situações, nenhuma parece estar preenchida o que acarreta a impossibilidade do Sporting ter utilizado estes atletas”.
Neste caso, o especialista em direito desportivo, alega que a eventual culpa pode não estar circunscrita ao Sporting.
“Vou pressupor que a Liga, como entidade organizadora das competições, obviamente recebeu estas inscrições e oficiosamente, fez um primeiro rastreio, verificando da conformidade ou não da utilização dos atletas. Se nada fez, vou presumir, entendeu que estavam aptos para representar. Agora caberá à comissão de instrutores da Liga, que receberam as queixas, analisar à luz dos regulamentos, à luz do artigo 78, se efectivamente os mesmos foram respeitados”.
E neste caso, as consequências podem revelar-se nefastas para o clube de Alvalade.
“Caso não tenham sido respeitados o próprio regulamento disciplinar da Liga prevê sanções no artigo 78. Os riscos que o Sporting pode correr são a perda dos pontos entre o mínimo de 2 e o máximo de 5 pontos. Ou no caso das provas por eliminatórias a sanção de desqualificação. Isto se for verificado que utilizou irregularmente estes dois atletas”.

"Estou convencido que o Benfica vai jogar todo lá atrás". O antigo capitão do Sporting Manuel Fernandes não tem dúvidas de que o Benfica vai jogar em Alvalade "todo lá atrás", no dérbi de sábado, como na época passada "em que foi completamente dominado" pelo Sporting.
"Estou convencido que o Benfica vai jogar todo lá atrás, como aconteceu na época passada, á espera de um deslize e de um ressalto para fazer um golo e tentar depois defender o resultado, porque em termos de qualidade de jogo o Sporting foi sempre superior ao Benfica nestes últimos dois anos", disse Manuel Fernandes em declarações à agência Lusa, em antevisão do jogo da 30.ª jornada da Liga de futebol.
A antiga glória dos 'leões' lembrou o dérbi da época passada em Alvalade, em que os 'encarnados' conseguiram uma vitória por 1-0 determinante para a conquista do título, no qual o Benfica foi "totalmente dominado e não criou uma oportunidade de golo", enquanto o Sporting teve "uma falta de sorte gritante" em alguns lances de golo, entre os quais "aquele do Bryan Ruiz, em que falhou o golo em cima da linha de baliza".
"O Benfica jogou como uma equipa pequenina joga em Alvalade e acabou por ganhar, com um golo aos trambolhões, com uma sorte extraordinária", analisou Manuel Fernandes, para quem o treinador do Benfica vai reforçar o meio-campo e deixar Jonas de fora. "Possivelmente o Rafa jogará mais por dentro, baixando um pouco o Pizzi. Não acredito que ponha o André Almeida no centro do terreno. Pode é meter o Carrillo na ala e o Rafa por dentro, a fazer o terceiro homem do meio-campo, mais recuado do que a posição em que Jonas costuma jogar", frisou.
Manuel Fernandes entende que esta solução poderá dar mais consistência defensiva ao Benfica, mas ressalva que os treinadores preparam as equipas em função do adversário jogar de uma forma e que Jorge Jesus "estuda muito bem os adversários e melhor do que ninguém sabe aquilo que tem de fazer para superar o Benfica".
"Neste momento, a equipa do Sporting, em termos de qualidade de jogo, está melhor, mais solta, mais coesa, mas nestes jogos há sempre individualidades de um lado e de outro que podem, de um momento para outro, resolver o jogo num lance de génio", disse Manuel Fernandes, ao fazer a avaliação sobre o momento de cada uma das equipas.
Para o antigo goleador dos 'leões', os jogadores do Sporting querem provar nesta fase final do campeonato a razão de não terem lutado pelo título até ao fim: "Penso que o Sporting ficou afastado do título em três jogos. Na Madeira, com o Marítimo, em que anularam um golo limpo ao Alan Ruiz nos últimos minutos, em Guimarães, em que o Sporting estava a ganhar por 3-2 e houve aquele empurrão do Soares ao Schelotto a fazer o 3-3, e na Luz, onde, pelo menos, um penálti teria de ser marcado e o Sporting já não perdia o jogo".
Manuel Fernandes disputou 24 dérbis para o campeonato, nunca tendo falhado nenhum durante a carreira, e vários outros para a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça de Honra. Mas o que mais o marcou em termos individuais foi o dérbi da época 1979/80.
"Ganhámos 3-1, estava a chover e fiz um jogo fabuloso. Marquei um golo, o Jordão dois, fiz um 'chapéu' ao Bento, em que o Alhinho sacou a bola com a mão de dentro da baliza para não ser golo, provocando um penálti que o Jordão marcou. Esse foi o melhor jogo que fiz contra o Benfica, em termos exibicionais, e fomos campeões. Mas claro que o dérbi dos 7-1 não pode ser esquecido porque marquei quatro golos", contou Manuel Fernandes.

21 comentários:

  1. Imagino se o SLB nao ganhar o campeonato nem a taça, acaba o ano sem ganhar nada e depois de gastar tanto em bilhetes / jantares / cartilhas / comentadores isentos / Juizes do CD / imunidade do pizzi e amigos / murros invisiveis do Samaris / Imunidade das claques / Carros alugados da europcar etc, etc.

    Já pra não falar do ataque á primeira maior divida da europa.

    Não sei se este é o jogo da epoca para o SCP que nada vai ganhar, mas vai ser certamente o jogo decisivo da época para o estado lampionico, isso sim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "À" sempre o mesmo

      Eliminar
    2. Pequenino na ganhamos o que se 8 milhões ganhou, pequenino o Luisão têm mais títulos que parte de ti, em relação a outra parte é difícil ter alguém tão famoso como o canelas que ostenta o titulo de equipa mais violenta do mundo um orgulho,em relação a divida destes são 140 milhões em 2 anos no total de 450 milhões no total os primeiros nem com perdão de dívida se vão aguentar 400 milhões de todo grupo pequenino dragarto

      Eliminar
  2. "À" lampiolhos para tudo!

    ResponderEliminar
  3. E futebol? Entra no teu discurso, ou isso é para quem joga?

    ResponderEliminar
  4. Mas o prémio já foi dado, apitou o clube dele e tudo!😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já falta o falta de opinião própria a vir debitar a cartilha...

      Eliminar
    2. Já cá faltava, o falta de opinião própria, a vir debitar a cartilha!

      Eliminar
  5. Razão tinha o diretor do Porko em dizer que o arbitro tinha a carreira arrumada! e o macaco a apoiar! É o vale tudo do Porko no campeonato português! VERGONHOSO! Os labregos estão a destruir o futebol!!!!!

    P.S. e os lagartos todos contentes, abanam o rabo, aos seus donos e nem piam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um jovem tāo promissor, formado pelas māos do Ferreira Nunes...
      Nāo há direito!😂

      Eliminar
    2. Deixa lá o rui costa, esse porko de que falas.
      Ele devia estar com o nariz entupido de branquinha da porta 18.

      Eliminar
  6. Não destruir o futebol é deixar o clube do regime ser levado ao colo de andor, rumo aos títulos!
    Por mais nojento, descarado e exagerado que seja o colinho, é em favor do clube do regime, então está bem!
    LINDO! LINDO!
    SOIS UMA VERGONHA!
    Não sentis nojo de ser assim? Incrível!

    ResponderEliminar
  7. E para o ano que vem vamos ter o video arbitro e eles vao continuar a levar na bolha como sempre e depois vai ser aii é culpa da UEFA da FIFA do blabla ja sabemos como é a cantiga destes tristes...Nunca ouvi 1 UM ONE UN Sportinguista ou Portista a dizer que a culpa de perder foi do jesus ou do NES ou do plano de jogo ou outro é IMPRESSIONANTE...a culpa é sempre do sistema do Benfica do Arbitro do carbalho que os kilhe etc etc Tende juizo coitados nao valem 1 chavo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nunca viste só tem um motivo: só andas em blogs do teu clube. Ao contrário de vocês, basta entrar em qualquer jornal desportivo ou até na página dos clubes e o que mais vês são críticas internas. Aliás, até nos programas desportivos vês isso (Rodolfo e Serrao são exemplos perfeitos de críticas internas e bem feitas).

      Já no teu clube, desconversa se para carago, nunca são beneficiados, só os adversários é que são.

      Olha para dentro antes de criticar o de fora

      Eliminar
    2. Engraçado, o Porto está farto de ser gamado e o NES o que tem dito?
      Já o sonso do vitória, apesar de colinho até vomitar, não há UMA VEZ QUE NÃO VÁ para cima da arbitragem quando não tem colo de vomitar (lembrar Moreirense, apesar do colo perderam).
      Claro que o sonso tem a manada dos 6M, o exército!
      Ser do regime é isto!
      É esta lavagem que dá nojo!
      Sois o que há de mais reles, mas a máquina de propaganda embeleza tudo!

      Eliminar
    3. Então porque não o fazem aqui? Aqui é só regime para aqui, cartilha para ali, bla bla bla.
      Se criticam, não se nota.
      Ninguém admite erros nem benefícios ao seu clube, embora eu já tenha admitido e outros benfiquistas também.

      Eliminar
  8. Eu sei lá quantos portistas ou benfiquistas há aqui. O anonimato só gera discussões e insultos totalmente escusados.

    No global, parece me claro (e em vários fóruns se diz isso) que o Porto tem sido o grande mais perseguido pelas arbitragens. Claro que já teve benefícios mas é normal que os tenha, o que não é normal é estes episódios estranhos que circundam o futebol e que agora vão sendo conhecidos.

    Claro que houve verdades no Apito Dourado como há verdades neste polvo de que tanto se fala e que se resume ao controlo que o Benfica tem sob diversos órgãos do futebol, nomeadamente nos árbitros recém nomeados internacionais e que na verdade nunca apitaram sequer um grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando um clube pode formar árbitros e ter um canal a passar os jogos da liga, em casa com regime exclusivo,único no mundo, fica difícil!

      Eliminar
    2. Difícil fica quando tens de falar de futebol. Porque isso o Porto não joga.

      Eliminar
  9. Também comentas em anónimo. Santa coerência...

    ResponderEliminar
  10. O primeiro clube a ter tv foi o Zporting. A RTP. A que sonegou as imagens da agressão do Peixe ao Cannigia. Quis fazer o mesmo com o Paulinho Santos mas nessa altura já havia a TVI que mostrou as imagens. Azar. O FCP tem a Sport tv ao seu servico desde sempre. Nos jogos no Dragon os jornalistas ou estão caladinhos ou levam no focinho.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...