07 abril 2017

FC Porto e Sporting unidos para fechar a Luz; FC Porto arrasa director de comunicação do Benfica e Rui Gomes da Silva e apresenta a nova 'cartilha' do Benfica para os comentadores, explicando ainda quem a fez; Vídeo-árbitro na final do Jamor entrará na história do futebol mundial

A próxima final da Taça de Portugal, no Jamor, entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, entrará na história do futebol português e até mesmo… mundial.
De acordo com o jornal Record, no dia 28 de maio será utilizado pela primeira vez o vídeo-árbitro numa competição doméstica. Sendo assim, a FPF será pioneira no uso desta nova tecnologia na decisão de um troféu.
O árbitro nomeado para o encontro terá assim o apoio de dois árbitros que estarão a ver as imagens do jogo, num local exterior do estádio do Jamor. Se vídeo-árbitro se aperceber de alguma situação, a tecnologia informará de imediato o juiz da partida através do sistema auricular.
No entanto é de referir que, o vídeo-árbitro deverá apenas intervir em situações que sejam claras. Caso haja lances duvidosos, dificilmente serão alvo de intervenção, pois podem levantar dúvidas nos especialistas.
Para além disso, a final no Jamor não contará com a tecnologia de linha de golo, isto porque o Estádio Nacional não tem condições para a sua instalação.

O FC Porto através do Dragões Diário faz novo forte ataque ao Benfica. Os azuis e brancos atacam fortemente Luis Bernardo e Rui Gomes da Silva e apresentam a nova cartilha dos encarnados para os comentadores. 

O filósofo
"As únicas cartilhas bem conhecidas são a cartilha da fruta, do Apito Dourado, do Canelas e agora da Operação Fénix em que arguidos e dirigentes se acusam entre si de serem responsáveis por darem ordens a alegados casos de seguranças ilegais". Esta fuga para a frente é de Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica que cai no ridículo de negar a existência da cartilha com esta manobra de diversão à mr. Burns. E quem é Luís Bernardo? É um saltitão que tem um especial jeito para escolher patrões com problemas com a justiça. O atual todos sabem quem é, depois de anos ao serviço de José Sócrates. Deve ser karma.

Edição os selvagens do Porto
Ontem ao fim da tarde o ex-ministro do PSD lá foi com o discurso bem ensaiado dizer na SIC que a cartilha é um sinal de profissionalismo, de capacidade, rebebéu pardais ao ninho. Sabem de onde vieram essas palavras? De uma nova e desta vez curta edição de quatro páginas da cartilha distribuida pouco antes a todos os comentadores benfiquistas - e um portista, não há como negar - e que começa assim: "A existência e partilha de notas informativas entre os comentadores do Benfica representa apenas Organização, Profissionalismo e Competência". Francamente, de um ex-ministro esperava-se mais "salero" - fica a obediência. Mas o melhor desta nova edição é a caracterização das gentes do FC Porto, uns perigosos delinquentes, que nada têm a ver com "os meninos de coro de Alvalade". "A Comunicação do Porto é muito mais agressiva e capaz de recorrer aos meios ilícitos para tentar destabilizar, provocar, ofender e descredibilizar o Benfica". Agradecemos o respeitinho e os elogios chegam a comover, mas não recorremos a meios ilícitos. Basta deixar-vos brilhar, como se diz, a uma só voz, numa singela homenagem ao lema E pluribus unum - vá lá, aproveitem a dica, que afinal até somos uns selvagens simpáticos.

O defenestrado
Para saber o autor desta nova edição da cartilha basta seguir os seguintes passos. Depois de clicar neste link carregue na opção “download” na JANELA do browser, no canto superior direito, o que faz abrir uma JANELA pequenina e aí escolhe a opção “doc”. Depois abra a JANELA de “transferências” e com o documento fechado com o botão do lado direito do rato escolha a opção “propriedades” e abre-se uma nova JANELA. Aí, escolha a opção “detalhes”, o que faz mudar de JANELA. Então aí pode analisar quem interveio no texto, quem fez a última gravação, a data de criação, etc. Se ficou com um sorriso amarelo feche a JANELA. Se não é desses, delicie-se com o vício em cartilhas mal amanhadas do Benfica. Assim ruiu mais uma ficção, mas fica o conselho para a Madraça da Luz, não neguem à partida uma ciência que desconhecem. E pronto, façam lá a caça às bruxas com discrição mas desconfiem uns dos outros. O mais que puderem. Da minha parte podem contar com o máximo sigilo.

Aliança. O jornal Record avança, esta sexta-feira, que o Sporting e o FC Porto aliaram-se contra o Benfica. Ambos os clubes querem ver o estádio da Luz interdito face ao apoio dos encarnados às claques ilegais. O diário escreve ainda que Bruno de Carvalho e Pinto da Costa pensam reatar relações no final da época.
Mas nem tudo depende do Benfica. Apesar de na base da queixa de Sporting e FC Porto constar o alegado apoio das águias às suas claques não legalizadas, o especialista em direito desportivo, João Diogo Manteigas, sublinha a Record que "o registo dos grupos organizados de adeptos depende, unicamente, dos próprios adeptos".
Razão pela qual, frisa, os leões terão de provar a existência de uma "concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, apoio técnico, financeiro ou material", como está presente no referido Lei 39/2009, nomeadamente no seu artigo 14. Apesar de o advogado referir que essa fundamentação "não é fácil nem linear", sublinha, tal como está escrito no número 6 do artigo 40, as possíveis sanções monetárias a aplicar às águias, que podem variar entre os 2.500 e os 200.000 euros.
Ainda neste âmbito de atuações disciplinar, João Diogo Manteigas acrescenta que "não há qualquer possibilidade" de ser aberto novo processo, desta feita em sede do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, contra o Benfica. Isto porque "o regulamento disciplinar da LFPF não prevê qualquer tipo de sanção para aquilo que o Sporting pretende", vinca o especialista em direito desportivo.

50 comentários:

  1. O clube do regime e a sua máquina de propaganda pidesca, só é o que é, porque a maioria do povo é IGNORANTTTE!!!!
    A intoxicação é diária!
    O que importa é falar do banco do FCP, que só uma filmagem de 5min ao sonso vitória chegaria para contrapor!!!!
    Para que não se fale da forma NOJENATA como ganharam (empatando) o clássico!
    Dentro de campo, são uns fracos, com carta branca para bater, empurrar, puxar, meter a mão!
    2 expulsões por vermelho DIRETO (samaris e jonas piscinas), 1 por acumulação (pizzi). Penalti de Semedo.
    Mas como vergonha é coisa que não existe naquela casa, nem na sua máquina de propaganda PIDESCA!
    SIGA... rumo ao TRETA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma única pessoa séria que acredite que qualquer um desses lances é para vermelho?

      Eliminar
    2. Sério seria dar vermelho ao Maxi por ter roçado as costas no joninhas, que depois de ver que foi o Maxi que lhe coçou, atirou-se pro chão feito palhaço!
      QUAL A DÚVIDA QUE SAMARIS AGRIDE??????????????????????????
      QUAL A DÚVIDA QUE JONAS FEZ O QUE FEZ DE PROPÓSITO???????
      QUAL A DÚVIDA QUE PIZZI TEM 2 EMTRADAS PARA AMARELO??? UMA DELAS NEM ESCANDALIZAVA SE FOSSE VERMELHO?
      QUAL A DÚVIDA QUE SEMEDO FAZ FALTA DENTRO/EM CIMA DA LINHA?????

      QUAL A DÚVIDA QUE EM TODOS os jogos entre os grandes o clube do regime FOI BENEFICIADO E o PORTO PREJUDICADO?

      QUAL A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DE SER APENAS ACASO????

      QUAL A PROBABILIDADE DO PAI NATAL APARECER ESTE NATAL?


      Eliminar
    3. Eu disse séria...

      Eliminar
    4. eu acrescentaria, para além de séria, culta (essa do clube de regime, só têm desculpa para um analfabeto, pois quem seja minimamente conhecedor, sabe que isso é conversa da máquina de propaganda dragarta) e que revele ter sanidade mental...

      Eliminar
    5. Está ai a pessoa séria, que nega o óbvio!
      Haja nojo, porque isto à muito que deixou de ser só falta de vergonha!

      Eliminar
    6. Esquece!!!
      Para quem defende um qualquer regime, só é sério, quem limita a sua linha de pensamento à linha (não não é porta 18) imposta pelo regime!
      O Benfica tem de ser campeão de qualquer maneira, já foi assim nos anos anteriores, jogos e mais jogos decididos a favor deles com erros grosseiros.
      É evidente que a profissional máquina de propaganda é essencial, para branquear o descaramento com que tudo é realizado.
      Que triste vai o nosso futebol.
      Para estar bem, só sendo o Benfica a ganhar sempre, caso contrário, está doente.

      Eliminar
    7. É verdade, o Benfica só ganha com árbitros ao contrário do FCP que é só talento e honestidade! Que o futebol, volte a não ter doenças como nos famosos anos 90!

      Eliminar
    8. Os 30 anos 90, certo?
      O Porto foi beneficiado como qualquer clube é.
      O que tem acontecido nos últimos anos com o benfica, só não vê quem não quer, é uma aberração estatística o favorecimento ao benfica!
      São factos, por mais que os queiram manipular.
      Por mais que a propaganda desvalorize erros a favor do benfica e penalize contra e faça precisamente o inverso relativamente a outros clubes (com Porto à cabeça, como é evidente)

      Eliminar
    9. EU NUNCA GANHEI UM CAMPEONATO COM UM GOLO IRREGULAR COMO A CHURRASQUEIRA DO NORTE QUE AGORA SAO AS POBRES VITIMAS COMO SE QUEREM FAZER PASSAR ESSES BURROS ...TEM A VERDADE TODA NO PIPO DEVEM SE TER ESQUECIDO DO APITO DA FRUTINHA FRESQUINHA E DAS MENINAS TRABALHADEIRAS...LA FIZERAM UMA ORGIA COM O GONCALVES ESPANCADOR DE ARBITROS E AGORA CALARO NAO SE LEMBRAM DE NADA ESSES MERDAS ... VEM AS OBELHINHAS COM A MUSICA DO COSTUME DO MONO NEURONIO FALAR DO REGIME E O BENFICA QUE ROUBA E NAO SEI O QUÊ...MUITO ME RIO COM ESTES TRISTES UM DIA ABREM OS OLHOS E ACORDAM PA VIDA E DECIDEM DEIXAR DE RESPIRAR POIS A VERGONHA E TAMANHA APARTE A RAIVA O ODIO E A IGNORANCIA DENTRO ESTA TUDO VAZIO QUE NEM BURACO NEGRO...DEUS VOS PERDOE QUE EU NAO CONSIGO LOOOL

      Eliminar
  2. Enganem-se aqueles que pensam que a "ditadura" castradora da liberdade de pensamento acabou!
    Está ai em toda a forma!
    O centralismo está pior que nunca!
    Vale tudo para fazer do clube do regime TRETA-campeão!
    Como vergonha é coisa que não existe, eles gostam! Porque não haveriam de gostar? O seu ídolo quando jogava por outro clube recusou-se a rematar à baliza do adversário!
    É esta a vossa mentalidade!
    VER GO NHO SA!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avante, Benfica. O eterno clube da maioria dos portugueses.

      Eliminar
  3. Somos grandes, é só medinho. Só fait divers, porque em campo voltaram a provar o seu real valor. Jogassem à bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3 expulsões perdoadas.
      golo de penalti cavado pelo jonas piscinas.
      25 minutos (os vossos melhores e quando o Porto desiste de procurar algo mais, porque não dava) em que valeu TUDO para o clube do regime.
      Empurrar, bater, NADA! Faltas para penalti ou livre ZERO!!!!
      Siga, eles jogam tanto, que é melhor defender!
      Final da taça em fora de jogo.

      Realmente jogais demais........ fora das 4 linhas!

      Eliminar
    2. Eu diria mesmo mais: 5 penaltis por marcar a favor do Porto, 7 expulsões para o Benfica, irradiação do Rui Vitória, e beatificação de Pinto da Costa. Tudo isto é evidente, só não vê quem tem olhos na cara e é minimamente sério.

      Eliminar
    3. Trinta anos sem penalties contra dá nisto. Trinta anos de colinho dá nisto. À primeira decisão contra, empertigam-se todos. Nem interessa q o penalty tenha sido bem decidido.

      Eliminar
    4. O penalty, a não suspensão de Samaris e Jonas, etc.
      E eu que fiquei a pensar que Maxi escapou à expulsão. No lance de Jonas, Maxi tinha de levar amarelo, clarinho como água. Mas isso não interessa... Os mergulhos dos portistas também não. Temos pena, fossem competentes. Querem ganhar na base do choro. Estão bem para o Sporting...

      Eliminar
  4. O sonso virória, sempre que perdeu ou empatou, em alguns casos levado ao colo de forma gritante (veja-se a taça da liga, onde felizmente houve justiça no resultado) gritou com a arbitragem!
    Querem imaginar se ele estivesse no banco do Porto, clube DE LONGE mais prejudicado?
    Ai espera, a máquina de propaganda diz que não, é invenção!
    Palha, esqueci de comer a palha!
    desculpem!
    Tá bom assim janela e companhia?
    sois um nojo...........................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto mais prejudicado... O PdC riu-se. "Já enganámos mais um, ainda bem que há tanto burro portista", pensou ele.

      Eliminar
  5. olhá esqueceu-se de comer a palha e confessou!

    o porko prejudicado? sim, é isso! é o Porko e o canelas! são ambos umas vitimas!

    A maquina de propaganda foi apanhada ontem numa foto em reunião! a outra máquina de propaganda deve andar a visitar centros de estágio de árbitros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Só quem não jogou à bola não percebe", és o típico parolo comido pela propganda. Como há muitos como tu, o efeito é nefasto!
      Enquanto esta geração parida durante a ditadura e paridos pelos paridos pela ditadura durar... não há muito a fazer!

      Eliminar
    2. A Associação Porto Canelas, diz absolutamente tudo sobre a tua independência intelectual, que começa por uma incapacidade.
      O gajo de Barcelos, aquele que matou 4 pessoas e uma grávida (5 portanto) era benfiquista, se eu fosse estúpido ao quadrado como tu, fazia a associação, certo?
      É ideia da propaganda foi sempre essa, e lá está, os ignorantes comeram a palhinha toda, gosteis de sugar a palhinha, fazer o quê?

      Eliminar
    3. OK, este é o vencedor do prémio burro do ano! Parabéns, és o maior idiota da tua rua, até os paulinhos são génios comparados contigo ! Tens algumas dificuldades com o português, não é? Eu sei que nem consegues comer um geladinho, e isso deixa-te triste e furioso...

      O Porto e o canelas não têm nada a ver? pois... os criminosos dos superdragões nem jogam num e apoiam o outro... ok, percebi, a máquina de propaganda do Porko passou essa cartilha para apregoarem!

      De seguida, ainda vais dizer que a operação Fénix (também conhecida como Associação de proteção aos dragartos), é no Algarve e envolve o benfica...

      Eliminar
    4. Ó SUPERDOTADO ESTÚPIDO, o assassino de barcelos é sócio e adepto do clube do regime, está portanto associado ao clube do regime, vou fazer a mesma associação?
      ÉS BURRRO QUE METE NOJO!

      Eliminar
    5. eu não me importo de ser burrro! Aliás quem me chama burrro, merece toda a minha consideração!

      Ass: burrro!

      Eliminar
    6. para além de burro é ignorante e iletrado! Clube de regime em Portugal só conheço o Porko e o Lumiar, tendo ambos tido dirigentes que pertenceram ao regime de Salazar, pelo contrário o Benfica sempre foi conhecido pelas posições anti-regime!

      Até o Alfredo Barroso, conhecido sportinguista e homem da oposição ao Antigo Regime, afirmou que nesses tempos "o Sport Lisboa e Benfica chegou a ser considerado como uma referência democrática"!

      Eliminar
    7. Associar o Porto ao Canelas é normal. Um clube que tem como jogadores o braço armado de outro clube, como não associar?

      Eliminar
  6. Em toda a Europa, só um um cube trsnmite os seus próprios jogos no seu canal, manipula e mostra o que quer, ou não consegue evitar de mostrar.
    Porquê?
    Porque tudo é normal quando se trata do clube do regime!
    A lavagem cerebral típica de ditaduras em todo o seu esplendor!
    Não, não é pelo erro A, B ou C, porque o erro faz parte do futebol!
    É pelo aberração estatística de erros a favor do vosso clube do regime!!!!!
    É DIFÍCIL VER ISSO?
    Claro que sim, porque a máquina de propaganda anda ai e manipula os ignorantes e distraídos!
    É de vomitar de tão ridículo que é! Mas ninguém faz nada!
    O que interessa é dar títulos a este clube a todo o custo.
    O colinho não chega? Dá-se mais colinho!
    Rumo ao treta!

    Vós não tendes vergonha da forma como ganhais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e vós não tendes vergonha da frutinha? e vós não tendes vergonha de terem um presidente que recebeu árbitros antes dos jogos? e vós não tendes vergonha de serem um clube condenado por corrupção? e vós não tendes vergonha de terem sido apanhados a pagar viagens ao Calheiros (com outro nome para não dar nas vistas) ao Brasil?

      e mais importante... e vós não tendes vergonha dam ignorância que revelas e por repetir constantemente as mentiras da máquina de propaganda nortenha (à boa maneira de Hitler) e que ignora a História de portugal e do regime fascista!

      Eliminar
    2. Um banana, que tantas vezes comeu melão, apoiante de quem oferece a jantarada por inteiro a apontar o dedo a quem ofereceu a sobremesa!
      Muito boa a coerência!
      Ao nível da vossa inteligência, moral e ética!!

      Eliminar
    3. Sim, vamos desviar e não falar dos pontos levantados. Volta para o buraco, toupeira.

      Eliminar
  7. FACTO1: SAMARIS agreide Teles, as imagens são claras e não enganam, apesar de limitadas pela tv do regime.
    FACTO2: JONAS PALHAÇO atinge Nuno de propósito, as imagens são claras.

    Para Xistra e para o Conselho de disciplina da FPF são lances LIMPOS!
    LINDO, ser do REGIME É ISTO!
    LIMPINHO LIMPINHO, mas eles não se envergonham, por mais ESCABROSO que seja o colinho, é sempre pouco, aliás, é só ver que apesar da nojeira levam apenas 1 pontinho de vantagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O CD não concorda e é o CD que manda. Não são adeptos imbecis bem pagos para andarem todos assanhados por blogues a fazer propaganda.
      A propósito de propaganda, aqui estão as queixinhas, o Campeão Nacional das Queixinhas, mais um título para os lagartos!

      As queixas do Campeão Nacional das Queixinhas:

      1. invocaram um empurrão de Jardel a Raul José. Perderam.
      2. O caso dos vouchers que chegou inclusive à UEFA. Perderam todos.
      3. Em Dezembro de 2015, queixa na Liga contra Rui Gomes da Silva. Perderam.
      4. Contra Rui Costa, administrador da Benfica SAD. Perderam.
      5. Contra João Gabriel, director de comunicação do Benfica. Perderam.
      6. Contra Pedro Guerra pelas declarações que foram fazendo. Perderam.
      7. Em fevereiro de 2017, queixa contra Rui Vitória devido à sua presença na flash interview da RTP. Perderam.
      8. Queixa da suposta agressão de Jonas a Nuno Espirito Santo. Perderam.
      9. Queixa contra Samaris por agressão a Alex Telles. Perderam.
      10. Queixa contra Rui Vitória por palavras na Conferência de Imprensa. Vão perder.
      11. Queixa contra Domingos Almeida Lima por declarações no dia 23 Março em Abrantes. Vão perder.
      12. Queixa contra Luis Bernardo, director de comunicação. Vão perder.
      13. Queixa Contra o Benfica por declarações antes dos jogos. Vão perder.
      14. Queixa no IPDJ por causa do apoio do Benfica às claques não oficiais. Vão perder.

      Perderam TODOS os processos. Os Campeões Nacionais das Derrotas!
      Mas os outros é que são queixinhas.

      Eliminar
  8. FACTO 1: não sabes ver futebol.
    FACTO 2: não sabes as regras do futebol.
    FACTO 3: não percebes nada de nada.
    FACTO 4: és um palhaço que recebeu a cartilha dragarta da semana e a repete ad eternum (eu explico: ad eternum é indefinidamente, para sempre, etc.).

    ResponderEliminar
  9. É só andar na rua e constatar que tirando os benfiquistas, ninguém vos suporta, estais a criar uma onde de nojo contra vós, a vossa estratégia resulta e vai resultando graças à enorme ignorância e incapacidade de detectar e resistir à propaganda, mas felizmente cada vez mais são os que se apercebem dela!
    O ridículo é tanto que cada vez mais distraídos acordam!

    ResponderEliminar
  10. Qual o problema das cartilhas!!! é ilegal isso????
    Anda tudo á volta de tretas e não se fala no essencial.. o futebol.
    Ja enjoaaa istooo

    ResponderEliminar
  11. VAMOS IMAGINAR QUE OS CONTRATOS CAÍAM

    Como seria??? Atendendo a que há clubes que já andaram a antecipar receitas

    ENTRETANTO SEGUNDO A IMPRENSA DE HOJE:
    ""SPORTING E FC PORTO
    FORMAM ALIANÇA
    CONTRA O BENFICA""

    E é bom que a imprensa divulgue
    estas notícias porque elas fazem
    CAIR DEFINITIVAMENTE PELA BASE
    A VELHA TEORIA DA DEFESA DA VERDADE DESPORTIVA DE QUE SEMPRE SE GABARAM
    OS VERDESCALIMERO

    AQUILO É UMA ALIANÇA
    PARA PREJUDICAR O BENFICA
    E NUNCA PARA FAVORECER A VERDADE

    VEJAMOS:
    -no lance do Jonas/NES, Maxi voluntáriamente agrediu o Jonas

    -Toda a gente viu isso

    -mas os verdescalimero só apresentaram
    queixa do Jonas (e nunca do Maxi!!!)

    CONCLUSÃO:
    ELES QUEREM LÁ SABER DA VERDADE DESPORTIVA

    ELES QUEREM É MARRAR NO VERMELHO

    Coitadita da verdade desportiva

    ResponderEliminar
  12. ""A CARTILHA""

    (copiado da net)

    1. 12/12/2007
    A violência nos SuperDragões é de gente sem calibre para matar
    Ex-líder da claque do FCP conviveu anos com Bruno Pidá e era amigo de Aurélio Palha.
    "A violência está sempre associada a claques de futebol. É da juventude, de afirmação da masculinidade. Mas durante o tempo em que estive na claque nunca vi pessoas que pudessem chegar a este tipo de crimes que ocorrem agora no Porto. Isto são execuções a tiro, com armas pesadas, não é pontapé ou murros", disse ao DN Rui Teixeira, ex-líder dos Super Dragões , claque do FC Porto (FCP).
    O facto de Aurélio Palha, dono da Chic morto a tiro em Agosto, Fernando Madureira, actual presidente dos Super Dragões, que jantou com Palha na noite fatal e que emprestou o seu Porsche Boxster a Bruno Pidá, apontado como suspeito de envolvimento no crime de Miragaia em que morreu um segurança, surgirem relacionados com os casos recentes "não passará apenas de uma coincidência, fruto de uma cidade pequena como o Porto", afirmou.
    "Mesmo o Bruno Pidá, com quem já perdi o contacto, não será uma pessoa, por aquilo que conheço dele, com frieza, sofisticação e armamento para executar os crimes que temos visto. Aliás, o próprio gangue da Ribeira é quase um mito. Na verdade é um grupo de pessoas que julgo não incluir seguranças da noite propriamente ditos. E é a esses seguranças que é atribuída a sucessão de crimes. Está tudo ainda muito confuso e no futuro poderá saber-se melhor o que aconteceu", acrescentou.
    Rui Teixeira deixou a claque em divergência com a SAD do FCP, mas recorda que nunca se apercebeu de verdadeiros criminosos. "Uma coisa é andar à pancada, outra é assassínios de calibre como estes", apontou.“Não digo que a claque não tenha pessoas com mais apetência para a violência, sendo um grupo muito grande, mas nunca se falou de crimes graves ou organizado", concluiu.
    Há cerca de ano e meio, Rui Teixeira abandonou os Super Dragões. "Foi por minha opção pessoal", revela, acrescentando que também foi "uma questão política": "Não me revejo na política desta SAD do clube e como queria ficar numa situação de compadrio achei melhor sair. Hoje vou ver os jogos ao estádio, tranquilamente, com amigos meus."
    (Tudo bons rapazes. Pacíficos, não fazem mal a uma mosca!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2. 9/12/2009
      Luciano Barreira, conhecido adepto dos Superdragões (claque do FC Porto) e familiar de um dos mais carismáticos e antigos líderes daquela claque, começou a ser julgado no Brasil por tráfico de mulheres.
      Além de Luciano respondem no mesmo processo Bruno Sousa e Bruno Moreira, também portugueses. Os três são acusados de angariar mulheres, no Brasil, para virem para Portugal trabalhar em casas de prostituição ou bares de alterne.
      A rede foi descoberta depois de várias recusas do SEF, em Portugal, para que as mulheres entrassem no nosso País.
      Luciano, Bruno Sousa e Bruno Moreira foram detidos pela Polícia Federal brasileira quando se encontravam no Recife e ficaram imediatamente sujeitos à prisão preventiva.
      Luciano é do Porto e conhecido adepto do clube mais representativo da cidade. A sua ligação à claque dos Superdragões é de tal forma intensa que a sua palavra é recebida como a de um líder.
      Segundo o CM apurou, o julgamento deverá terminar brevemente.

      PORMENORES
      DOCUMENTOS
      Documentos apreendidos aos suspeitos indicam que Portugal poderia não ser o único destino das vítimas.
      VIAGEM
      O trio tentava viajar para Portugal quando foi interceptado pela polícia. Foram de imediato conduzidos à cadeia de Recife.
      TERRESTRE
      Muitas mulheres entravam em Portugal por via terrestre, depois de aterrarem em Espanha vindas do Brasil.

      3. 27/12/2015
      Investigação liga líder dos Super Dragões a rede de droga
      A detenção de 'Vítor do Ouro' agitou o combate ao tráfico de droga na Invicta e pode envolver ainda Fernando Madureira.
      sapodesporto@sapo.pt

      A investigação da Polícia Judiciária (PJ) a uma das mais importantes redes de droga do Porto detetou ligações entre o alegado cabecilha, Vítor Cardoso, também conhecido como "Vítor do Ouro", e o líder da claque Super Dragões, Fernando Madureira.

      Segundo revela este domingo o jornal Correio da Manhã, o alegado maior traficante da Invicta foi detido pela PJ na noite de Natal e ficou em prisão preventiva, tendo já sido ouvido este sábado pelo Tribunal de Instrução Criminal.

      Entretanto, as escutas sobre esta investigação 'apanharam' também Fernando Madureira, o mediático chefe dos Super Dragões, em conversas com ‘Vítor do Ouro’, que chefiava a rede de droga. As conversas sobre "bilhetes" foram consideradas suspeitas e a PJ admite que se possa tratar de droga.

      Vítor Cardoso, conhecido como ‘Vítor do Ouro’, é também adepto do FC Porto e tem igualmente ligações à claque Super Dragões.

      Eliminar
    2. 4. 17/05/2016
      Jogo Duplo: Jogador do Oriental e membro dos Super Dragões PRESOS
      Diego Tavares, central do Oriental, é um dos casos. Carlos Oliveira, presidente do Leixões, suspenso de funções.
      Três dos arguidos ficaram em prisão preventiva no âmbito do processo Jogo Duplo, por suspeitas de manipulação de resultados de jogos da II Liga de futebol, com recurso ao aliciamento de jogadores. Diego Tavares, central do Oriental, Carlos Silva, membro da claque Super Dragões e conhecido por Aranha, e o empresário Gustavo Oliveira ficaram com a mencionada medida de coação. Os restantes foram libertados com o termo de identidade e residência e proibidos de contactar os restantes arguidos.
      Os restantes 12 arguidos, quatro jogadores da Oliveirense (Hélder Godinho, Luís Martins, Ansumane e Pedro Oliveira), três do Oriental (Rafael Veloso, João Pedro e André Almeida), dois que alinharam na equipa de Oliveira de Azeméis esta época (Moedas e João Carela), agora no Estarreja, o presidente da SAD do Leixões, Carlos Oliveira, e o diretor desportivo da mesma, Nuno Silva, assim como o ex-futebolista Rui Dolores saíram em liberdade.
      Carlos Oliveira e Nuno Silva ficam ainda proibidos de exercer funções.

      5. 27/10/2016
      Um grupo de 85 pessoas, 16 delas em prisão preventiva, quatro presas à ordem de outros processos e cinco em prisão domiciliária com pulseira electrónica, começaram hoje a ser julgadas por suspeitas de tráfico de droga no Grande Porto.
      Na primeira audiência de julgamento, que se realizou no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Valadares, em Vila Nova de Gaia, dado o Tribunal São João Novo, no Porto, não ter condições para o acolher, apenas três dos arguidos prestaram declarações, dois para desmentir a acusação e outro para confirmar parte dela.

      Segundo o Ministério Público (MP), os alegados traficantes estavam divididos em grupos e traficavam droga, nomeadamente cocaína e heroína, entre 2012 e 2015 no Grande Porto, sobretudo no Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres.
      Entre os arguidos havia responsáveis pela aquisição da droga, transporte, armazenamento - sobretudo em casas de recuo -, preparação, embalagem, distribuição e venda, frisou.
      O MP disse ainda que alguns arguidos, entre os 18 e 77 anos, usavam netos, filhos e irmãos menores para fazer entregas de droga a clientes e, assim, não levantar suspeitas.
      A investigação envolveu mais de 100 buscas domiciliárias e resultou na apreensão de 11 quilos de droga e 160 mil euros.

      6. 3/01/2017
      Hugo Souza, elemento da claque do FC Porto “Super Dragões”, foi detido pelas autoridades por tráfico de droga, escreve o Correio da Manhã.
      O homem de 35 anos foi detido depois de na noite de passagem de ano ter vendido cocaína a clientes da discoteca Pacha, em Ofir, Esposende.
      Hugo Souza, que já tinha cumprido nove anos de cadeia por tentativa de homicídio, vai agora ser presente ao tribunal de Braga para um primeiro interrogatório judicial.
      A detenção aconteceu no domingo, 1 de janeiro, e tinha com ele 250 doses de cocaína e 600 euros, que as autoridades suspeita serem do tráfico.

      Eliminar
    3. 7. 29/03/2017
      PJ detém cinco jogadores e um membro dos Super Dragões
      A Polícia Judiciária deteve esta madrugada, cinco futebolistas da Liga 2, a maior parte deles do Oriental, e um membro dos Super Dragões, a claque do FC Porto, por suspeita de corrupção ativa e passiva.

      Foram ainda constituídos oito arguidos, todos com ligações à indústria do futebol, pela presumível prática dos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito da «lei da corrupção desportiva».

      Também foi apreendido diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação, numa operação que contou com a colaboração da EUROPOL e de entidades estrangeiras de monitorização de jogos e a importante cooperação com a Federação Portuguesa de Futebol.

      Esta operação da Unidade de Combate à Corrupção da PJ, com 70 inspetores em mais de 15 buscas, surge na sequência de uma outra, denominada Jogo Duplo, que decorre há cerca de um ano e que tem como objeto o fenómeno da corrupção no desporto como instrumento do "match fixing" de competições oficiais de futebol.

      Em causa, mais uma vez, está a viciação de resultados no campeonato com vista a favorecer o sentido das apostas online de empresários asiáticos, que empatam fortunas nas incidências das partidas do segundo escalão do futebol português.

      Estes, para garantirem determinados resultados, distribuem dezenas de milhares de euros em subornos por atletas de alguns clubes, através de intermediários. E os atletas jogam para perder. Assim, por corrupção passiva, estão detidos três jogadores do Oriental e um que representou o Penafiel na época passada.

      Quanto à corrupção ativa, ao distribuírem 'luvas' pelos primeiros em nome dos empresários asiáticos, foram presos Bruno Mendes, dos Super Dragões, e um atleta que alinhava no Académico de Viseu e que também funcionou como intermediário.

      8. "SAD OBRIGOU À MINHA SAÍDO DOS SUPER DRAGÕES".
      A 29 de Janeiro de 2006, após um empate (0-0) do FC Porto frente ao Rio Ave, o treinador Co Adriaanse é alvo de uma emboscada no regresso ao centro de treinos do Olival, em Gaia. Rui Teixeira e Paulo Trilho, à altura membros da direcção dos Super Dragões, foram relacionados com o acto.
      "Todos sabem que não fomos nós que estivemos por detrás desse caso", defende Trilho. Em crispação com a direcção do FC Porto, a claque emite um comunicado em que Antero Henrique, director-geral da SAD, é apelidado de "vendedor de revistas". Trilho também recusa a autoria do documento: "Não fui eu. Depois do comunicado, a SAD obrigou à minha saída da direcção dos Super Dragões."
      DOS '3 PADRINHOS' APENAS 'MACACO' SE MANTÉM. Paulo Trilho, Rui Teixeira e Fernando ‘Macaco’ Madureira. Até ao incidente com Adriaanse, eram estes os membros da direcção dos Super Dragões. Teixeira, ou ‘Professor’, era o cérebro do grupo, Trilho geria a parte financeira e ‘Macaco’ estava mais próximo dos membros e núcleos dos Super. Actualmente, dos ‘três padrinhos’ – como eram conhecidos no grupo – apenas ‘Macaco’ se mantém na liderança. "A claque está agora em clara sintonia com a SAD do clube", critica Trilho

      Eliminar
    4. Futebol é Estado Siciliano
      "Só por ser o homem que falou no Apito Dourado', ameaçaram a minha mulher e a minha filha", disse ontem, Luís Filipe Vieira, nos Juízos Criminais do Porto, onde está a ser julgado sob a acusação de crime de difamação contra Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto.
      Vieira falou ainda dos dois assaltos que o fizeram mudar de casa. "O estado siciliano do futebol é eu estar em Israel e viver em direto, pelo telefone, um assalto traumatizante à minha casa, com a minha mulher e a minha filha a chorarem", continuou.

      "É com muita mágoa que estou aqui sentado como réu. Nem em pensamento o acusei de ser o responsável pelos assaltos. O que disse é que Paulo Gonçalves [assessor jurídico do Benfica] foi ameaçado pelo Antero Henrique numa assembleia geral da Liga", justificou. "Sei o que falei, e não admito que alguém coloque palavras que eu não disse na minha boca", vincou, acrescentando que na altura da entrevista, Antero não tinha o atual estatuto. "Toda a gente sabe que há uns anos eu era um homem de confiança de Pinto da Costa, e nunca ouvi falar no senhor Antero", explicou, frisando que "não sentiu medo" em ir ao Porto, embora tenha levado "seguranças". À saída do tribunal, disse que "não se sente incomodado" com o processo e que sai de "cabeça erguida". As alegações estão marcadas para 15 de novembro.

      Em causa neste processo está uma entrevista de Luís Filipe Vieira emitida pela RTP 1 a 17 de julho de 2008. O líder dos encarnados disse que "o que se vive no futebol é um estado siciliano", a propósito da ameaça de Antero a Paulo Gonçalves, numa assembleia geral da Liga. E logo de seguida falou nos dois assaltos feitos à sua residência, que o levaram a mudar de casa.

      Eliminar
    5. Bardamerdas de um Bardamerdas
      A Banca prejudicou o Sporting quando decidiu transformar uma dívida incobrável em activo próprio. Qual manual “Como Transformar Passivo Em Activo Em 5 Minutos”, usou tal engenho para se mostrar às Agências de Ratings mundiais, afim de melhorar a sua cotação de “Lixo” para “Um-Pouco-Mais-Do-Que-Lixo”.

      – Para alguns, as aparências são fundamentais. Estas medidas revelaram-se de fútil utilidade à Banca no que objectivava uma demonstração de “recuperação” ao investidor internacional. Porém, útil à Direcção do Sporting: vociferou-se uma “recuperação” financeira do Clube aos seus associados, e quase todos engoliram.

      – Em 2013, Bruno de Carvalho prejudicou o Sporting para beneficiar a sua estratégia falida de “investidores”, quando obrigou a Banca a fazer o papel de “russo”, exigindo não as verbas acordadas entre estes e o Clube afim de garantir solvabilidade do nosso emblema até ao fim da época, mas o suficiente para pagar ordenados elevados e investir em atletas na época seguinte, tal como se dizia capaz pelos próprios meios. O resultado, é este: 3 treinadores no Futebol, pouco acerto em contratações e o plantel que temos.

      – O Sporting vai proceder a um aumento de Capital tendo em vista uma futura “Operação-Harmónio”; os Sócios que estejam atentos.

      – Pedro Madeira Rodrigues – ou qualquer outro candidato que entretanto surja – não poderá usufruir destas acrobacias que tanto ajudaram à criação de um mito. 2013 era o momento para alguém cair na lama e alguém brilhar. Hoje, o Sporting para além de estar penhorado, está de mão atadas o que respeita à sua independência financeira.

      – Os leitores devem evitar procedimentos, argumentos e debates heróicos ao compararem períodos homólogos de trimestres, semestres ou anuais de Relatório & Contas do Sporting. Devem utilizar sim ferramentas ao dispor de Economistas (ex: o índice de Sharpe) úteis para combater a demagogia perante plateias. O Rácio de Solvabilidade do Sporting é miserável, depende de uma economia que não a sua

      O Passivo a Curto-prazo era incobrável como um todo no imediato, mas com um simples acordo em tribunal seria pago em 4 anos. As vendas de Slimani e João Mário teriam pago essa dívida em 2 anos e ainda sobraria dinheiro para comprar Bas Dost (talvez não fosse o suficiente para comprar Alan Ruiz ou Castagnos, mas duvido que o rendimento de um Atleta Júnior ou qualquer dos emprestados fosse pior que estes dois).

      A Banca tinha colocado €40 Milhões à disposição do Sporting, através de uma linha de crédito, afim de fazer face a despesas correntes. Bruno de Carvalho quis mais – o suficiente para investir em força em vencimentos e contratações na época seguinte e salvar a pele da mentira dos "investidores" – e o Banco fez-lhe a vontade, a troco de Vmoc's e outras condicionantes nas auditorias internas às contas do Clube, que Bruno de Carvalho pretendia que se elaborasse.

      Pagou-se pelo silêncio, a troco da garantia de um peso-médio como avalista: Álvaro Sobrinho.

      Tendo em linha de conta que não se consegue "obrigar" uma entidade privada em estado de falência-técnica a pagar uma dívida, o Sporting deveria ter ameaçado recorrer a um tribunal afim de nomear uma comissão administrativa. A Banca ficava de mãos atadas e nunca viria a exigir contrapartidas – não gastar mais do que €5 Milhões num passe, exceptuando no caso de vendas de activos, é uma delas.

      No estado em que as coisas ficaram, hoje todos os credores fazem fila à porta do Estádio porque acreditam que o Sporting tem como pagar. E o Sporting paga, com Cash-Advance de todos os Income's futuros e nunca com liquidez própria. Algo que não é justo para o futuro do Clube.

      Eliminar
    6. Bruno de Carvalho, para além de não ter resolvido os problemas estruturais do Sporting neste mandato, delapida continuamente a sua capacidade autónoma de decisão como Presidente, associando-se exclusivamente a um caminho pessoal e intransmissível do qual o Sporting penou no passado, hoje personificado pelo próprio e pelo treinador. Para a dimensão do nosso Clube, convenhamos que depositar a fé em apenas 2 interpretes é manifestamente pouco.

      Financeiramente falando, o Sporting está pior do que há 4 anos.
      Com um valor de mercado exactamente igual ao da época 2013/2014 mas com um encargo salarial manifestamente superior.
      Se debitarmos o valor de mercado de jogadores como Markovic, Campbell (e mesmo Coates) que não pertencem ao Sporting, percebemos que o Clube perdeu activos e não valorizou – nem desportivamente, e mesmo financeiramente, se excluirmos Bas Dost.

      Em mais-valias, tudo o que a Banca cobrar ao Sporting nos próximos 7/8 anos, vai retirar ao Clube a possibilidade do mesmo revelar a autonomia economica que precisa, sem que tal valor sequer consiga abater pouco mais do que juros de dívida. O valor das VMOC é tóxico, porque definitivamente se trata de um valor incobrável – 100 Milhões em participações no Capital de um Clube vale manifestamente menos do que 100 Milhões de Euros. É quase como entregar os pavilhões de um Liceu como imóvel de garantia.

      A Operação Harmónio que refiro será a constante tábua de salvação para evitar o Clube da falência técnica, no que respeita às distribuições de Capitais Próprios e Dívida, propagando toda esta mentira da "salvação económica" por mais uns tempos.

      As Vmoc's são desde há vários anos uma das principais medidas que visam essencialmente valorizar a entidade credora perante a observação do mercado onde está inserido. Vejamos:

      #1 - Eu peço-lhe €100M emprestados. Você, porque é meu amigo, quer emprestar esse dinheiro, mas pretende evitar problemas em sua casa, ao ter de "mexer" em dinheiro que tanto lhe pertence a si como à sua esposa (Estado).

      #2 - Como a sua esposa desconfia da minha capacidade de pagar de volta, com os juros que ambos decidem implementar ao empréstimo que me concedem, você exige-me como garantias a minha casa. Ambos sabemos que a minha casa não vale €100M, mas como você sabe que todos os anos eu faço negócios (ex. venda de jogadores), fica descansado.

      #3 - Após contar com o dinheiro que me concede, procedo a uma sobrevalorização dos meus bens (aumento de Capital Social), afim de resolver um problema futuro (#5).

      #4 - Após alguns atrasos meus nos pagamentos acordados consigo, a sua esposa começa a desconfiar que você pôs os "pés pelas mãos" comigo. Como tal, encosta-o à parede e obriga-lhe a fazer-me uma cobrança coerciva, ou então pede o divórcio.

      #4.1 – As agências de Rating fazem-lhe pressão porque uma vaga de fome lhes diz que você ficará sem meios para comprar comida, se esta dívida não for cobrada.

      #5 - Como eu não tenho como lhe pagar, faço um acordo consigo, entregando-lhe novas garantias: o terreno da minha casa e os meus restantes bens, que entretanto estão hiper-inflacionados pela medida 5.

      #6 - Você chega a casa com o novo acordo, comprovando (ilusoriamente) que agora a dívida que eu tenho para consigo é agora património seu. Se eu não pagar daqui por 10 anos, você fica (supostamente) com bens em muito superiores ao valor que me emprestou.

      Você é a Banca. A sua Esposa é o Estado. Os seus filhos são as Agências de Rating. Eu sou o Sporting. E tudo isto é uma VMOC.

      (Blogue “Camarote Leonino”)

      Eliminar
    7. A Máfia dos Bilhetes
      O jornal Correio da Manha, na edição de hoje, noticia que o Boavista vendeu toda a Bilheteira dos jogos com o Porto e Benfica, a uma empresa – FAN ADDICT, propriedade do irmão de Eduardo Silva, principal ARGUIDO da Operação Fénix e que segundo o Ministério Público tem como sócio Antero Henriques, também arguido desse processo ligado às Máfias da Noite, e igualmente, Pinto da Costa.

      Vejam onde chegam os níveis de promiscuidade e interesses pouco transparentes entre clubes, claques, dirigentes, empresas suspeitas e com a própria Liga a fechar os olhos a todas as manobras do Porto.
      Esta venda muito suspeita de toda a Bilheteira do Boavista x Porto, levanta graves suspeitas, pois face aos Regulamentos, o Boavista apenas teria ceder/vender diretamente ao Porto os 1500 lugares obrigatórios.
      Utilizando este estratagema perigoso do Intermediário – Fan Addict, o Boavista, vendeu:
      Os 1500 bilhetes a 12 euros. Mais, 10.000 bilhetes a 15 euros que
      estão fora do estipulado nos regulamentos.

      E assim fica explicado porque o substituto do Guarda Abel, o Macaco Madureira, tenha anunciado nas Redes Sociais – “uma invasão do Bessa com 10 mil portistas”, tendo apresentado na sua página do Facebook, imagens de maços de bilhetes a 15 euros.
      Nem é necessária nenhuma investigação para perceber como teve o Macaco Madureira acesso a tantos maços de bilhetes.
      São muitas as ligações perigosas à volta do FC Porto, Pinto da Costa, Antero Henriques e o Macaco Madureira!

      Esta teia de ligações suspeitas entre gente que vive a contas com a Justiça e que está envolvida em todos os casos de associação criminosa nos últimos anos na zona norte do nosso país.
      Este caso levanta ainda mais suspeitas, porque nunca nenhum jogo no Bessa com o Porto teve bilhetes tão baratos, sendo inclusive mais baratos que no jogo, Porto x Nacional.
      Como é que o Boavista que ainda recentemente foi condenado por corrupção e práticas ilícitas, volta a entrar em situações pouco claras?
      Vamos ficar à espera para saber quais foram todas as contrapartidas que o Boavista recebeu para ceder a uma Empresa Intermediária a Bilhética deste jogo contra o Porto.
      É urgente saber o que as entidades oficiais, a Liga mais concretamente, irão fazer para esclarecer como é possível a um clube, o Porto, através de estratagemas ilegais, passou a ter mais 10 mil bilhetes do que os previstos nos regulamentos.
      Igualmente tem que ser esclarecido,
      A que se deve este tratamento de favor do Boavista.
      Como é que a Fan Addict que através de Antero Henriques tem contratos com a
      Liga, viola os Regulamentos da própria Liga, tem relações promiscuas com os
      Superdragões e tem acesso a bilhetes a preço de saldo?
      Quais os verdadeiros contornos das ligações entre a Fan Addict, o Porto, os Superdragões e a
      Liga?
      Um facto é evidente, a Fan Addict tem uma ligação muito intima ao Porto de Pinto da Costa e com a Liga de Proença/Antero.
      Perguntas finais – A que preços serão vendidos os bilhetes para o jogo com o Benfica?
      E a quem serão vendidos?
      Com estas ligações perigosas entre a Fan Adicct e os Superdragões, quem nos garante que não vão haver INFILTRADOS entre os adeptos do Benfica?

      Eliminar
  13. Que mal tem as cartilhas? NENHUM!
    O mal está na lavagem cerebral, na manipulação, não invenção, não falta de independência intelectual, na total e berrante falta de coerência!
    A gente percebe que eles são quase todos gravemente limitados e precisam de ajuda.

    SOIS UM CLUBE PIDESCO!!! Com uma estratégica como qualquer regime extremista!

    Um deles é este moço, um autêntico camião do lixo, que veio para aqui descarregar palha aos montes, que abuso.
    É um facto que não faltam burros por ai, no mínimo 6M.
    Mas tem calma moço ninguém consegue comer tanta palha!
    Mas Comei bestas!

    ResponderEliminar
  14. Que xoninhas... nem os dois juntos fazem frente ao Glorioso!!

    Ides sofrer como cães...

    ResponderEliminar
  15. Adoro ler histórias da carochinha publicadas no Camarote Leonino, esse blog onde escreveu durante anos o recente looser das eleições no Sporting e totalmente desprezado pela esmagadora maioria dos Sportinguistas.
    É como escrever sobre o Vaticano num blog jihadista.
    Será que este "carteiro" carneiro não é o rei do feno?
    tentar desviar atenções torna-se um exercicio penoso (e que dá pena) para estas galinhas. E um motivo de gargalhada para quem não frequenta as aulas de carneirismo no curral do seixal.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...