20 abril 2017

Benfica luta por (caro) 'prodígio' argentino; Sporting acredita que queixa foi "orquestrada" pelo...Benfica; Avançado confirma sondagens do Sporting. Concorrência adia reunião de empresário com os leões

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol instaurou ontem um processo disciplinar ao Sporting, devido à alegada inclusão irregular de André Geraldes e Ryan Gauld na equipa B, após participações de Leixões e Freamunde, ação que a SAD liderada por Bruno de Carvalho, escreve O Jogo, entende ter sido “orquestrada” pelo rival Benfica... para “rebentar” em semana de dérbi. Aliás, ao fim da noite, Bruno recorreu à ironia na rede social Facebook sobre o caso: “Ó ‘faxavor’, sai um processo para a mesa do canto!” De acordo com o comunicado do CD, o processo será hoje enviado para a Comissão de Instrutores da Liga.
Em causa está uma alegada violação do disposto no artigo 78.º, n.º 4 do regulamento de competições da Liga, no qual são delimitados em que casos um jogador cedido pode voltar a ser inscrito e representar, na mesma temporada, o clube cedente, isto em caso de cessação do contrato de empréstimo. Leixões e Freamunde efetuaram as referidas participações por entenderem que a reintegração dos atletas em causa por parte do Sporting, na janela de transferências de janeiro, não foi realizada nos termos legais, ou seja, por caducidade, incumprimento de contrato pelo clube ao que o atleta é cedido ou por mútuo acordo das partes. Alegam os referidos emblemas que a saída de André Geraldes e Ryan Gauld do Vitória de Setúbal – atletas que viram inviabilizada nova cedência ao Chaves precisamente devido a questões legais – foi concretizada deforma unilateral, não tendo o emblema sadino consentido a mesma. Para tal, teria de o expressar através de uma notificação da resolução do contrato de cedência, comum a cópia da comunicação resolutiva ao clube cessionário e ao jogador cedido. Caberá agora à Comissão de Instrutores da Liga averiguara irregularidade ou não, propondo o arquivamento ou castigo. Caso tal aconteça, segundo o artigo 78.º, n.º 1 alínea a), a formação secundária do Sporting será punida com a perda dos jogos em causa e a subtração entre dois a cinco pontos na classificação, além de uma multa pecuniária. Refira-se que o facto de Ryan Gauld ter sido colocado na ficha de jogo da equipa principal frente ao Vitória de Setúbal, sem ter jogado, não tem qualquer implicação legal para o Sporting.
Ora, o entendimento dos dirigentes leoninos, escreve O Jogo, é o de que este processo movido por Leixões e Freamunde é suscitado pela influência do Benfica, que, recorde-se, suscitou a possibilidade de uma participação do emblema da Luz em janeiro. Advogam os leões que a decisão da SAD leixonense não colheu unanimidade do Conselho de Administração liderado por Paulo Lopo, que acabou por seguir o aconselhamento do departamento jurídico e avançou com a participação. Porém, de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, a SAD do histórico de Matosinhos considera esse fundamento falso. Os responsáveis leixonenses entendem como vitais os três pontos perdidos no confronto com o Sporting B no dia 19 de março para escapar à despromoção. Tal posição é partilhada pelo Freamunde, que sustenta ter feito a participação sem conhecer outras queixas de clubes competidores. O Benfica, através de fonte oficial, negou qualquer ligação às participações dos dois clubes da II Liga, considerando a acusação “sem qualquer fundamento”. Certo é que o administrador da SAD Carlos Vieira e o presidente Bruno de Carvalho foram anteontem informados, em Lisboa, sobre os motivos da participação por um destacado elemento da estrutura acionista do Leixões.

Leões têm parecer da Liga que valida utilização. Às queixas do Leixões e do Freamunde, o Sporting, contrapõe um parecer da diretora executiva da Liga, subscrito em janeiro por um consultor jurídico da mesma entidade, segundo o qual André Geraldes e Ryan Gauld, após a cessação do contrato de empréstimo ao Vitória de Setúbal, por iniciativa dos lisboetas, podia jogar pelos leões e por mais nenhum clube até ao fim da época. Perante isto, João Diogo Manteigas entende que é a Liga que fica em xeque. “O problema é que não aproveitou a oportunidade que teve em janeiro para resolver a situação, e o V. Setúbal também não o fez. O Sporting não tinha interesse, o V. Setúbal deixou andar e não houve participação. A Liga não tinha nenhum pedido e não fez nada. Não é obrigada, mas devia ter feito. Deixou-se andar à boa maneira portuguesa, mas, na altura própria, devia ter averiguado o processo”, critica o especialista em direito desportivo.

Sonho caro do Benfica. Ezequiel Barco, médio-ofensivo de 18 anos que representa o Independiente, interessa ao Benfica, segundo as informações recolhidas pelo jornal Record, mas, por esta altura, os responsáveis encarnados ainda estudam a possibilidade de avançar com uma proposta formal pelo talentoso jogador, considerado como uma das maiores promessas da formação de Avellaneda. Aliás, há quem compare o atacante com Kun Agüero, outro futebolista saído das escolas do Independiente.
Contactado pelo jornal, o empresário do jogador, Daniel Quinteros, recorda que “há pouco tempo, um grupo investidor tentou comprar Barco com a ideia de colocá-lo no Benfica, mas a oferta foi baixa e as coisas não avançaram.” E agora, vinca Quinteros, o preço também dificulta a vida aos encarnados. “O meu telefone nunca pára de tocar, mas por menos de 10 milhões de euros o Independiente não se senta à mesa com ninguém”, revela. 
O diretor-geral do clube argentino nega um processo negocial. “Não temos falado com ninguém sobre o jogador. Por esta altura não existe nada em concreto”, disse Hector Maldonado. Desde há alguns meses, Barco tem vindo a ser observado pelos encarnados, sendo que os relatórios têm deixado boas impressões. Iniciados os primeiros contactos exploratórios, resta agora ao clube da Luz decidir se entra na corrida. No entanto, os responsáveis do Independiente acreditam que o internacional sub-20 argentino ainda poderá valorizar-se mais. Os próximos dias serão decisivos para as intenções das águias, uma vez que se trata de um jogador já cobiçado por outros emblemas europeus. O AC Milan, por exemplo, foi informado de que o preço é de 20 milhões de euros. A observação a Barco é parte da estratégia da SAD encarnada, que se mantém sempre atenta a jovens promissores que, futuramente, possam render elevados encaixes financeiros. 

"Sporting? É um grande de Portugal". Jonathan Cafú não esconde que está ocorrente do interesse do Sporting na sua contratação. O avançado brasileiro do Ludogorets Razgrad revela-se interessado em sair do clube búlgaro e olha para o clube leonino como uma boa opção.
"Recebi sondagens do Sporting, sim. O meu empresário, Luís Augusto Carvalho, é quem está a tratar disso. Tenho contrato com o Ludogorets, mas não descarto a hipótese de ir para o Sporting. É uma equipa que disputa a Champions e está num campeonato melhor e mais visível do que o búlgaro", começou por dizer, em declarações ao jornal Record, na edição desta quinta-feira, antes de prosseguir.
"É um grande de Portugal. Não descarto a possibilidade. Fico feliz por estar referenciado e por ver o meu trabalho reconhecido. Se for para o Sporting, irei muito feliz e espero demonstrar bom futebol", explicou.
O avançado brasileiro tem despertado o interesse de vários clubes europeus como a Lazio. O Sporting terá assim de enfrentar a concorrência e... o preço estipulado pelo Ludogorets. Os responsáveis do clube búlgaro parecem não estar dispostos a libertar o jogador de 25 anos por menos de 8 milhões de euros.
Já o jornal O Jogo avança que a reunião que devia ter lugar nesta semana entre o representante Luís Augusto Carvalho e a SAD foi adiada para a próxima, por intromissão do Brighton, que também pretende o brasileiro naturalizado búlgaro (condição importante para obter a licença de trabalho em Inglaterra).
O Sporting não corre sozinho. Cafú, avaliado em 8 M€ pelo campeão da Bulgária, além do citado emblema inglês que acaba de garantir a subida à Premier League, também é seguido por Lázio, um emblema espanhol e outro russo. Com 25 anos, passou por São Paulo e Ponte Preta, entre outros, e nesta temporada já soma 14 golos (quatro deles na Champions).

5 comentários:

  1. Nós só queremos que se investigue o polvo.
    Que haja coragem!
    A vergonha do futebol tem de ser combatida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só depois do PdC morrer, penso eu de que.

      Eliminar
  2. Para quê este jogador da Bulgária? O bruno carvalho que diga quem ganhou com esta questão dos jogadores tirados ao Setúbal
    .

    ResponderEliminar
  3. O Barco será melhor que o João Carvalho? Ou será queo Jorge Mendes já está a afiar os dentes?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...