13 março 2017

Sporting tenta desviar alvo do Benfica; Soares revolucionou ataque do FC Porto. Dragões passaram de uma média de 1,9 golos por jogo para 3,3 desde que o brasileiro chegou

Soares mudou tudo no ataque do FC Porto. Desde que o brasileiro chegou, a equipa aumentou exponencialmente o número de golos que marca por jogo – neste momento, só o Barcelona tem uma média superior –, tem uma percentagem de acerto nas balizas contrárias muito maior e está a aproveitar melhor as inúmeras ocasiões flagrantes que cria. Ainda que, neste caso particular, o jogo de Arouca não seja o melhor exemplo. Soares até bisou – terceira vez que o fez em seis jogos pelos dragões –, mas perdeu três golos nos lances em que surgiu isolado; num acertou no poste, noutro escorregou antes de finalizar e no último atirou a rasar o poste.
Desde que Soares trocou o V. Guimarães pelo FC Porto, a equipa portista fez 20 golos em seis jornadas, passando de uma média de 1,9 golos por ronda, antes da sua contratação, para 3,3 golos. Com isto, o FC Porto chegou aos 57 golos e conseguiu, inclusive, tornar-se dono do ataque mais concretizador do campeonato.
E o mais interessante é que a multiplicação de golos acontece com uma diminuição do número de remates. Estranho? Não. A diferença está, pois claro, na eficácia. Ou, dito de outra forma, na pontaria: em vez de se fartar de rematar para fora, o FC Porto passou a acertar muito mais nas balizas. Deixou de ser a equipa mais esbanjadora para passar a ser uma máquina de triturar que faz golos em catadupa. Em Arouca, por exemplo, dos 11 remates que fez oito foram na direção certa – metade deu golo. A tabela que aqui publicamos ajuda a perceber melhor o que mudou após a chegada de Soares. O FC Porto rematava, em média, 17,2 vezes por partida, para fazer 1,9 golos. Agora tem uma média de 14,7 tentativas para 3,3 golos. Sem surpresa, a percentagem de remates enquadrados passou de 36% para 50%.
Mas há mais. Com a chegada de Soares e a subida de forma de Brahimi, Óliver e André André – sobretudo estes, porque atuam nas zonas mais ofensivas –, o FC Porto passou a criar mais ocasiões de golo. Há um verdadeiro milagre da multiplicação no ataque portista que ajuda a justificar a incrível série de nove jogos seguidos a ganhar. Seis deles com muita responsabilidade de Soares.

Sporting tenta desvio. Depois do jornal O Jogo garantir que Alex, lateral-direito dos juniores do Vitória de Guimarães, assinou pelo Benfica por 5 épocas, o jornal A Bola escreve que o acordo ainda não está assinado e que existe um novo interessado: o Sporting.
Mesmo com as avançadas negociações do jogador com o emblema encarnado, os leões não pretendem desistir da sua contratação, escreve o diário.
Contudo, as boas relações entre os minhotos e o Benfica – tendo as águias cedido Guillermo Celis aos vimaranenses – deverão facilitar a transferência de Alex para a Luz.

1 comentário:

  1. Mais uma 'não notícia' para dar alguma atenção aos s@pos do Sportivo da Charneca do Lumiar ... !!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...