10 março 2017

Fim da linha para Arsène Wenger?

Época 1996/1997. Foi nesta temporada que um jovem treinador francês, de seu nome Arsène Wenger, chegou ao velhinho Highbury Park (hoje Emirates Stadium) para levar um grande clube, como é o Arsenal, de volta aos grandes títulos do futebol inglês. E ao longo de 21 épocas no comando técnico dos Gunners, Arsène Wenger deu ao museu do Arsenal, nada mais nada menos, 15 títulos, onde se destacam, obviamente, 3 Premier League, 6 FA Cup e 6 Community Shields. Mas com o passar dos anos a imagem de Arsène Wenger, como treinador do Arsenal, tem se desgastado fortemente devido ás épocas paupérrimas que o clube londrino tem vindo a fazer, todos os anos, tanto nas competições domésticas como nas competições europeias (onde cai sempre nos oitavos-de-final, com exceção do ano de 2005 onde chegou à final frente ao Barcelona). Será que este insucesso, que tem rondado o Arsenal, é algum prenúncio de que Arsène Wenger chegou ao fim da linha como treinador principal do clube londrino? Arsène Wenger deveria pensar seriamente em sair do Arsenal para que a sua imagem não seja ainda mais desgastada e que possa ser lembrado com um grande treinador, ao invés de ser lembrado com um treinador fraco e que nunca mais levou o Arsenal ao título de campeão inglês... desde a época de 2003/2004. Mas o azar que Wenger tem no Arsenal não se deve, apenas, às exibições paupérrimas da equipa, visto que todos os anos a equipa londrina sofre baixas de peso, seja ao nível das lesões ou ao nível do mercado. Se a situação das lesões é normal em qualquer equipa, a situação das baixas no mercado de transferências nem deveria ser problema, porque o Arsenal deveria ter mais critério sempre que for contratar algum jogador para a sua equipa principal e tentar segurar alguns dos melhores jogadores como tem feito com Mesut Özil ou Olivier Giroud, por exemplo. Voltando ao assunto sobre a continuidade de Arsène Wenger, se esta for a última temporada do treinador gaulês no comando técnico do Arsenal, os dirigentes dos Gunners deveriam começar já a pensar na sua sucessão para que o Arsenal volte a ser um clube ganhador e com uma grande cultura de vitória. Mais em baixo irei falar de cinco treinadores que poderiam ser o sucessor de Arsène Wenger no banco do Emirates Stadium e qualquer um desses nomes poderia elevar ainda mais alto o nome do clube londrino nos próximos tempos.

Leonardo Jardim: A fazer um excelente trabalho no AS Mónaco (clube onde Wenger também esteve), o técnico madeirense seria a escolha perfeita para suceder ao treinador francês e ainda por cima, tal como Arsène Wenger, Leonardo Jardim também é um treinador que sabe apostar em jovens promessas e sabe extrair-lhes o máximo rendimento em prol da sua equipa como fez, por exemplo, com Bernardo Silva ou Mbappé.

Massimiliano Allegri: O atual treinador da Juventus é apontado, pelos órgãos de comunicação social, como o sucessor de Arsène Wenger e penso que também seria uma escolha certa, porque o treinador italiano tem feito bons trabalhos por onde tem passado (AC Milan e Juventus, por exemplo) e as suas equipas são pragmáticas que têm que atacar e são muito sólidas no processo defensivo. Um grande nome a ter em conta.

Ronald Koeman: Depois de um excelente trabalho no Southampton, o técnico holandês está a realizar um trabalho meritório no comando técnico do Everton e também o ex-treinador do Benfica seria o sucessor ideal para o lugar do técnico gaulês. Koeman é um treinador que sabe pôr as suas equipas a jogar um futebol bonito e que faz bons trabalhos com pouco investimento, como se viu no Southampton e agora nos Toffees. E tem a vantagem de estar já adaptado ao exigente futebol inglês.

Jorge Jesus: O atual treinador do Sporting CP, parecendo que não, também seria uma escolha interessante visto que o atual "timoneiro" do clube verde e branco sabe colocar as suas equipas a jogar um futebol atrativo e sabe potenciar jogadores como poucos treinadores o fazem. Penso até que o estilo de jogo de Jorge Jesus iria favorecer o Arsenal, se JJ fosse o eleito para suceder a Arsène Wenger.

Eddie Howe: O técnico inglês está a fazer um bom trabalho no Bournemouth, onde está prestes a garantir a manutenção deste modesto clube inglês na Premier League. Eddie Howe, com poucos recursos, sabe pôr o Bournemouth a praticar um futebol bonito e penso que seria uma boa opção para suceder ao técnico Arsène Wenger no comando técnico do Arsenal.

1 comentário:

  1. Não entendo como o JJ seria boa escolha, entao ele não era o homem que nao sabe lançar jovens jogadores como é dito pelos Arcanjos Gabrieis?

    Falta claramente na lista o Rui Vitoria que converte um trolha qualquer num negocio de milhoes em menos de 9 meses. E com pouquissimas capas de jornal :D

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...