28 fevereiro 2017

Reforço do Benfica pode não jogar mais esta época; Jorge Jesus entrou na história do Sporting; Melhor que Soares? Só há 17 anos

Jorge Jesus entrou na história do Sporting, no sábado, após o jogo na Amoreira diante do Estoril. É que o triunfo ali alcançado, por 2-0, foi o 40.º como treinador dos leões na Liga, uma marca alcançada apenas por outros oito técnicos em 83 edições do campeonato nacional.
O único a atingir este patamar neste século tinha sido Paulo Bento, no início da época 2007-08, a terceira no comando dos leões. O agora técnico do Olympiacos precisou, no entanto, de 60 jogos para completar as quatro dezenas de triunfos, algo que Jorge Jesus conseguiu em 55 partidas da Liga, pouco mais de uma temporada e meia.
Ainda assim, houve três treinadores do Sporting que precisaram de menos jogos para atingir os 40 triunfos. Fernando Vaz e Randolph Galloway apenas precisaram de 52 jogos, tendo-o o treinador português conseguido no final da época 1969-70, na qual conquistou o único título de campeão nacional pelos leões. Já o técnico inglês, que conquistou o título nas três temporadas em que esteve ao serviço do clube de Alvalade, chegou aos 40 jogos ganhos no final da segunda época, em 1951-52. É bom lembrar que o campeonato tinha menos jornadas...
Quem ficou muito perto do recorde de Vaz e Galloway foi Cândido de Oliveira, que esteve três épocas no comando do Sporting, tendo na terceira época chegado aos 40 triunfos após 53 jogos e, ao mesmo tempo, conquistado o seu segundo título de campeão nacional pelos leões.
Jorge Jesus ainda não conseguiu vencer o campeonato pelo Sporting - esteve perto na época passada e agora encontra-se numa situação difícil para o conseguir -, mas é verdade que precisou de 55 jogos para chegar à vitória 40, algo que treinadores titulados como Juca e Joseph Szabo (bicampeão) só conseguiram mais tarde: após 57 partidas o português e depois de 65 o técnico húngaro.
É ainda certo que muitos outros treinadores campeões não precisaram de ganhar tantos jogos para serem campeões. São os casos, por exemplo, de Laszlo Bölöni (39 vitórias pelo Sporting no campeonato), Mário Lino (32), Augusto Inácio (29), Robert Kelly (22), Otto Glória (21) e Malcolm Allison (19).
Em termos absolutos, Jorge Jesus é neste momento o nono treinador com mais triunfos ao serviço do Sporting em jogos de campeonato, podendo ainda nesta época subir um lugar, pois está a três vitórias de igualar Manuel José, que esteve 77 jogos à frente dos leões.
O húngaro Joseph Szabo foi, no entanto, o treinador que mais tempo comandou os leões (154 jogos) e mais partidas ganhou: foram 118 vitórias, que o colocam como o único que ultrapassou a centena... Paulo Bento venceu 77 desafios e é o segundo colocado do ranking.

Futuro complicado. Minuto 78 no jogo de sábado entre Hertha Berlim e Eintracht Frankfurt. Na sequência de um canto, Seferovic, reforço do Benfica para as próximas cinco temporadas, agrediu com uma cotovelada Niklas Stark, defesa do Hertha, atitude que lhe valeu o vermelho direto, deixando a sua equipa com dez jogadores. A turma germânica, que perdia por 1-0 e procurava o empate, acabou mesmo por sofrer o segundo golo e no final, Niko Kovac, técnico do Eintracht, não poupou o avançado, que além do castigo da Bundesliga arrisca agora multa e sanção pesada por parte do Eintracht, pelo qual tinha até ao momento a sua única expulsão na carreira, também com vermelho direto, em 2014/15.
“Foi uma grande estupidez. O jogador vai ser castigado e multado, isso é certo. Mas por outro lado o que hei de fazer, mandá-lo de férias?”, atirou Kovac, ele que terá agora o poder de decisão sobre qual a punição a aplicar pelo clube ao internacional suíço. “Temos um regulamento interno que prevê multas por cada cartão amarelo e por cada vermelho. Mas esta situação é diferente. O treinador agora vai analisar a situação e ele é que decidirá qual a gravidade da consequência desta expulsão. Está nas mãos dele”, revelou ao jornal O Jogo Ben Manga, chefe do departamento de scouting do Eintracht, que prevê, para já, “dois a três jogos” de ausência para o avançado. “É o castigo normal da Bundesliga para este tipo de situações”, explicou, confessando a sua surpresa: “É um bom miúdo, não cria problemas. Esta atitude foi algo surpreendente.”
Quem também não esperava a agressão de Seferovic era o técnico Niko Kovac. “Não consigo compreender. Não percebo como é que alguém, naquela situação, bate em alguém sem sentido nenhum. Não sei o que aconteceu antes, talvez tenham trocado palavras menos simpáticas, mas isso não justifica aquilo, independentemente deter sido com mais ou menos força”, disparou, deixando clara a sua fúria :“Espero que os meus jogadores se comportem em situações como aquela, mas pelos vistos fazem ouvidos moucos. Assim não dá .”

Soares fez o quinto golo em outros tantos jogos pelo FC Porto. O avançado brasileiro só ficou em branco contra a Juventus, o que significa que marcou nos quatros jogos de I Liga que disputou. Para encontrar um reforço com uma entrada tão forte é preciso recuar até 2000: Pena, que fez seis golos nos primeiros quatro jogos de campeonato. 
Marcar no Bessa não é novidade para o brasileiro, pois já o tinha feito esta época pelo V. Guimarães, na Taça de Portugal, na conversão de um penálti. Para Soares este foi o 12.º golo na Liga, o que o deixou a um de André Silva (13).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...