14 fevereiro 2017

FC Porto com a defesa mais segura da Europa e...do século; Ainda não assinou pelo V. Guimarães e...já pensa em sair

Óscar Estupiñán, ponta de lança do Once Caldas, da Colômbia, apontado como reforço do Vitória para a próxima temporada, quer fazer do campeonato português um trampolim para uma liga mais competitiva. O jogador, de 20 anos, deverá acertar em breve o contrato com o Vitória, continuando a representar o Once Caldas até junho.
Anteontem, Estupiñán falou pela primeira vez da provável mudança para Guimarães ao portal “Casa Blanca OC”, especializado em notícias do Once Caldas. “Por agora, apenas existe um acordo verbal [com o Vitória], mas a negociação está muito adiantada. A transferência seria por empréstimo de um ano, com opção de compra [do Vitória], a começar a partir de junho. Nesse sentido, ficaria mais três ou quatro meses no Once”, confirmou o ponta de lança, com grandes expectativas em relação ao Vitória. “Quero ganhar um lugar no onze e não ficar muito tempo, de maneira a dar um salto para uma equipa melhor”, referiu Óscar Estupiñán. O ponta de lança congratulou-se ainda por poder encontrar o compatriota Celis no Vitória, mas esse cenário não deverá acontecer, dado que o médio tem o regresso ao Benfica marcado para a próxima época.
De acordo com notícias da Imprensa colombiana, Estupiñán despertou o interesse de alguns clubes europeus, destacando-se o Barcelona e a Udinese. Pelo menos, a avaliar por uma notícia do jornal catalão “Sport”, datada de outubro de 2016, o ponta de lança era um dos jogadores sul-americanos seguidos pelo Barcelona. Nesse artigo era destacada a capacidade física de Estupiñán, bem como o bom jogo de cabeça de um jogador com 1,82 metros. O colombiano tem, até ao momento, 42 jogos e 14 golos marcados no Once Caldas. 

Defesa segura. A qualidade do processo defensivo é uma marca que Nuno Espírito Santo definiu para o FC Porto 2016/17 logo nos primeiros dias de trabalho e, eventualmente, o seu principal cunho numa equipa que mudou bastante, já passou por altos e baixos, por fases de produtividade elevada e por uma série de cinco jogos sem marcar, mas nunca deixou de defender bem. Casillas tem os segundos melhores números de uma carreira que conta 17 anos como profissional. E 11 golos sofridos em 21 jogos são, efetivamente, um registo louvável. Basta olhar para os principais campeonatos europeus. Em Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França nenhum clube tem uma média tão boa como a portista: 0,52 golos sofridos por jogo na Liga. Curiosamente, a segunda melhor também nacional: o Benfica sofreu 12 golos nos mesmos 21 jogos e tem uma média de 0,57. Por falar em coincidências, fica aqui mais uma, como que a lançar a eliminatória de Liga dos Campeões que se começa a jogar na próxima semana: a Juventus vem em quarto lugar da lista europeia com 0,67 golos sofridos por jogo na Serie A. 
Se alargarmos a conta a todas as competições, os números defensivos do FC Porto ainda são melhores: 17 golos sofridos em 34 jogos, à exata média de um golo encaixado a cada dois jogos que passam. Na história do clube, é preciso recuar 22 anos para encontrar uma média melhor. Em 1994/95, quando Casillas ainda era uma criança e Bobby Robson projetava uma equipa que fez furor no campeonato precisamente pelas características ofensivas, Vítor Baía sofreu 0,44 golos por jogo. Mas houve melhor, em 1979/80. Nessa época, a primeira de Zé Beto no plantel, mas com a baliza ainda entregue a Fonseca, o FC Porto sofreu apenas 15 golos em 42 jogos oficiais. Contudo, nem assim José Maria Pedroto conseguiu revalidar o título nacional que conquistara na época anterior, após 19 anos de jejum.
É, pois, numa linha de grandes treinadores da história portista que Nuno se situa no patamar defensivo. Robson e Pedroto conseguiram títulos para a imortalidade e é desses que o atual treinador ainda anda à procura. Restam-lhe o campeonato e a Liga dos Campeões, mas é na prova interna que recai o maior foco, porque os dragões não são campeões há três anos e esse é um jejum que, desde o tal de 19 anos, só uma vez (entre 2000 e 2002) aconteceu. Além disso, a Champions parece talhada para equipas de outros países, ainda que todas tenham, aparentemente, defesas menos eficazes. De amanhã a uma semana é o primeiro teste, contra a Juventus.

14 comentários:

  1. O homem do garrafão deve estar prestes a aparecer. Qual será o discurso do urso desta vez? Fácil, bla bla bla, apinto, bla bla bla, roubo, bla bla bla, vergonha. Com este discurso, o homem do garrafão rebola e recebe uma palmadinha na nuca do chefe do circo, o jagunço orelhas que rouba camiões e trafica pó dentro de pneus recauchutados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o benfica a inovar com novos empregos da era moderna.
      Pena que a figura do "aldrabão lampionico da blogosfera" é paga a vouchers, não ajuda a economia e 200 euros por post nem dá pra subornar ninguem...

      Eliminar
  2. Os corruptos estão cada vez mais parecidos com os lagartos. Mais um troféu para o museu Kelvin. A defesa menos batida em fevereiro. Uau!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corruptos estás a referir os ENCORNADOS,, porta 18, tráfico de pneus etc etc etc.
      Vocês são os anjos deste país.
      Onde para as escutas do orelhas a pedir favores ...
      Além de CORRUPTOS são CALOTEIROS. Os segundos maiores CALOTEIROS da Europa.

      Eliminar
    2. VOUCHERS diz-te alguma coisa. ENCORNADO.

      Eliminar
    3. O Carnide futebol clube,keres mesmo FALAR em troféus?!! Estaria a mentir,mas poderia dizer,kem me dera que viesses o teu clube,num sofá,com um plasma à frente,a ser campeão europeu! Mas não kero;)

      Eliminar
  3. Os ENCORNADOS estão melhores

    ResponderEliminar
  4. Gostava de saber porque e que nenhum canal de televisao faz um programa, um forum por exemplo, ou ainda melhor um pros e contras, dedicado aos maiores devedores a banca. Seria interessante saber o que diriam os berardos os filipes vieiras etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria um programa sobre os melhores clientes dos bancos, aqueles que pagam juros. Os lagartos ficariam mal vistos, como caloteiros e incumpridores, já que não pagam juros sobre as dividas gigantescas que têm.
      Os Berardos e os Vieiras pagam juros, são os excelentes clientes da banca, aqueles que suportam a banca portuguesa. Sem clientes desses iam à falência.

      Eliminar
  5. Erros de arbitros grooseiros a favor do frutas e corrupçao e a roubar o Benfica conseguiram já colocar esta equipa a apenas 1 ponto é uma vergonha este futebol português.agora até já são elogiados

    ResponderEliminar
  6. Frutas e corrupção na mesma frase que benfica sabe a pouco!
    Juntalhe CALABOTE, TUNEL, Porta 18 vouchers, Estorilgate... SOIS UM NOJO!

    ResponderEliminar
  7. E junta-lhe o LINK das escutas do Vieira,a combinar árbitros para os jogos do Benfica,com o Valentim loureiro;) qualquer problema, é só pedir ajuda aos dois PJs que estão na lista de amigos do Vieira;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes comentários são do melhor. Só se trocam acusações e fala em tudo menos em futebol. Enfim...

      Eliminar
  8. Boas,

    Já está disponível a sondagem sobre o melhor ponta-de-lança da Primeira Liga e já é possível ir votar nessa sondagem. Também já está disponível a segunda ronda do concurso "Super Totobola" em https://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...