10 fevereiro 2017

Aposta na formação...não dá títulos. O Sporting é o único clube português que entra no top 100. Na Europa só uma equipa está na liderança

O CIES-Observatório do Futebol analisou o aproveitamento da formação feito pelos clubes das 31 ligas europeias – na primeira metade da temporada em curso e considerando os atletas que fizeram três épocas seguidas nos seus clubes dos 15 aos 21 anos –,e a conclusão é que uma aposta forte na prata da casa no onze titular raramente permite discutir o título de campeão nacional.
Um dado estatístico a ter em consideração pelo Sporting, curiosamente o único emblema luso que entra no top 100 deste estudo, pois acaba de aproveitar a janela de mercado de janeiro para reforçar essa aposta alargando o número de formandos na equipa principal de oito para onze elementos – foram adicionados ao grupo Francisco Geraldes, Podence e João Palhinha, e Matheus Pereira passou a trabalhar mais fixo, abandonando em definitivo os bês.
“Jogámos com muitos jovens, seis da formação no onze – e dez nos 18 convocados –, e isso paga-se um pouco caro, mas temos de dar um passo atrás para darmos dois à frente”, disse Jorge Jesus logo após a derrota no clássico, em mais uma declaração polémica do técnico leonino, já que antes tinha acabado de apontar o dedo a João Palhinha, um dos miúdos da Academia que jogou de início no Dragão. 
Analisando as palavras do técnico, passar a jogar com mais talento ainda em crescimento dificulta o título, mas tem a vantagem de permitir uma evolução mais rápida dos tais talentos, de forma a que brevemente sejam já jogadores feitos como Rui Patrício, Beto, William Carvalho ou Adrien, quarteto que se encontra noutro patamar em relação a Rúben Semedo, Esgaio e Gelson Martins (este dá que falar, mas ainda tem margem de progressão ).
Ora o Sporting ocupa a 26.ª posição dos clubes que têm maior taxa de utilização da prata da casa, na Liga: 43,2%, curiosamente acima de um dos emblemas que mais resultados tem conseguido graças aos jogadores da sua base, o Barcelona (50.º com 34%). Do topo da tabela apenas o Viitorul Constanta (Roménia) lidera de forma isolada a respetiva liga, enquanto o Honved (Hungria) ocupa o segundo lugar, mas em igualdade pontual como líder Videoton (1.º). O nível competitivo dos campeonatos romeno e húngaro, porém, também tem de ser levado em linha de conta.
Jesus já deu a Liga como perdida, não acreditando na recuperação com os miúdos da casa: “Com este resultado, o FC Porto está na disputa do primeiro lugar e, como é óbvio, tirou-nos dessa disputa.”

8 comentários:

  1. Boas,

    Votem na sondagem sobre o melhor extremo-esquerdo da Primeira Liga em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
  2. para bem do Pais, este estudo só devia ser feito no ano de 2570 que será o ano em que a seleção nacional terá pelo menos uma vértebra ou duas da espinha dorsal com jogadores formados no clube dos vouchers.

    espero que o arbitro de hoje não veja esta noticia, o Manuel mota pode ficar picado e em vez do penalti da praxe dá mais um ou dois para o seu benfiquinha ganhar...

    hoje com o Arouca nem arbitro era preciso, nao acredito que o Sr Pinho Senior vá sequer dar luta a um clube que tem como Presidente um senhor do futebol, opa roubou uns camioes com cocaína e entao? quem nunca roubou um chocolatinho num supermercado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ha problema, o Mota do talho ja veio dizer que está pronto pra festejar o 36º!

      O descaramento desta malta já é tanto que no Facebook juntam-se a grupos de anti-SCP e grupos de galináceos delirantes lampionicos.

      Isto sim, sao juízes imparciais e honestos... no final já têm a reforma garantida no clube que andaram a beneficiar durante a vida toda, provavelmente com a FPF a dar o ok e a ajudar nos custos.

      Eliminar
    2. Festejar o 36º. contando os que lhes foi dado pelo MERDAIL, porque ganhos em campo são 32 e alguns destes também ganhos com vouchers.

      Eliminar
    3. Os bloificas lampióides tiveram que usar a mala cheia de dinheiro e vouchers para evitar que na época passada a sua equipa B não descesse de divisão.

      Veja-se aqui o que foi dito:

      https://www.youtube.com/watch?v=O5m6Bedujkw

      Eliminar
  3. Portanto, uma noticia que salienta a capacidade do SCP de JJ em por a jogar os talentos da sua academia é posto sobre uma luz avermelhada em que se conclui que não dá titulos e não compensa...

    Esquecem de propósito que o maior titulo nacional conquistado foi conseguido durante o ano passado e pela mesma formação, esquecimento de quem ainda , passado tantos meses, tem dificuldade de engolir esse facto, derramando diariamente os acidos gastricos em tudo que escrevem.

    Esquecem que os "formados" nos clubes que ganham titulos, acabam como flops internacionais ou desaparecem do radar em 1 ou 2 anos mal saiem do alcance da rede mafiosa nacional da FPF e seus arbitros amestrados.

    Cresçam e aprendam a ser serios, vergonha na cara já não é obrigatório, bastava seriedade.

    ResponderEliminar
  4. Noticia sobre o sporting e a sua formação e..os comentarios destes tristes é destilar ódio e falar no ...benfica :)!! não há pachorra....
    Arbitros e árbitros e chorões e bla bla...
    mééééééééééé´

    ResponderEliminar
  5. O xpoten é um clube especial. Pra elees não há resultados qd apostam na formação mas tb não há qd espatifam dinheiro em mancos, treinadores, malas de notas, garrafas de vinho, roupões personalizados, serviços de massagem e n sei se já disse prêmios gordinhos pro parsidente. Ele é munta bom e por isso decide pramiar-se a si próprio como recompensa do belo sarviço prastrado aos rivais.
    Oh pah...Espero que o pequeno gordo ditador nunca deixe de ser o vosso parsidente. Vocês estão um pouco como os do US. A maioria é estúpida demais para perceber o tipo de pessoa que está a governar os vossos destinos. Neste caso é numa escala infinitamente inferior. Sabem lá eles quem é o CEPOrting quanto mais o pequeno gordo com tiques de ditador manhoso.
    Força na eleição brunito, pah. Tens milhões de benfiquista a apoiar-te. Verdade!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...