03 fevereiro 2017

André Silva pode ser o melhor...do século; Benfica pior que esta época só em 10/11 com...Jorge Jesus

Se será o “melhor ponta de lança de sempre”, como o próprio já admitiu ambicionar, só daqui a uns bons anos se poderá dizer, mas André Silva pode tornar-se já nesta época como o português com mais golos marcados num campeonato no século XXI. A meta está perfeitamente ao alcance do avançado do FC Porto, que chegou ao 12.º golo na prova no encontro com o Estoril e, com isso, aproximou-se perigosamente do detentor do melhor registo: Simão Sabrosa.
O então extremo do Benfica faturou por 18 ocasiões na temporada de 2002/03, mas o portista apresenta uma média de golos por jogo ligeiramente superior (0,63 contra 0,55). Se a mantiver nas 15 jornadas que restam, não só ultrapassará a melhor marca de um ponta de lança luso desde 2000 (João Tomás), como baterá Simão por três golos (21). Mas vamos por partes.
O primeiro objetivo a que André Silva pode aspirar é o de ser o melhor marcador português do FC Porto num campeonato disputado neste século. E esse está mesmo ao virar da esquina. Só lhe faltam dois golos para superar os 13 de Hélder Postiga, apontados na Liga de 2003/03, marcada pela conquista da tripleta pelos dragões: Liga, Taça de Portugal e a extinta Taça UEFA (agora Liga Europa). Esse desempenho, de resto, permitiu ao vila-condense transferir-se para o futebol inglês (Tottenham) no final da temporada. E se os tubarões já nadam à volta do ponta de lança de Baguim do Monte nesta fase, ninguém estranhará que ataquem em força no verão se continuar a marcar com regularidade.
Bem mais difícil de alcançar para André Silva parece ser o título de melhor marcador do campeonato. Não só porque o maior concorrente (Bas Dost) já leva mais quatro golos marcados (16), como ainda tem a história como adversária. E não é só a do século XXI. Neste, nenhum atleta nascido em Portugal chegou sequer aos 20 golos. E para se encontrar o último luso a levar para casa este título, é preciso recuar até à longínqua época de 1995/96. Curiosamente, até foi arrecadado por um portista: Domingos. O leceiro faturou por 25 vezes para levar a melhor sobre... outro português, no caso, João Vieira Pinto (18 golos).
Os 12 golos de André Silva foram obtidos contra oito equipas diferentes, mas nenhuma delas se chamou Sporting ou Benfica. O internacional luso ainda procura o primeiro remate certeiro num clássico e, sábado, quando os dragões receberem os leões, têm uma hipótese soberana de se estrear. Se o fizer, o registo de Simão ficará ainda mais próximo.

Pior só em 2010/11. A derrota do Benfica no Estádio do Bonfim coloca os encarnados com o pior registo pontual desde 2010/11, isto à 19.ª jornada. Então, os comandados de Jorge Jesus tinham os mesmos 45 pontos, olhando de longe para o líder FC Porto, que registava 53 pontos. No final da temporada, os azuis e brancos sagraram-se campeões nacionais, com André Villas-Boas no comando técnico.
Contudo, os homens de Rui Vitória, comparando com a temporada transata, estão apenas um ponto abaixo dos registados à 19.ª, num campeonato em que se sagraram campeões graças a um recorde de 88 pontos. Em 2015/16, o Benfica ocupava a segunda posição, a dois pontos do então líder Sporting.

2 comentários:

  1. André Piscinas o melhor do século? Em que desporto no mergulho à piscina talvez. Ir contra o adversário é falta atacante no andebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem te dera a ti teres 1/10 do talento dele...

      Deves é ser bom no levantamento de copos.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...