19 janeiro 2017

Representante em Lisboa para 'levar' médio do Sporting; As 17 medidas de BdC para o futebol e como se propõe a manter a maioria do capital da SAD

Entre as 111 medidas de Bruno de Carvalho no seu programa eleitoral, disponibilizado esta quinta-feira, constam 15 relacionadas com a área financeira e administrativa, com especial enfoque para a proposta do atual presidente do Sporting, e candidato às eleições de 4 de março, para resgatar 40 milhões de euros em Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC's), de forma a que o clube possa manter a maioria do capital na SAD.
O objetivo passa, assim, por "potenciar, durante este mandato, as operações que permitam a capacidade de exercício das opções de compra de VMOCs até meados do mandato seguinte". De que forma? Através do "aumento consistente dos saldos das contas reserva, que permitirão a aquisição futura das VMOCs necessárias à manutenção desse controlo, sendo fundamental que essas mesmas reservas se encontrem na posse do clube."
De resto, o programa refere os já conhecidos e previstos aumentos de capitais próprios, a redução da estrutura empresarial do Grupo Sporting e a concretização de uma auditoria de gestão ao atual mandato.

AS 15 MEDIDAS NA ÁREA FINANCEIRA/ADMINISTRATIVA:

- Manutenção do investimento nas diversas modalidades. Atingido o equilíbrio financeiro no Clube, importa manter a captação de Sócios e consequentemente aumentar as receitas de quotização, que permita um maior investimento nas modalidades com o objectivo de aumentar os títulos nacionais e estrangeiros e com isso maximizar também a captação de parceiros e sponsors e as assistências nas competições desenvolvidas, principalmente as que decorrerão no novo Pavilhão João Rocha.

- Concretizar os aumentos de capitais próprios definidos no plano de reestruturação, conduzindo consequentemente à programada redução do passivo global.

- Potenciar, durante este mandato, as operações que permitam a capacidade de exercício das opções de compra de VMOCs até meados do mandato seguinte, que conduzirão à manutenção do controlo da maioria do capital da Sporting SAD. Temos como objectivo o aumento consistente dos saldos das contas reserva que permitirão a aquisição futura das VMOCs necessárias à manutenção desse controlo, sendo fundamental que essas mesmas reservas se encontrem na posse do Clube.

- Cumprimento geral das recomendações da CMVM e do Instituto Português de Corporate Governance para o governo das sociedades. De forma a continuar a garantir a transparência e as melhores práticas de gestão e Governance, procuraremos manter o elevado índice de cumprimento de todas as exigências e recomendações dos órgãos reguladores e de supervisão.

- Manutenção do rigor e transparência financeira, com a contínua apresentação e divulgação das contas consolidadas do Universo Sporting, tal como previsto na Lei, para além dos reportes trimestrais das contas da Sporting SAD e da divulgação das transacções de jogadores no Jornal Sporting e na CMVM em cada janela de mercado, e com o rigor e nível de detalhe como feito até aqui.

- Participação em grupos de trabalho criados no seio das Federações, Ligas ou Associações. Com esta participação buscaremos a criação de condições gerais de equilíbrio financeiro e a promoção do aumento das receitas globais dos Clubes, com vista à maior atractividade das competições e consequente aumento das receitas directas e indirectas.

- Jogo online. Intervenções com vista à revisão do modelo entretanto implementado e que se tem mostrado não ter o impacto financeiro desejado e justo para os Clubes que participam nas diversas competições. Análise em conjunto com a Liga de Clubes de Futebol Profissional e com as entidades respectivas no que concerne a outras modalidades.

- Elaboração e publicação periódica de relatório de sustentabilidade do Sporting Clube de Portugal.

- Reforço do plano de aumento do património do Clube e rentabilização do mesmo, a nível nacional e internacional (incluindo Núcleos e Filiais), através de apresentação de planos de desenvolvimento desportivo, social e educativo que conduzam à cedência (definitiva ou temporária) de equipamentos de diversa ordem ao Sporting Clube de Portugal.

- Reforço do plano de valorização global dos funcionários do Sporting com vista à maximização das suas potencialidades.

- Implementação de plano de valorização de colaboradores dos maiores fornecedores e stakeholders do Sporting para formação e integração dos mesmos, tendo como objectivo uma maior harmonização da relação e maximização do espírito de equipa. Designadamente ao nível dos serviços de segurança, limpeza, higiene urbana, manutenção, etc.

- Reforço da estrutura que permita o desenvolvimento integrado de projectos de mecenato social e educativo, associados ao desporto e tendo em consideração a qualificação do Sporting Clube de Portugal como instituição de utilidade pública.

- Início da entrada em funcionamento do sistema integrado de gestão financeira e de capital humano.

- Continuação da redução da estrutura empresarial do Grupo Sporting. Redução do número de entidades empresariais, designadamente das empresas sem actividade relevante, por via de liquidações ou fusões com outras do Grupo Sporting. 

- Auditoria de Gestão. Manutenção do modelo de avaliação da gestão operacional e financeira, a efectuar no final do corrente mandato, respeitante às épocas 2013/14 a 2016/17, instituindo este procedimento como boa práctica a perpetuar no final de cada mandato.

A lista de propostas para o futebol não apresenta medidas revolucionárias ou surpresas, com Bruno de Carvalho a seguir a linha habitual em Alvalade e a prometer uma aposta no futebol de formação.

As 17 medidas para o futebol:

- Manutenção do aproveitamento e Reforço do gabinete de Scouting do Sporting Clube de Portugal,

- Manutenção do modelo de prospeção nacional e internacional envolvendo as academias Sporting, Núcleos, Delegações e Filiais.

- Continuar o estabelecimento de protocolos com clubes nacionais e internacionais que permitam a captação de jovens talentos.

- Reforçar a política de atração de novos parceiros e patrocinadores.

- O Presidente do Sporting Clube de Portugal terá a liderança direta do Futebol e Academia.
- À Administração caberá a implementação das políticas estratégicas do futebol, da definição da época desportiva com o apoio do treinador da equipa principal, da coordenação do trabalho entre a formação e a equipa principal, do estabelecimento dos protocolos de cooperação com outros clubes e entidades e das contratações, sempre com o acompanhamento do treinador da equipa principal e com o apoio do departamento de Scouting.

- A formação será a aposta base da política desportiva.

- Ao treinador da equipa principal caberá a responsabilidade de definir a sua equipa técnica, mas a Administração indicará sempre um elemento a integrar a equipa como treinador adjunto.

- Desenvolver o Gabinete de Alto Rendimento e Treino Especifico, por ser determinante para o desempenho regular da equipa, sendo a mesma definida pelo departamento específico e com acompanhamento do treinador da equipa principal.

- Departamento médico definido pela Administração. O departamento médico do Sporting Clube de Portugal continuará a ser alvo de uma especial atenção visto ser, também, um elemento determinante para a conquista dos objetivos, onde a aptidão dos atletas tem uma importância preponderante.

- A equipa B é uma aposta para manter no triénio assumido, mantendo os objectivos da equipa na lógica de formação do atleta e de jovens talentos como última etapa do processo de formação. No fim do triénio estudar a possibilidade de clubes satélites ou equipa B.

- Estabelecer parceria estratégica duradoura com um clube na zona norte do país de modo a reforçar a presença então importante área geográfica.

- Continuar a fomentar parcerias com clubes da I e II Liga para empréstimos que visem a valorização dos jogadores.

- Manutenção da aposta no futebol feminino.

- Nos escalões de formação da Academia Sporting terão de continuar a existir, se possível reforçar, referências futebolísticas do Universo Sportinguista.

- Manutenção do Gabinete de Apoio aos Atletas e suas famílias

- Reforço do Gabinete de Psicologia e Apoio escolar, através de uma maior ligação à comunidade educativa, abrangendo de forma transversal todos os escalões e aprofundando a sua capacidade de intervenção

A palavras de Bruno de Carvalho, que deu conta da intenção de «emagrecer» o plantel do Sporting, reacenderam o interesse do Atlético Mineiro em Elias.
Os dirigentes do clube brasileiro já tinham manifestado interesse em Elias mas a contratação do médio saiu do horizonte do emblema Mineiro quando o presidente dos leões frisou que só admitiria negociar uma transferência definitiva por seis milhões de euros.
Valor acima das possibilidades do Atlético Mineiro que equacionava também a possibilidade de um empréstimo.
Agora, e estimulado pelas declarações do líder do Sporting, o ‘galo’ recupera o interesse em Elias e, segundo a ESPN, deverá nos próximos dias enviar um representante a Portugal para apresentar uma proposta oficial pelo jogador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...