12 janeiro 2017

"Excesso de endividamento do Benfica é preocupante". Águias...tranquilas; Candidatura de Bruno de Carvalho pede esclarecimentos a opositor

O responsável de comunicação da candidatura de Bruno de Carvalho, José Quintela, pediu ao opositor nas eleições de 4 de março, Pedro Madeira Rodrigues, para revelar quem, supostamente, está a coagir sportinguistas a integrarem a Comissão de Honra do atual presidente dos leões.
«O candidato Pedro Madeira Rodrigues fez hoje, em entrevista publicada no jornal A Bola e reiteradas na entrevista que concedeu á TSF, acusações gravíssimas sobre a nossa candidatura, em que afirmou que haveria alguém a ameaçar e coagir pessoas para integrarem a Comissão de Honra do Candidato Bruno de Carvalho.
Este tipo de comportamento, para além de não nos revermos nele e o rejeitarmos liminarmente, constitui uma prática criminosa. Como tal, o candidato Pedro Madeira Rodrigues têm a obrigação de denunciar quem foi, ou foram as pessoas coagidas, bem como, quem foi ou foram os autores da suposta coacção. Caso não o faça, o candidato Pedro Madeira Rodrigues está ele próprio a incorrer na prática de um crime de calúnia e/ou de difamação. Em todo o caso, seja quem for que tenha incorrido em tais práticas, terá que ser naturalmente responsabilizado pelas mesmas», afirmou a A Bola.
José Quintela vai mais longe no rol das acusações a Madeira Rodrigues:  «O candidato Pedro Madeira Rodrigues que tanto apregoa a elevação na campanha, tem aqui a oportunidade para o demonstrar, contrariando aquela que tem sido a prática corrente das suas intervenções públicas em que fomenta a discórdia, em vez de unir os Sportinguistas, como é sempre a preocupação de Bruno de Carvalho que colocou o Sporting no rumo certo.»

"Excesso de endividamento do Benfica é preocupante". O economista Camilo Lourenço considera que os números divulgados, esta quinta-feira, sobre o endividamento do Benfica, à data de 2015, são "preocupantes" e que devem ser encarados de forma séria pela administração do emblema da Luz, no sentido de reduzir um passivo de mais de 300 milhões de euros.
No final de 2015, a dívida dos encarnados, que ascendia a 336 milhões, só era superada pela do Manchester United, de acordo com os números hoje revelados pela UEFA. O relatório revela que, em 2015, o clube presidido por Luís Filipe Vieira possuía uma dívida 200 milhões abaixo do Manchester United, mas acima de clubes como o Inter de Milão, com 306 milhões ou o Valência, com 285.
"São números preocupantes para qualquer clube português, os mais expostos ao problema do endividamento. É uma preocupação grande para o Benfica e chama a atenção para a necessidade de a gestão do clube ter em atenção a necessidade de reduzir, de forma rápida, o excesso de endividamento que o clube tem", declara o comentador, em entrevista à RR.
Camilo Lourenço engloba ainda, os casos de Sporting e FC Porto numa análise mais global ao flagelo das contas negativas, no panorama português. Apesar de apontar o esforço do Benfica, por exemplo, para nivelar estes números, a realidade é que o economista é sensível, igualmente, à dificuldade de manter a competitividade dos plantéis e cortar na dívida.
"O esforço que o Benfica e outros clubes estão a fazer devia ser mais acentuado mas isso obriga-nos a perceber a competividade dos clubes. Se começarem a vender os passes dos jogadores, correm o risco de ficar sem equipa. Veja-se o que se passa com o Sporting e com o FC Porto, que não têm equipas à altura para os desafios das provas em que estão envolvidos. No caso do Benfica, isso tem sido uma excepção mas tem mais a ver com a gestão desportiva do clube. Se deveria haver vendas superiores para minimizar este problema? Sem dúvida. Mas contrabalançar isso com a competividade dos clubes não é fácil. O Benfica tem conseguido fazê-lo, Sporting e FC Porto não", explica.
Debruçando-se sobre o relatório da UEFA, Camilo Lourenço enaltece, como maior virtude do documento, a comparação entre dívida, activos e receitas. Aí sim, fica exposta a pressão a que clubes como o Benfica estão sujeitos.
"Dizer que o Benfica deve mais de 300 milhões não quer dizer nada. Quando começamos a pesar a dívida, face ao indicador das receitas, que é o que mais interessa, é que percebemos a pressão a que os clubes estão sujeitos. Não é só o Benfica, é o Sporting, é o FC Porto e os outros clubes europeus. Se olharmos para estas contas e virmos o que é a venda dos passes de jogadores, a grande preocupação dos clubes é evitar o agravamento do seu endividamento. Coisa que eu acho, em Portugal, no caso dos grandes, ainda não está no ponto ideal", completa.

Águias tranquilas. «O Benfica não está preocupado nem tem muitos comentários a fazer» sobre o relatório financeiro apresentado pela UEFA, em relação à época 2014/15, no qual surge como o segundo clube mais endividado, apenas atrás do Manchester United. 
Fonte dos encarnados sublinha ao jornal A Bola que a SAD «tem feito um trabalho profundo de redução de dívida nos últimos anos» e que a UEFA não considerou os valores das transferências para chegar ao rácio da dívida.
Por outro lado, as águias sublinham que «o facto de não ter havido necessidade de reconstrução da dívida, ao contrário de outros clubes, demonstra a solidez da recuperação financeira».

8 comentários:

  1. Muito bem, em vez de falar do Sporting, fizeram como o Vieira pediu e falaram de "outros clubes".
    Uma seriedade a toda a prova.
    De qualquer forma a UEFA está a ser manipulada pelo Sporting, esqueceu-se de contar os 200M recebidos no verão passado e os 150M pagos agora em janeiro pelo lindeloff/grimaldo/semedo.

    ResponderEliminar
  2. Este Camilo Lourenço, por acaso uma pessoa que eu conheço, não passa de um papagaio. Os seus conhecimentos sobre contabilidade e gestão deixam muito a desejar.

    ResponderEliminar
  3. Claro que não estão preocupados, em Portugal manipulam tudo e atiram areia para os olhos das pessoas com a imprensa já a trabalhar....fazem mais uma dívida semelhante à que fizeram no bes e está o passivo controlado...

    ResponderEliminar
  4. "o facto de não ter havido necessidade de reconstrução da dívida, ao contrário de outros clubes"
    Passam a vida a criticar o facto de, cito: "os bancos perdoaram dívida ao SCP" e afinal concordam q se tratou de uma reconstrução da dívida.
    Enfim, mais do mesmo, ou seja, criticam por criticar!

    ResponderEliminar
  5. O benfica ja enviou o caso para o departamento de bojardas.
    UEFA será processada e o que economista pedro guerra vai explicar que as vendas de 3 juvenis do benfica irão pagar a divida e ainda vai sobrar para uma Vieira Tower na rotunda do marquês.

    ResponderEliminar
  6. Pedir uma análise às contas lampiãs ao Camelo Lampião Lourenço é perder tempo...

    ResponderEliminar
  7. Clube dos vouchers, do regime e do colinho, as engenharias financeiras com milhões da treta, mais tarde ou mais cedo arrebentam!

    ResponderEliminar
  8. Neste momento são 11:37 e os galinhóides ainda não apareceram a dizer mal do Sporting...para defender o seu clubeco!

    Deve ser um recorde

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...