30 janeiro 2017

Agradece interesse mas rejeita o Benfica; João Benedito assume. “Quero muito ser presidente do Sporting”. Gestor quer eleições de 4 de março adiadas a bem de todos e sublinhou que a sua candidatura não é para agora, mas é inevitável. "As redes sociais são uma forma de proteger cobardes", diz ainda Bendito. Ex-atleta deixa elogios a Madeira Rodrigues

João Benedito, antiga glória do futsal Sportinguista, falou finalmente das eleições leoninas e sobre o convite que recebeu de Bruno de Carvalho, mas acabou por não aceitar.
O ex-guardião do Sporting explicou porque é que rejeitou o convite do atual líder do emblema verde e branco para fazer parte da direção.
"Dei uma ‘nega’ ao presidente Bruno de Carvalho? Nem pensar. Fico muito lisonjeado que me tenha enviado uma mensagem, mas não posso participar, nem pelo lado da atual direção, nem por outras candidaturas", afirmou o antigo guarda-redes do Sporting.
Apesar da ‘nega’, João Benedito confessou que quer um dia ser presidente do Sporting e explicou porque quer as eleições adiadas.
"Quero muito, porque acho... acho é pouco ambicioso. Creio que tenho muito a dar ao clube. Estive dentro de campo, sei o que se passa lá. O Sporting até agora teve dois presidentes [Salazar Carreira e Oliveira Duarte] que foram atletas, trabalhei no clube no departamento financeiro. Passei para o marketing, fiz contratos de publicidade, de patrocínio, vendi camarotes. Conheço tudo o que se passa na estrutura do Sporting. Posso ser presidente", garante Benedito e explica porque fala agora.
"Muitas pessoas têm-me considerado potencial candidato à presidência. Fico feliz por isso e por quererem saber a minha opinião. Estou sempre disponível para falar sobre o Sporting. Em relação ao meu avanço como candidato à presidência, não é a altura. Tinha esta temporada para não falar sobre assuntos e temáticas sensíveis para não dividir. Decidi falar agora porque vivemos um período desportivo atribulado. Foram feitos investimentos para se conquistarem títulos e andamos a apontar armas uns aos outros, preocupados com eleições, tendo por uma base algo que neste momento não traz paz: resultados desportivos. É preciso ver com mais abrangência. Este período pré-eleitoral prejudica claramente os objetivos desportivos e passei à convicção de que o presidente da Mesa da Assembleia Geral tem de ponderar adiar este ato eleitoral. Os estatutos preveem que o ato eleitoral se realize entre março e abril, mas o adiantamento não é explícito. Portanto, a equipa, os jogadores, os órgãos sociais, sócios e adeptos têm de estar em uníssono em prol dos objetivos do clube e o melhor é não haver este clima de guerrilha. Posteriormente às eleições, as feridas vão-se manter. Se as eleições são um problema, que passem para o final da época. Os jogadores e treinadores estão de férias, muitos deles fora do país; os dirigentes estão a pensar nesse ato eleitoral e os sócios e adeptos não estão toldados pelo momento atual. Foi por isto que quebrei o silêncio, para ajudar o Sporting a ter o rumo certo. Antes de 2011, as eleições eram marcadas para entre maio e junho, o que foi alterado estatutariamente. Mal estaríamos se as épocas desportivas fossem preparadas um ou dois meses antes. Temos treinador, os melhores jogadores têm contrato e há poucos ajustamentos a fazer. Nada nos impede, a não ser a vontade. Quem se preocupa com o Sporting quererá que o ato passe para mais à frente".
Benedito pede o adiamento das eleições e explica os seus motivos. "Temos, até às eleições, idas ao Moreirense, Estoril e FC Porto. No fim de semana das eleições, se acontece algo mau em casa contra o V. Guimarães, as pessoas vão estar toldadas pelo resultado e votam por revolta e não em consciência. É a minha convicção. Defendo as candidaturas porque vão ser avaliadas pelo momento desportivo e não pelo que fazem. Preocupa-me proteger as equipas. Em abril temos Braga e Benfica. Dentro do balneário, as pessoas são mais inteligentes. Muitos são da formação, são sportinguistas e preocupam-se com o futuro do clube."
No final, o ex-capitão dos leões deixou uma pequena nota sobre o candidato Pedro Madeira Rodrigues.
"Não o conheço profundamente. Madeira Rodrigues parece-me uma pessoa carregada de princípios, com ideias boas para o clube. Mas não tenho qualquer outra opinião a nível pessoal", destacou.
Pugnando por “um Sporting sem politiquices”, o ex-atleta leonino critica o lado perverso das redes sociais: “Fizeram-me uma página de candidatura no Facebook com mais de 20 mil seguidores. Nem sei de onde vem. As redes sociais são uma forma de proteger cobardes. Pode-se opinar, criar ondas de opinião e ter perfis falsos. O Sporting está muito além das redes sociais.”

Savic rejeita águias e acerta com Torino. O Torino venceu a corrida com o Benfica por Milinkovic-Savic e, segundo O Jogo, o guarda-redes do Lechia Gdansk realizará hoje exames médicos em Itália. Apesar de ter alimentado a esperança de representar os encarnados, tendo até recolhido informações com os compatriotas Zivkovic, Jovic e Saponjic, o internacional sub-21 sérvio, no fim, optou pela equipa onde considera que terá mais espaço para jogar.
“O Benfica estava muito interessado na minha contratação, fico lisonjeado pelo fato de um clube com a dimensão do Benfica desejar o meu futebol”, revelou Savic. “Quem sabe em outra oportunidade, é um grande clube”, completou, sem fechar as portas às águias no futuro.
Os tricampeões, recorde-se, tinham o direito de preferência sobre o guardião, em um acordo firmado em agosto de 2016. A vontade do jogador, no entanto, falou mais alto.
O Torino pagará 2,5 milhões de euros, além de um adicional por metas atingidas, para fechar com Savic, que só integrará o plantel do emblema de Turim a partir de junho. No futebol italiano, o guarda-redes revelado pelo FK Vojvodina e com rápida passagem pela formação do Manchester United ficará próximo do irmão mais velho Sergej Milinkovic-Savić, médio da Lázio.
“O Torino pagará mais pelo acordo, para o Lechia Gdansk e também para o próprio jogador. Os clubes têm conversado há meses. Fora isso, o Savic teve diversos outros motivos para escolher a Itália. Tem a presença do irmão, tem o treinador do Torino [o também sérvio Sinisa Mihajlovic] que o conhece muito bem...”, explicou o empresário e antigo avançado sérvio Mateja Kezman, ao diário.
Savic também queria garantias de que jogaria com frequência na Luz. O fato de a baliza do Benfica estar protegida por Ederson e Júlio César pesou contra na negociação do atleta de 19 anos, que é titular absoluto no Lechia.
“Savic é um dos três melhores jovens guarda-redes do futebol europeu. É um grande talento”, elogiou Kezman.

1 comentário:

  1. Boas,

    Votem na sondagem sobre o melhor médio-defensivo da Primeira Liga em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um bom trabalho

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...