08 novembro 2016

"Renato Sanches? Grande venda. Mas vejam para onde foi o dinheiro"

Em entrevista ao portal Desporto ao Minuto, Pippo Russo, jornalista italiano autor do livro "L'orgia del potere", aborda as consequências do "fenómeno Jorge Mendes" no futebol português.
O jornalista e sociólogo italiano explica o que o leva a concluir que as relações com o superagente muitas vezes acabam por ser mais nocivas do que benéficas, especialmente, no caso dos clubes portugueses

"Há a opinião geral de que Jorge Mendes ajuda os clubes a fazer boas vendas, mas temos de perceber para onde vai o dinheiro. Essa é a verdadeira questão. Por exemplo, o Sporting, sob a presidência de Bruno de Carvalho, descobriu que a relação com Jorge Mendes e com outros atores, como a Doyen Sports ou Pini Zahavi, não eram tão convenientes para o clube. O clube perde controlo sobre os seus jogadores. Perde soberania no que toca a decidir o seu próprio destino", começou por dizer antes de explicar a teoria.
"Em primeiro lugar, se os clubes não são donos da totalidade dos direitos económicos dos seus jogadores, parte do dinheiro das vendas não vai para o clube, vai para os agentes, para os fundos de investimento e para os outros atores que estão fora do futebol. No entanto, há outras situações em que o dinheiro não vai totalmente para o clube. Por exemplo, no último verão, o Benfica vendeu Renato Sanches ao Bayern Munique por 35 milhões de euros, podendo chegar aos 80 milhões com bónus. Tudo bem, grande venda. Mas, se depois o Benfica gasta 12 milhões de euros para comprar os restantes 50% de Raúl Jiménez, quando já tinha gasto dez milhões nos primeiros 50%, e gasta outros 16 milhões de euros para comprar Rafa... Estou a falar de dois jogadores controlados por Jorge Mendes. A soma da compra desses dois jogadores é superior ao dinheiro recebido com a venda de Renato Sanches. O resultado é negativo, onde está a conveniência para os clubes?", explicou deixando de seguida elogios a Bruno de Carvalho, a quem teve a oportunidade de entrevistar.
"O que Bruno de Carvalho me disse foi que, quando foi eleito, encontrou uma situação em que o clube quase não tinha controlo sobre os seus jogadores. Por isso, a decisão de mudar completamente a estratégia económica e das relações com superagentes, entre os quais Jorge Mendes, foi a natural consequência da mudança de política do próprio clube. Na minha opinião, foi a escolha certa. Sonho com o dia em que o futebol internacional seja livre da presença desses atores, como Jorge Mendes, Mino Raiola, Pini Zahavi ou Doyen. Não sei se é uma utopia, talvez seja. Mas, quando vejo um clube a decidir cortar relações com Jorge Mendes, ou outro ator como ele, fico realmente feliz", concluiu.

12 comentários:

  1. Mais um tanso invejoso...a ir na 'cantiga' do Kim Jong-Brun, que não lhe contou como 'usa' o dinheiro escuro dos escuros, muito dele sacado ao BES !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso está escrito no RC prra onde foi o dinheiro. 3,5 milhões foi em comissões...que por acaso até é 10% de 35... fdx. Há coisas que n lembram a ng...só pode ser falcatrua...então as comissões vão ser logo 10% rendodinhos...não, alguma coisa está mal. Hahaha.
      Só o xpoten é que é um bicho raro...n precisam de intermediação pra nada...e vendem mt caro...sim sim...
      Oh que este italiano n sabe é que o xpoten, abaixo do Saara, é conhecido como lavandaria do Lumiar...claro que isso n tem efeitos nocivos...claro que não...
      Meia dúzia de patacos, hj em dia, compra um gajo em qq canto só mundo. Este italiano é só mais um...

      Eliminar
    2. e onde é que está escrito no RC que os 35 milhões foram em dinheiro vivo como o presidente afirmou em entrevista televisiva?

      Eliminar
    3. Lampiões burros e vazios como o buraco de onde saíram!

      Eliminar
    4. A sede de dizer patetices é tanta que nem lê o texto e, se o lê, não o percebe.

      Eliminar
  2. Anódino Anónimo, não percas tempo aqui e escreve mas é um livro pá ...

    ResponderEliminar
  3. Afinal os 100 m foram só 50...
    Os 6 milhões nunca foram verdade...
    As verdades incomodam quando se sabem

    ResponderEliminar
  4. O renato é a esperança de todos os trolhas deste mundo, mostrou que com vouchers suficientes, saber passar ou receber uma bola em condições é opcional, o importante é ter "intensidade" e uma CS bem paga para fazer de um cepo a estrela da lampionagem.

    Os 35M a pronto já vão em 20M com 5M para comissões, mais uns meses , depois do bayern o emprestar á segunda divisão alemã, ninguém se lembra por quanto foi realmente vendido e podem "aldrabar" mais essas contas.

    ResponderEliminar
  5. e o Benfica é tricampeão, e o Benfica é tricampeão Allez!!!
    Esse jornalista também devia escrever um artigo a constatar o facto de o tal Bruno De Carvalho ser presidente do clube do Lumiar à 3 anos e durante esses mesmos três anos o Benfica foi tricampeão!!!

    ResponderEliminar
  6. A dor da paulinhada é imensa. Como é lindo ve-los com o rabinho tão dorido ahahah.

    ResponderEliminar
  7. otario e mentiroso que mistura coisas que fala sem saber, R Sanches não foi vendido por Mendes e o Rafa Também não Mendes nada teve com estes negócios.

    ResponderEliminar
  8. Se o rafa ou outro jogador qq a o Benfica quisesse mas a fosse de outro empresário vinha de borla? ......

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...