24 novembro 2016

"Postura de Vieira? Surpreendeu-me pela negativa"; Árbitros descontentes. Saiba o motivo

Um dos momentos mais "quentes" da Primeira Liga desta temporada aconteceu aquando do empate caseiro cedido pelo tricampeão Benfica diante do Vitória de Setúbal (1-1), à segunda jornada.
No final da partida, o presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, confrontou João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem e ainda o próprio Luciano Gonçalves, na tribuna presidencial da Luz, relativamente à nomeação do portuense Manuel Oliveira para o desafio. As críticas redundaram num castigo de 60 dias ao líder das águias, num momento que o presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) rotula de "menos bom".
"[Postura de Luís Filipe Vieira] Surpreendeu-me pela negativa. Quero acreditar que tenha sido um dia menos bom do presidente do Benfica e que este castigo seja dissuasor de outras situações que possam vir a acontecer", diz o líder dos árbitros, em entrevista à Renascença.
Os encarnados recorreram do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação.

Árbitros descontentes. Os árbitros estão descontentes com o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em causa uma decisão tomada pela secção profissional do organismo presidido por José Fontelas Gomes relativamente à correcção das avaliações feitas pelos observadores e que está a provocar incómodo entre os juízes.
Árbitros contactados pela Renascença confirmam que têm vindo a receber indicações da parte da referida secção do CA da FPF sobre notas que terão sido alteradas - para mais ou para menos - com recurso a imagens televisivas de jogos dos campeonatos profissionais do futebol português.
Ora, tal situação poderá estar a revestir-se de ilegalidade. E isto porque essa competência cabe à secção de classificações. O Regulamento de Arbitragem estipula, claramente, no artigo 12º, que cabe a esta mesma secção de classificações "propor as normas de classificação dos árbitros, árbitros assistentes especialistas e observadores", bem como "a gestão e administração da Comissão de Apoio e Validação" - secção encarregue da "avaliação baseada em vídeo".
Nesse sentido, os árbitros consideram que há uma sobreposição ilegal da secção profissional - que assume a pasta das nomeações - face à secção de classificações, lamentando a mesma e revelando enfado pela correcção das avaliações.
A RR avança ainda que o desconforto de vários árbitros é igualmente partilhado pelos observadores. Tudo porque, caso as notas que atribuem às equipas de arbitragem sejam alteradas, também os observadores são penalizados nas respectivas avaliações de que são alvo ao longo de toda a época.
O presidente da Associação Portuguesa de Àrbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, considera que o que está em causa é apenas o "critério" seguido pelo CA da FPF. Tudo o resto acaba por ser mitigado.
"Se todos os árbitros forem avaliados da mesma forma, estou completamente de acordo", frisa o dirigente, eleito para o cargo há seis meses.
"Acredito que o objectivo do CA seja esse. Se ainda não estiver a acontecer, na totalidade, irá ser assim até ao final do ano", completa.

4 comentários:

  1. Como é possível estas comissões irem aos estádios e suites presidenciais? Devia ser totalmente proibido. Como é que podem ficar isentos, se depois ficam sujeitos a pressões como a do LFV?? Assim é impossível trazer alguma idoneidade ao conselho...
    O problema é que já não se esconde os favoritismos e depois as cedências a pressões e lá se consegue o que se quer, só não vê quem não quer...

    ResponderEliminar
  2. desculpa lá José mas se tu recebesses uns vouchers para ir jantar com a família à borlix ao Museu da Cerveja até ao colo do vieira te sentavas;) ah esquece, ninguém se corrompe por jantares, só se corrompem se fosse outro tipo de comida.

    e desculpa lá outra vez mas sabendo Portugal inteiro que o estadista vieira é um gentleman era óbvio que ninguém seria sujeito a pressões estivesse onde estivesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um fala por si.
      Não me conheces de lado nenhum para afirmares coisas do arco da velha assim como não te conheço de lado nenhum para dizer que fazias isto ou aquilo só porque estou a dizer ou porque sim. O que dizes não passa de treta e atirar areia.
      Qualquer cidadão comum com princípios não aceita nada sem ver o outro lado da moeda, mas é normal que não me importaria que me paguem um jantar se assim o quisessem, quem não aceitaria?
      Mas não estamos a falar da pessoa comum, estamos a falar de pessoas com cargos influentes e que não podem se por a jeito a estas situações. Têm-se de saber traçar a linha a qual não ultrapassar e estabelecer limites, se é que me entendes...
      Por haver pessoas como tu que acham bem, é que o caso dos vouchers e outros existem...pois de colinho tu pareces gostar, não é!!??
      Pura treta e hipocrisia...

      Eliminar
  3. Criticou o João "PODE SER" Ferreira?! Como os tempos mudam!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...