22 novembro 2016

O vício do novo reforço do Benfica e o clube que deseja jogar na Europa. "Vai dar certo", dizem no Brasil

Com a aquisição de Marcelo Hermes, que deverá rubricar contrato válido por cinco temporadas e meia (até 2022) a troco de um salário mensal a rondar os 32 mil euros, o Benfica garante já em janeiro, sem custos – o brasileiro termina vínculo com o Grémio no final do próximo mês de dezembro –, um lateral-esquerdo especialista na marcação de bolas paradas, a exemplo de... Grimaldo. Segundo O Jogo, o defesa de 21 anos é verdadeiramente viciado neste tipo de lances, razão pela qual após cada treino fica sempre pelo menos 40 minutos no relvado a afinar a pontaria na cobrança de livres. E, segundo explica Rui Costa, antigo diretor executivo do emblema gaúcho, os treinos têm dado resultado, sendo Hermes já reconhecido nessa especialidade. Além disso, o ex-dirigente destaca as características atléticas da futura águia. “Tem força física, uma velocidade impressionante e cobra livres diretos com muita qualidade”, explica Rui Costa, sobre o futebolista que já se comprometeu com o Benfica.
Tendo trabalhado no conjunto de Porto Alegre durante quatro anos (entre 2012 e maio de 2016), Rui Costa recorda a promoção de Hermes à equipa principal – depois de ter realizado alguns jogos pelos sub-20, estreou-se pela primeira equipa aos 20 anos, a 31 de janeiro de 2015, na vitória por 3-0 sobre o União Frederiquense, no campeonato gaúcho, então com Luiz Felipe Scolari como treinador, tendo sido depois também aposta do sucessor de Felipão, Roger Machado. “É um lateral com muito potencial. Participei no processo de transição dele em 2015, quando deixou as camadas jovens e subiu para o plantel principal. Conversei com o treinador [Roger Machado] e vimos que o Hermes tinha requisitos de grande jogador”, revela.
O lateral-esquerdo começou a impressionar desde o momento em que foi lançado – o Twente apresentou uma proposta em 2015, mas os valores foram considerados baixos –, tendo visto o seu salário disparar numa primeira fase dos 2500 euros mensais para os sete mil. Porém, esse aumento não se viu refletido no término do vínculo, que se manteve a 31 de dezembro deste ano, razão pela qual clube e jogador voltaram, esta temporada, à mesa de negociações com vista a novo acerto contratual. Os responsáveis do Grémio, com Alberto Guerra, diretor de futebol – que entretanto até já deixou o clube– a chefiar o processo, ofereceram cerca de 11 mil euros, enquanto o lateral não baixou as suas pretensões 30 mil. Nenhuma das partes mostrou abertura para facilitar e chegar a acordo, com as posições a extremarem-se até à rutura. O Grémio estabeleceu o dia 13 de julho como prazo final para acertar a renovação, porém, o jogador recusou a proposta e foi afastado das contas –apesar de o próprio plantel ter pedido para que tal não sucedesse –, acabando por ser relegado para o chamado grupo de transição (inclui jovens jogadores em ascensão e outros futebolistas que não fazem parte dos planos do clube).
Conhecedor profundo das qualidades e personalidade de Hermes, Rui Costa, que saiu do clube semanas antes do impasse na renovação, garante que, apesar de “um pouco tímido”, o defesa “é um excelente profissional”.
Confiante no êxito de Hermes, Rui Costa aponta outra qualidade importante para que tal suceda. “Tenho a certeza absoluta de que o Hermes vai dar certo em Portugal. Ele tem uma característica de que os europeus gostam muito: um grande poder de recuperação. Por ser muito veloz, consegue sair atrás, recuperar e chegar na frente”, sublinha, visão partilhada também por Roger Machado, técnico que lançou o lateral no Brasileirão e que comandou o Grémio entre maio de 2015 e setembro de 2016, quando pediu demissão. “Não tenho dúvida de que o Marcelo Hermes vai permanecer na Europa por um longo período. É um jogador inteligente e com grande capacidade de adaptação. Além disso, tem boa leitura de jogo e é disciplinado taticamente”, descreve, classificando o compatriota como um “jogador com equilíbrio entre as ações ofensivas e defensivas”. “É muito bom nos duelos e tem qualidade no cruzamento”, acrescenta, sobre um atleta que, mesmo afastado, chegou a suscitar abordagem de emblema alemão, declinada pelo Grémio.

Sonha com o Bayern. Natural de Sarandi, no estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Hermes assumiu várias vezes a sua paixão pelo Grémio, clube do qual diz ser adepto. Porém, o lateral-esquerdo, de 1,77 metros, confessou já também o sonho de se mudar para a Europa, apontando o Bayern Munique como o clube preferido a representar no Velho Continente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...